Como o NPS® pode aumentar o engajamento nas empresas?

Saiba como a pesquisa de NPS® pode aumentar o engajamento dos colaboradores e mantê-los sempre motivados.


clock
3 min
Como o NPS® pode aumentar o engajamento nas empresas?

Saber como aumentar o engajamento dos colaboradores  e mantê-los sempre motivados e performando na capacidade máxima é um grande desafio para empresas de qualquer porte.

Por outro lado, é muito difícil criar um relacionamento fiel com os clientes da empresa se os colaboradores não são leais em primeiro lugar.

Colaboradores satisfeitos e motivados costumam proporcionar melhores experiências para os clientes que atendem, e, além disso, tem chances maiores de sugerir e contribuir com melhorias dentro da operação da empresa.

Por isso, o engajamento nas empresas por parte dos colaboradores é considerado essencial para a construção de uma base de clientes fiéis.

Já falamos bastante de como a pesquisa de NPS (Net Promoter Score) ajuda a manter os clientes de uma empresa satisfeitos, mas, considerando que isso também está diretamente ligado à satisfação dos colaboradores da empresa no dia-a-dia de trabalho, o foco desse post é a aplicação da metodologia de NPS para aumentar o engajamento dos colaboradores.

Como aumentar o engajamento nas empresas ao aplicar NPS internamente

Além do motivo que já mencionamos acima, de ajudar na retenção de clientes, a aplicação do NPS dentro de uma empresa ajuda a entender quais áreas precisam de mais atenção e quais dos elementos que os colaboradores listaram no feedback mais impactam o relacionamento com clientes.

Assim, toda a dinâmica de pessoas da empresa fica mais transparente e aberta, e a própria organização tem uma boa oportunidade de identificar pontos de melhoria tanto para aumentar o engajamento de colaboradores quanto o relacionamento externo.

Além disso, quanto mais promotores uma empresa tiver, maior a chance de atrair outros profissionais talentosos, não é?

Principais diferenças de aplicação do NPS para engajamento nas empresas

Apesar da metodologia e do conceito de classificação (promotores, neutros e detratores) ser o mesmo, existem algumas variações quando pensamos na aplicação do NPS para monitorar colaboradores com o objetivo de aumentar o engajamento nas empresass.

A diferença mais significativa é que a nota do NPS provavelmente será bem mais baixa entre colaboradores do que entre clientes externos.

Você espera muito mais da empresa que você trabalha do que de uma empresa da qual você consome produtos, certo?

É importante ter isso em mente na hora de aplicar o NPS internamente para não se deixar abalar tanto com alguns feedbacks mais duros.

Outra diferença é que a pergunta padrão da metodologia NPS pode ser aplicada de duas formas quando usada para avaliar satisfação interna, já que o relacionamento do colaborador com a empresa tem mais facetas:

  • Qual é a probabilidade de você indicar o produto/serviço da empresa para um amigo/conhecido?
  • Qual é a probabilidade de você indicar a empresa como local de trabalho para um amigo/conhecido?

Dicas para aplicar NPS dentro da sua empresa

Ficou convencido de que o NPS pode aumentar o engajamento nas empresas e quer aplicar na sua?

Confira nossas dicas:

1. Confidencialidade

Para que os colaboradores não tenham receio de dar um feedback honesto, é essencial que a pesquisa de NPS aplicada internamente seja totalmente confidencial.

Em alguns casos, ela deve ser anônima também.

2. Frequência

Quanto mais feedback a empresa receber, mais fácil fica realizar ajustes nos processos. Se a intenção é manter um trabalho de melhorias constantes no ambiente de trabalho e nos relacionamentos internos, a recorrência da pesquisa de satisfação é imprescindível.

A forma mais ágil de se aplicar uma pesquisa de NPS interna é por meio de plataformas de pesquisa automatizadas, como a da MindMiners, que permite a coleta de respostas de forma confidencial, prática e acessível.

Com a plataforma da MindMiners, utilizando a pergunta do tipo NPS, você pode, a partir de um questionário com mínimos ajustes, calcular automaticamente o NPS de sua marca ou empresa.

Não é necessário fazer o cálculo de subtração dos promotores para detratores, pois fazemos para você. Seu objetivo agora? Analisar os resultados e entender a saúde de sua marca!

Gostou? Cadastre-se gratuitamente na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners ou solicite uma demonstração gratuita de uso.


Início