Insights do mercado de biscoitos salgados

Neste artigo você terá acesso a alguns dos principais dados de um monitoramento sobre a categoria de biscoitos salgados no Brasil


clock
3 min
Insights do mercado de biscoitos salgados

A categoria de biscoitos salgados e torradas está sempre se reinventando e os comportamentos dos consumidores em constante mudança. Conhecer quem são seus concorrentes, os consumidores dos principais players do mercado e estimular uma visão data oriented na sua empresa, ou seja, tomar decisões com base em dados, são alguns dos passos mais importantes para sair na frente da concorrência.

Queremos trazer alguns insights e respostas para perguntas como:

Quem são os principais players da categoria de biscoitos salgados na visão do consumidor? Quais são as marcas mais consumidas pelos jovens de 18 a 24 anos? E quando pensamos na região norte do país, existe uma preferência de biscoito salgado? Neste artigo vamos apresentar alguns dos principais destaques e tendências do mercado de biscoitos salgados.

Os dados presentes neste artigo, são provenientes do monitoramento da MindMiners, o qual aconteceu entre os meses de novembro/2019 e abril/2020, contando com uma amostra de mais de 10 mil respondentes presentes no MeSeems, o painel proprietário da MindMiners.

Tendências e dados do mercado de bolachas salgadas

O local preferido dos brasileiros para compra de bolachas salgadas é o supermercado / hipermercado. O que mais influenciou a compra e escolha das marcas na categoria é o sabor, seguido do preço e depois os ingredientes presentes na bolacha. A recomendação de amigos e/ou conhecidos, como o marketing boca a boca, é o fator com menor impacto na decisão de compra.

Conheça a metodologia da pesquisa de Teste de Conceito, com um exemplo prático sobre Snack Saudável.

Insights por marcas de bolachas e torradas salgadas

De maneira espontânea a marca mais lembrada na categoria de biscoitos salgados foi a marca mãe Bauducco (detentora da Levissimo e outras), mas quando se é apresentada uma lista de marcas e questionado quais dessa lista você conhece, a marca mais conhecida no Brasil foi a Club Social, sendo também, a marca mais consumida pelos brasileiros. Quando analisamos por dados regionais, por exemplo, na região nordeste Club Social é a mais conhecida, mas a Vitarella é a mais consumida.

Você sabe o que faz a Adria, a eQlibri, Piraquê ou Nesfit serem as bolachas preferidas de alguns dos consumidores? No monitoramento é possível analisar frases que os consumidores de cada marca declararam sobre o motivo da preferência. A bolacha Bon Gouter é a preferida de consumidores pelo seu sabor, mas as respostas abertas trazem mais insights, vejam duas respostas:

Mais gostosa, a embalagem em caixa e os biscoitos em pacote dentro deixa menos propenso a alterações de sabor e crocancia
eu comia esse biscoito na minha infância e como até hoje. os sabores de queijo são os melhores!

Então não somente o sabor faz essa marca ser preferida de alguns consumidores, mas sua embalagem e lembrança afetiva. Esses são alguns dos insights que podemos começar a entender da categoria de biscoitos salgados, assim a sua empresa começa a ser mais assertiva na tomada de decisão.

Quer saber quais outros comportamentos regionais podemos encontrar na categoria de bolachas salgadas?

Conheça o Destaques MindMiners nosso termômetro de diversas categorias de mercado. Os dashboards estão disponíveis gratuitamente em nosso site, você pode acessar clicando aqui. Tenha acesso a dados de quais fatores mais influenciam a compra por marca, entre uma lista de 20 marcas de bolachas salgadas. Realize filtros demográficos para analisar o funil de consumo da categoria, com dados de faixa etária, região, gênero e classe social.

Acesse agora mesmo o Destaques MindMiners!
Descubra o que importa para os consumidores na hora de escolher uma marca


Início