ESG: entenda o valor dessa sigla para a sua marca!

Como os consumidores enxergam os pilares de ESG em relação às marcas? Esse é um termo amplamente conhecido pela sociedade? Identificamos isso e muito mais no estudo feito em parceria com o Google sobre esse assunto. Confira!


clock
3 min
ESG: entenda o valor dessa sigla para a sua marca!

Meio ambiente, social e governança, ou, do Inglês: Environmental, Social e Governance (ESG). São estes os temas representados pela sigla que vem ganhando destaque globalmente nos últimos anos, principalmente com a chegada da pandemia de covid-19, cujos impactos econômicos e sociais foram imensos em todo o mundo.

ESG é um conjunto de ações praticadas pelas empresas que envolvem estas três frentes de forma integrada. O objetivo é tornar o mundo melhor, mas tendo também um olhar para o mundo corporativo, em uma visão sustentável em 360°.

Empresas com boa reputação tendem a ser mais bem-vistas pelos consumidores, e não é por menos, já que hoje as pessoas estão cada vez mais preocupadas com as questões socioambientais, éticas e sociais.

Foi com isso em mente que o Google procurou a MindMiners, para que fosse construído, em parceria com o Sistema B, um estudo com o intuito de compreender o universo, a percepção da população brasileira sobre os temas que compõem a sigla ESG, as expectativas e a atuação das marcas.

Para essa entrega, ouvimos 3.000 pessoas em nossa plataforma de human analytics e que integram o nosso painel de respondentes: o MeSeems.

A amostra teve leitura nacional, com pessoas a partir de 18 anos, contemplando todos os gêneros e classes sociais. Os campos de coleta foram realizados entre os dias 12 e 14 de abril de 2022.

Topa entrar nessa jornada com a gente? Vem conferir os dados!

A maioria das pessoas não sabe o que significa ESG

De dois anos para cá, o interesse por ESG aumentou exponencialmente. Mas essa discussão não é recente: a sigla foi introduzida há quase duas décadas no mercado.

Apesar do avanço dos últimos tempos, apenas 21% das pessoas já ouviram falar sobre o termo. Tendo em vista este cenário, as empresas precisam ter cuidado ao comunicar suas ações.

A sigla pode até ser conhecida no mundo corporativo, mas não entre a população. Por isso, toda e qualquer divulgação precisa ser clara e objetiva: o que as marcas têm feito pelo meio ambiente e para a sociedade?

Marcas, é a hora de ganhar protagonismo

De cada cinco pessoas, quatro consideram importante a atuação de empresas e marcas em ações relacionadas ao meio ambiente, às questões sociais e de governança.

Entretanto, a pesquisa revelou que poucas pessoas associam as marcas ao assunto. Por isso, é importante nesse momento que as empresas se posicionem e ganhem terreno, visto que há bastante espaço para se desenvolverem.

Mas como? Essa é uma questão que também buscamos responder em nosso estudo!

A responsabilidade é de todos!

Não é apenas das marcas. A pesquisa mostra o peso atribuído pelas pessoas para cada um dos atores sociais: pessoas, governos, marcas, mídia e ONGs. Confira o resultado:

Texto, Carta

Descrição gerada automaticamente

E quem é o público mais engajado com ESG?

Com base nas percepções e atitudes demonstradas pelos respondentes durante a pesquisa, identificamos quatro perfis:

os engajados;
os conscientes;
os que estão em desenvolvimento e
os desconectados.

Dentro desses perfis, 78% demonstraram dar grande importância para a temática ESG. Entre as pessoas mais engajadas estão as mulheres, pessoas acima de 45 anos e de classes mais altas.

Contudo, o alto engajamento não significa que haja grande colaboração. E é a partir desse insight que identificamos comportamentos que podem ajudar a aumentar a participação das pessoas junto às marcas em prol das ações socioambientais e sociais.

Walk the Talk... Talk the Walk

É importante que haja coerência entre as ações ESG e os valores e princípios das organizações. As empresas que não forem verdadeiras em seus projetos correm o risco de terem a reputação manchada.

O Walk the Talk continua sendo primordial, afinal, o discurso deve ser coerente com aquilo que a empresa de fato faz.

​Em paralelo, por que não falar sobre o Talk the Walk? Em outras palavras seria o ampliar do debate para que mais pessoas tenham acesso às informações e consciência sobre os assuntos que integram o ESG — um território que ainda necessita de muito amadurecimento.

Por isso, tenha em mente que as marcas têm um papel importantíssimo sobre isso, já que possuem um alto poder de alcance e de mídia.

Estas são apenas algumas das reflexões que trouxemos no nosso estudo em parceria com o Google. Acesse o material completo e saiba mais sobre as percepções dos consumidores sobre o assunto, assim como os comportamentos e as expectativas em relação às marcas.

Conferir mais insights!


Início