Olimpíadas de Tóquio 2020: a relação do público brasileiro com os jogos

Em um cenário atípico, as Olimpíadas de Tóquio 2020 contam com o apoio do público somente a distância, que no caso dos brasileiros ainda significa enfrentar 12 horas de fuso horário. O que não tem se demonstrado um impeditivo para um público que ama essas competições.


clock
6 min
Olimpíadas de Tóquio 2020: a relação do público brasileiro com os jogos

Após ser adiada pela primeira vez na história, por conta da pandemia de coronavírus, a Olimpíada de Tóquio 2020, que está sendo realizada em 2021, já pode ser considerada com uma edição histórica do evento. Marcada pela estreia de modalidades como surf, skate, beisebol/softball entre outras, essa edição dos jogos olímpicos também se destaca pelo aumento na diversidade dos atletas e pelo cenário atípico, causado pelas medidas de isolamento e restrição de circulação.

Quando o assunto é diversidade, a principal mudança se deu pelo aumento da participação das mulheres nos jogos. As mulheres representam 48% dos participantes, e na delegação brasileira, entre os 302 atletas, 141 são mulheres, sendo esses os maiores números na história das Olimpíadas. O que deve influenciar positivamente em toda a sociedade, uma vez que a competição serve de inspiração para crianças, jovens e adultos, aumentando o interesse pelas mais diversas modalidades esportivas.

one day eccidentally sow the group of volunteers, who was taking care on sky jump sleeve.
luckily when you covering olympics, you always have a camera on the shoulder, so shot wasn’t miss.
Photo by Vytautas Dranginis / Unsplash

Diferentemente das edições anteriores, por conta da pandemia de coronavírus, a cidade de Tóquio não recebeu torcedores de todos os continentes, como costuma acontecer nas cidades sedes dos jogos. Sem poder acompanhar e incentivar de perto as delegações de seus países, cabe aos torcedores e amantes de esporte acompanhar a performance dos atletas de todo o mundo exclusivamente por meio de telas.

E após receber uma edição das Olimpíadas em casa, o que para muitos representou poder participar ativamente dos jogos, como será que os brasileiros estão acompanhando a competição deste ano? Para entender o interesse desse público, conversamos com 500 pessoas entre os dias 28 e 31 junho de 2021, de todas as regiões do país, classes sociais e faixas etárias.

O interesse dos brasileiros

Uma vez que é a única opção para apoiar a delegação brasileira é torcendo a distância, os brasileiros se demonstram engajados nessa missão. Entre os respondentes 70% estão assistindo ou acompanhando notícias sobre os jogos olímpicos.

Como canal principal, está a TV Aberta, utilizada por 71% dos espectadores que acompanham e assistem aos jogos. Contudo, outro canal que está ganhando destaque na cobertura do evento são as redes sociais, utilizada por 41% das pessoas, muitos dos espectadores estão utilizando essas ferramentas para debater as competições e apoiar os atletas participantes. E do outro lado do mundo, muitos atletas têm utilizado também esses recursos para se aproximar do público e retratar o dia a dia da experiência de estar nas Olimpíadas.

Principais canais utilizados para acompanhar o evento:

71% TV Aberta;
41% Redes sociais;
39% TV Fechada;
29% Sites de notícias;
9% Serviços de streaming;
6% Rádio.

Modalidades olímpicas que fazem sucesso entre os brasileiros

O futebol é uma paixão nacional, mas quando o assunto é Jogos Olímpicos, o esporte divide a atenção com outras modalidades que são amadas e acompanhadas pelos brasileiros. Como é o caso do vôlei, da ginástica artística e da natação. Esportes que a cada nova edição das Olimpíadas contam com a participação de atletas e equipes brasileiras com mais potencial de conquistar medalhas para o país.

Por outro lado, o grande destaque pode ser dado as novas modalidades inseridas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, como skate e o surfe, que mesmo em sua primeira edição já estão atraindo a atenção do público brasileiro e proporcionando ainda mais visibilidade para atletas do país. Como o caso da Raissa Leal e Kelvin Hoefler medalhistas de prata no skate street e Ítalo Ferreira ouro no surfe.

