Miners Monitor: Estudo comparativo entre marcas

Por que se perde um cliente? E o que leva um cliente a indicar um produto ou serviço? Essas são dúvidas comuns para tomadores de decisão das mais diversas empresas, independentemente de porte ou segmento de atuação.

Em um mercado tão competitivo, não existe mais espaço para achismos. Saber o que o seu cliente pensa ou sobre a experiência que teve tornou-se uma condição básica para sobreviver no mundo dos negócios. E isso vai muito além de perguntar se ele está satisfeito ou não.

Uma pesquisa de satisfação cumpre o importante papel de traçar um diagnóstico da sua empresa, mas, sozinha, não te permite comparar os seus resultados com os da concorrência, por exemplo. A consequência? Sem parâmetros do mercado, fica difícil julgar o que é uma nota boa e o que uma nota ruim.

Miners Monitor: comparativo de performance de marca em um segmento de mercado

Com isso em mente, a MindMiners realizou diversas pesquisas junto ao nosso painel proprietário, o MeSeems, ao longo do ano passado para investigar a performance das principais empresas de diversos segmentos. Para esse lançamento, o segmento escolhido foi o de banco – de varejo, para ser mais específico.

As pesquisas foram realizadas com uma amostra de 800 respondentes, entre 18 a 70 anos, das classes ABC, e de todas as regiões do país, durante o 3º e 4º trimestres de 2017. Os resultados foram compilados no Miners Monitor, o novo modelo de estudo comparativo de performance das marcas da MindMiners.

Para construir esse modelo, a MindMiners utilizou metodologias comumente adotadas no setor de pesquisa, em nível global, para avaliar e comparar a satisfação dos clientes e o desempenho das principais marcas do segmento de bancos de varejo.

O relatório apresenta rankings comparativos do setor de banco de varejo de acordo com as seguintes áreas de avaliação:

  1. NPS®: o Net Promoter Score mede a satisfação e lealdade dos clientes com as empresas. Sua ampla utilização se deve a simplicidade, flexibilidade e confiabilidade da metodologia.
  2. Índice de satisfação (CSAT): o índice de satisfação (Customer Satisfaction Score – CSAT) é uma das metodologias de pesquisa de satisfação mais usadas e avalia a experiência com uma empresa/marca numa escala linear.
  3. Funil de consumo: avalia a eficiência de uma marca em estimular a experimentação e o consumo recorrente de seus produtos. Indica o percentual de consumidores que conhecem uma marca, que consideram seu consumo, que já a consumiram, que a consumiram no último mês e aqueles que mais a consomem.

Ficou curioso para ver quem saiu na frente?

Baixe agora nosso estudo comparativo de performance da indústria de banco de varejo e descubra como a sua marca se compara aos principais concorrentes do setor.

Por que comparar seu desempenho com a concorrência?

Muitos dos clientes da MindMiners que utilizam nossos questionários de satisfação do cliente questionam o que pode ser considerado como uma boa nota. Pensando nisso, a MindMiners vêm monitorando e coletando dados sobre o NPS e o índice de satisfação do cliente em diversas indústrias. Com essas informações, conseguimos informar a média do NPS e do índice de satisfação do cliente dentro de cada setor do mercado: afinal, esses índices são diferentes em cada indústria – não adianta comparar, por exemplo, a média NPS da indústria de e-commerce e de bancos de varejo.

Cada indústria é diferente, assim como a média de satisfação do cliente das principais empresas. Mas, para que comparar o seu NPS com seus concorrentes?
Se a sua empresa está com uma média de satisfação de cliente maior do que a da concorrência, você agora tem dados confiáveis de que a sua estratégia de negócios está funcionando. Assim, você consegue, por exemplo, priorizar projetos similares e continuar crescendo dentro do seu mercado.

Entretanto, caso você descubra que a sua empresa está enfrentando dificuldades para aproximar-se da média de satisfação da indústria, você pode usar essa informação para rever as suas estratégias de negócio, reavaliar seus esforços de marketing e vendas ou investigar, através de outras pesquisas, possíveis pontos de melhoria.

Dessa forma, a comparação dos índices satisfação do seu cliente e do desempenho da sua marca com seus concorrentes diretos oferece a oportunidade para você fortalecer os seus pontos fortes e aprimorar os seus pontos de melhoria. Com isso, você aumenta a satisfação dos seus clientes e, como consequência, amplia também as chances dos seus clientes recomendarem você para outras empresas. Por fim, este conhecimento oferece a direção que sua empresa precisa para permanecer competitiva e ganhar o coração do seu consumidor.

Esse é só o começo!

O Miners Monitor do segmento de banco de varejo é o primeiro estudo comparativo de performance por indústria realizado pelo MindMiners. Nas próximas semanas, iremos divulgar os estudos comparativos de diversas outras categorias do mercado – por isso, fique de olho para acompanhar as marcas mais bem avaliadas pelos consumidores.

Que tal poder ler um Monitor do seu segmento?
Basta responder a pergunta abaixo, indicando a área de atuação da sua empresa. Vamos nos organizar para incluir todas as sugestões em nosso planejamento.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações