Aplicações de layout de questionário na plataforma MindMiners

Aprenda como realizar o passo a passo e a importância de criar layouts personalizados para seus questionários de pesquisa


clock
3 min
Aplicações de layout de questionário na plataforma MindMiners

A elaboração de um questionário de pesquisa é muito importante. No entanto, além de pensar em sua construção técnica (quais perguntas vão responder seus problemas de marketing e auxiliá-lo na competitividade de seus produtos, qual metodologia seguir, como encontrar a amostra certa e enviar pesquisas efetivas), o layout de questionário é também muito importante. Afinal, ele é a primeira impressão que seu respondente terá sobre sua empresa.

Neste artigo vamos aprender juntos como editar o layout de um questionário em nossa plataforma de pesquisa automatizada, a Miners Compass.

A possibilidade de modificar o layout – organização e a escolha de cores nos elementos visuais de seu questionário – permite que seus respondentes reconheçam qual empresa está realizando a pesquisa e oferece também uma melhor experiência se considerarmos questões exclusivamente visuais. Um exemplo seria um questionário elaborado pela Coca-Cola, no qual poderiam ser utilizadas as cores vermelho e branco, remetendo diretamente à marca.

Reforçamos que a mudança do layout não é algo obrigatória. Então, não se preocupe. A plataforma Miners Compass já oferece um layout de questionário padrão, clean e pronto para uso.

Como aplicar um layout de questionário personalizado?

Na plataforma de pesquisa automatizada MindMiners, os usuários dos planos Free e Basic podem realizar a personalização da fonte do texto e cores de fundo ou ícones. Já os usuários do plano Professional ou Enterprise podem, além das personalizações anteriores, remover o rodapé do questionário e incluir o logo ou conceito de sua marca. Acompanhe o passo a passo a seguir. Ele considerou um usuário do plano Professional:

1. Acessar a plataforma em nosso site, no canto superior direito da tela – “Acesse sua conta”.

2. Selecionar qual questionário deseja alterar o layout, podendo ser um certificado ou um questionário elaborado do zero.

3. Clique na parte superior da tela em “EDITOR DO QUESTIONÁRIO”.

4. Em seguida, clique em “Layout”, ícone destacado por um pincel:

Na barra lateral esquerda de sua tela, é possível visualizar o layout de questionário atual. Você poderá salvar o layout de um questionário para uso em diferentes projetos de pesquisa. Basta selecionar, dentro de “LAYOUT ATUAL”, a opção “Criar novo”.

Por exemplo: uma agência de publicidade que utiliza a plataforma pode criar e salvar diferentes layouts por clientes atendidos, garantindo que todas as diferentes pesquisas realizadas não sejam iguais.

6. Para incluir uma logomarca simplesmente arraste ou clique em “carregar” no box destacado abaixo:

A inclusão de um logo no layout de questionário é muito importante para que os respondentes saibam qual marca ou empresa está realizando a pesquisa.

7. Já para alterar as cores de fundo do seu questionário:

a – No campo “FUNDO” é possível escolher manualmente a cor do fundo de seu questionário ou usar o código HEX – uma série de 6 números

b – Para escolher a cor do fundo, clique com o mouse na tonalidade desejada ou escreva o código:

c – Clique em “Aplicar” e automaticamente a cor selecionada será disponibilizada do lado direito de sua tela, no campo de exemplo.

8 . A próxima etapa é modificar a fonte, cor do texto e botões:

a  – Selecione, dentre todas as fontes disponíveis, qual o seu cliente ou empresa utilizam como padrão. Essa prática permite alinhar todos os materiais e comunicações da marca.

b – Modifique a cor da fonte para não ficar desconexa da cor de fundo.

c – O último campo é de “Navegação e Ativação”, que modificará as cores dos botões, número da questão e contorno do botão “Avançar”.

Por exemplo, um fundo laranja com fonte e botões de cor amarela, pode não ser a melhor opção de leitura e visibilidade para seus respondentes.

Uma dica é utilizar cores claras e escuras, garantindo contraste e melhorando a leitura.

Existem diversas teorias sobre o uso e combinação de cores. Basta uma pesquisa simples sobre Psicologia das Cores no Google para se inspirar. Esse aprendizado pode ser utilizado não somente na elaboração de layout de questionários, mas também em apresentações, papers e infográficos. Gostou? Separamos um vídeo muito interessantes sobre o assunto:  

9. Por último, clique em “salvar e aplicar” na parte inferior da tela. A próxima etapa em nossa plataforma seria criar o questionário e analisar seus resultados.

Antes de terminarmos, seguem alguns exemplos diferentes de layout de questionário como um insight para suas próximas pesquisas.

Importante pontuar que não é necessário incluir o logo de sua marca ou mesmo suas cores padrões em todos os questionários. O uso deverá variar de acordo com sua necessidade. Inclusive, é bastante comum casos em que a empresa que está realizando a pesquisa deseja se manter anônima, até mesmo para não induzir respondentes. Já num questionário de satisfação, que vai para a sua base de clientes, essa personalização fará toda a diferença e ampliará o índice de resposta da sua pesquisa.

Outras funcionalidades para melhorar seu questionário

Além da edição do layout que aprendemos juntos, a plataforma Miners Compass permite a inclusão de imagens, vídeos e gifs em suas perguntas e respostas. Quer saber mais como utilizar a plataforma de pesquisa automatizada? Acesse nossos tutoriais.


Início