Os esportes mais acompanhados:

63% Futebol;
63% Vôlei;
54% Ginástica artística;
46% Natação;
45% Skate;
39% Vôlei de praia;
37% Surfe;
33% Atletismo;
32% Judô;
31% Ginástica rítmica.
Relay runner
Photo by Braden Collum / Unsplash

O fuso horário dos jogos

Acompanhar uma competição que está sendo realizada com fuso de 12 horas em relação ao Brasil não está sendo uma tarefa fácil para os brasileiros, que em diversos momentos precisam mudar seu horário de sono para conseguir acompanhar as competições.

Contudo, esse não parece ser um grande impeditivo para quem está acompanhando a Olimpíada de Tóquio. Entre os respondentes que estão assistindo 67% concordou que está acompanhando/pretende acompanhar as modalidades que gosta, mesmo que a competição seja durante a madrugada.

O sono pode esperar o fim das competições

71% concorda em algum grau que já acordou/pretende acordar mais cedo para acompanhar uma competição;
80% concorda em algum grau que já dormiu/pretender dormir mais tarde para assistir uma competição.

Marcas e Olimpíadas

Além dos atletas e equipes olímpicas, outro grande destaque dos jogos são as marcas. Que podem participar por meio do patrocínio da competição, ou patrocinando e incentivando atletas e delegações esportivas.

Na memória dos brasileiros, as marcas mais relacionadas as Olimpíadas são aquelas que produzem artigos esportivos, e que por muitas vezes também patrocinam atletas da competição.

Quando o assunto é jogos Olímpicos as marcas mais lembradas são:

Marcas mais lembradas quando o assunto é Olímpiadas
Quando falamos em Olimpíadas, qual a primeira MARCA que vem a sua mente?

Já quando falamos especificamente dos Jogos Olímpicos de Tóquio, apenas 43% dos espectadores lembram de ter visto alguma marca falando sobre a competição nas últimas semanas. O que pode ter ocorrido, porque diferentemente de outras competições, o Comitê Olímpico Internacional (COI) segue a premissa de manter a atenção no esporte e não permite a exibição de placas dos patrocinadores durante as competições.

Por outro lado, as marcas marcam presença no apoio as delegações e atletas, patrocinando e fornecendo principalmente materiais esportivos. O que para os espectadores da competição é de fato o papel das marcas no esporte.

86% concordam que é papel das marcas incentivar os esportes patrocinando competições;
85% concordam que é papel das marcas patrocinar competidores/atletas/equipes esportivas.

Quais marcas estão marcando presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio:

Marcas que estão falando sobre as Olímpiadas de Tóquio
Qual(is) marca(s) você lembra de ter visto falando sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio?

As Olimpíadas deixam um legado!

O incentivo ao esporte no Brasil ainda é algo muito cobrado principalmente por atletas do país, que apesar de muitas vezes conseguirem auxílio por meio de bolsas e patrocínios de instituições públicas e privadas, ainda demandam mais suporte para o desenvolvimento das modalidades como um todo.

Contribuir com o desenvolvimento de modalidades esportivas, auxilia não só com a evolução dos atletas de alta performance. O aumento na visibilidade das modalidades também aumenta o interesse da população em geral em práticas esportivas. Como ocorreu após as conquistas olímpicas de Rayssa Leal e Kelvin Hoefler, que impulsionaram a busca por skate street em sites como GetNinjas, Mercado Livre e OLX.

E por mais que as competições olímpicas aconteçam apenas a cada quatro anos, as modalidades que são vistas durante esse período despertam o interesse do público para além desses jogos.

84% dos respondentes pretendem acompanhar outras competições dos esportes que está gostando de ver nas Olimpíadas.

Sendo assim, a visibilidade oferecida pela mídia, empresas patrocinadoras e comissões esportivas não pode se encerrar após essas semanas das Olimpíadas de Tóquio. Os esportes que estão sendo fomentados e acompanhados pelo público nesse momento, possuem um potencial de continuar engajando e  conquistando o público brasileiro.


Início