Por que investir em uma área de Insights?

Uma área de Insights pode ajudar a obter dados com a agilidade e a autonomia que você precisa. Veja como isso ajudará as suas estratégias.


clock
4 min
Por que investir em uma área de Insights?

Você já sabe do quanto é importante trabalhar com dados no dia a dia, até contrata pesquisas de forma esporádica, mas ainda não sabe como fazer disso uma estratégia recorrente na empresa?

Que tal investir em uma área que realiza, de forma autônoma e automatizada, as próprias pesquisas de mercado para obter insights da sua audiência na hora que precisar?

E se você acredita que isso só é possível para profissionais experts em pesquisa, a boa notícia é que esse é um mito; é possível extrair insights de maneira estratégica mesmo não sendo especialista no assunto, e tomar decisões cada vez mais data-driven e baseadas em customer centric.

Neste artigo, vamos explorar as razões pelas quais as empresas devem investir em uma área de Insights (ou Consumer Market Insights), como essa área pode ajudar a empresa a crescer, e as diferentes técnicas e métodos utilizados para coletar e analisar dados de mercado. Acompanhe!

O que são Insights de pesquisa de mercado?

Insights de pesquisa de mercado são informações valiosas e detalhadas sobre um mercado, os consumidores e as tendências que podem ser obtidas por meio de estudos de mercado e análises de dados.

Ao analisar essas informações, as áreas são munidas de insights, ideias que podem ajudar as empresas a tomar decisões estratégias de negócios, a planejar o desenvolvimento de produtos, nas ações de marketing e muito mais.

Por que investir em uma área de Insights de pesquisa de mercado?

Investir em uma área de Insights de pesquisa de mercado pode ser um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer, pois como você já sabe, todas as decisões que ela toma precisam ser baseadas em dados.

Guiar-se por dados auxilia em escolhas mais certeiras para o negócio e minimiza as chances de erros e perdas de budget.

Portanto, existem muitas razões pelas quais as empresas devem investir em uma área de dados e se tornar uma verdadeira fornecedora de insights para toda a companhia. Aqui listamos algumas das principais:

1. Identificar gaps de mercado e oportunidades de crescimento

Ao obter insights sobre o mercado e os consumidores, as empresas conseguem identificar lacunas e olhar primeiro para onde outras ainda não estão olhando. Dessa forma, é possível visualizar novas oportunidades de crescimento ou expansão e desenvolver estratégias para sair na frente.

Isso pode incluir o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, a expansão para outros nichos ou auxiliar na criação de campanhas de marketing mais eficientes.

um homem e uma mulher próximos experimentando bebidas e olhando para as embalagens
Photo by: No Revisions

2. Conhecer melhor os clientes e se aproximar de targets

Ao coletar dados sobre sua audiência e targets que deseja alcançar, as empresas conseguem entender de forma mais aprofundada quais são as necessidades e os desejos dessas pessoas e que não estão à vista em um primeiro momento.

Isso ajuda a planejar ações cada vez mais data-driven, pois ter dados é uma coisa, utilizá-los de maneira estratégica e no tempo certo, é outra. Porém, esse processo se torna muito mais ágil, otimizado e efetivo quando você tem autonomia para realizar o que deseja no timing que precisa.

3. Acompanhar as tendências do mercado

Ao realizar pesquisas de mercado e análises de dados regularmente, as marcas podem acompanhar as tendências do mercado e as mudanças no comportamento dos consumidores.

Isso pode ajudar a empresa a se preparar para o futuro, a se adaptar rapidamente às mudanças e a manter-se à frente da concorrência.

4. Melhorar a experiência do cliente

A pesquisa de mercado também ajuda a melhorar a experiência do cliente e, com isso, evitar perdas na carteira e o temido churn, que impacta todo o lucro da organização.

Ao coletar dados sobre a satisfação do cliente, é possível identificar áreas de melhoria em seus produtos e serviços, e entender as queixas e necessidades que ainda não estão sendo atendidas.

Leia mais: Descubra como o churn influencia a receita e como evitá-lo.

Isso pode levar a mudanças no design dos produtos, melhorias no atendimento ao cliente e até mesmo implementar novos produtos e serviços que atendam às necessidades apontadas nas pesquisas.

Quais são as formas e métodos de realizar pesquisas de mercado?

Quando falamos em pesquisa de mercado, existem diversas técnicas e métodos que as empresas podem utilizar para obter insights valiosos sobre o segmento e os consumidores. Acompanhe algumas formas de aplicação na sua empresa:

Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa envolve a coleta e análise de dados não numéricos, como entrevistas em profundidade, grupos focais e observação. Ela busca entender motivações e interesses, de modo em que não é possível quantificar as respostas e sim, apurar aspectos mais subjetivos.

Temos um artigo no qual explicamos a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa. Entenda melhor aqui.

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa envolve a coleta e análise de dados numéricos e estatísticos. Isso pode incluir pesquisas por telefone, pesquisas online, questionários, entre outros métodos de coleta de números.

Esse é um método utilizado na MindMiners e, para oferecer total autonomia na realização de pesquisas, oferecemos metodologias prontas para uso, que fornecem insights em tempo real de consumidores por todo o Brasil.

Por isso, se você precisa ter agilidade e autonomia para realizar suas pesquisas, a plataforma da MindMiners conta com vários tipos diferentes de pesquisas quantitativas para cada momento do seu negócio.

Além dos questionários prontos, oferecemos a Central de Ajuda com artigos específicos para axiliar em suas dúvidas durante a montagem de um questionário.

Investir em uma área de insights de pesquisa de mercado pode ser o que a sua empresa precisa para reduzir riscos das tomadas de decisão e alavancar o negócio. E se você ainda tem dúvidas de que qualquer profissional pode colocar pesquisas em campo com nossas metodologias DIY (Do It Yourself) faça um teste agora mesmo!

banner-trial

(foto de capa: Riccardo Annandale)


Início