Pesquisa de dia dos pais revela "os novos pais brasileiros"

A MindMiners realizou uma pesquisa para o Dia dos Pais para verificar tendências de mercado e entender como está o cenário atual desta data.


clock
5 min
Pesquisa de dia dos pais revela "os novos pais brasileiros"

O Dia dos Pais é uma data familiar, mas também, uma data comercial e de grande uso da publicidade. As marcas buscam criar lembranças entre filhos e pais, aumentar suas vendas e vender em Agosto.

Isso porque, nesse mês, não teriam datas expressivas como Black Friday,  Dia do Consumidor e Natal.

A MindMiners realizou uma pesquisa para o Dia dos Pais para verificar tendências de mercado e entender como está o cenário atual desta data. Nosso foco era entender quem são pais atualmente, olhando o que mudou entre gerações. E, como não poderia faltar, quais são as categorias de produtos que os pais esperam ganhar de presente no Dia dos Pais 2018.

Vamos lá?

Pesquisa para o Dia dos Pais

Nesta pesquisa para o Dia dos Pais, entrevistamos uma amostra de 500 casos, com a seguinte segmentação:

  • Idade de 18 e 50 anos;
  • Das 5 regiões do país;
  • Das classes sociais ABC.

Todos os pais entrevistados fazem parte da base proprietária de respondentes da MindMiners, o MeSeems. O campo da pesquisa foi entre os dias 30/07 a 01/08.

Confira algumas das perguntas de nossa pesquisa para o Dia dos Pais:

Qual dessas frases melhor define o que é ser pai para você?

Para 51% dos brasileiros “Ser pai é estar ao lado dos meus filhos em qualquer momento e situação”. Isso mostra que existe um apoio e conforto sempre que necessário.

17% dos respondentes declararem que “Ser pai é investir o quanto eu puder no futuro e bem estar dos meus filhos”. Fica claro que os pais se doam e preocupam com os filhos, não importa como.

Mesmo a maior parte dos pais declarando sempre estar ao lado dos filhos, não importando a situação, 56% destes discordam que ficam ao lado dos filhos quando estes estão errados. Assim, percebemos uma figura paterna próxima, mas que sabe diferenciar o certo do errado.

Imagem dos pais

A pesquisa para o Dia dos Pais mostrou que a imagem de um pai fechado e de difícil acesso vem mudando.

93% dos respondentes concordam que os filhos podem ser honestos em qualquer situação, que eles preferem o diálogo ao medo. Mas, 75% afirmam que uma chinelada ou palmada não faz mal na criação dos filhos.

O assunto de opção sexual ainda é um tabu para muitos pais e brasileiros. 17% destes declaram não apoiar os filhos(as) quando pensamos em orientação sexual.

Recentemente, divulgamos em nosso canal do YouTube um vídeo falando sobre diversidade e discriminação, onde promovemos todas as formas de amor e conversamos com pessoas de diferentes opções sexuais:

A relação pai e filho vem mudando?

Pensando em mapear essa tendência, perguntamos para os pais: “Pensando em paternidade, você considera o relacionamento e criação de seus filhos(as) diferente do relacionamento e criação do seu pai com você?”.

O objetivo é ouvir dos próprios pais brasileiros, qual a visão deles sobre paternidade.

Descobrimos que 49% consideram que a criação não mudou nada entre gerações. Mas os 51% que responderam que “Sim, existe uma diferença na criação”, apresentam uma maior proximidade, abertura e diálogo com os filhos.

Veja alguns depoimentos reais retirados da pesquisa para o Dia dos Pais:

“Quando eu era criança, cheguei a levar chineladas, tapas (…) Atualmente converso com minha filha ao invés de fazer isso.” (Pai de 1 filha, classe C2, 39 anos, estado de São Paulo)
“Meu pai me abandonou quando eu era bebê. Eu nunca fiquei distante dos meus filhos. Toda a minha alegria tem a participação deles.” (Pai de 2 ou 3 filhos(as), classe B1, 37 anos, estado de São Paulo)
“Meu padrasto era indiferente comigo. Não dava amor, nem carinho” (Pai de 2 ou 3 filhos(as), classe B2, 37 anos, estado de Minas Gerais)
“Meu pai não foi presente pra mim, não conversava comigo sobre nada, não me apoiava em nada. Financeiramente também eu nunca pude contar com ele.” (Pai de 2 ou 3 filhos(as), classe B1, 37 anos, estado de Pernambuco)
“Meu pai nunca foi de demonstrar carinho, diferente de mim que sempre procuro demonstrar o que sinto pelo meu filho.” (Pai de 1 filho, classe C1, 36 anos, Distrito Federal)
“Meu pai foi bem rígido comigo, eu sou mais liberal com meus filhos.” (Pai de 2 ou 3 filhos(as), classe C2, 20 anos, estado da Paraíba)

O que fica desses depoimentos:

Uma grande parcela dos pais declarou ter mudado sua relação com os filhos. Isso é diferente da última geração.

Mas dos pais que possuem filhas meninas, 76% declarou ser ciumento quando se trata de sua filha. Além disso, 54% não se sentem a vontade para falar de relacionamento e sexo com elas. As mudanças estão ocorrendo. Mas existem ainda práticas enraizadas na cultura paterna brasileira.

Questionamos o quanto estes pais fazem de atividades pelos filhos e casa.

Enquanto 64% deles realizam as principais compras de supermercado para a casa, somente 21% planejam as refeições dos filhos e 35% compram roupas para os filhos.

Metade dos pais ajudam as crianças no dever de casa e estudando para provas:

Pesquisa para o dia dos pais

Publicidade e compras no Dia dos Pais

Como comentamos, o Dia dos Pais é também uma data para o comércio e publicidade. 55% dos respondentes pais lembram de terem visto pelo menos um anúncio sobre a data. A marca mais lembrada foi O Boticário.

Em nossa pesquisa, descobrimos que 47% dos pais esperam ganhar um presente no Dia dos Pais 2018. E as principais categorias desejadas são:

  • Perfume, colônia, pós-barba, etc;
  • Sapato ou tênis;
  • Camisa social ou polo;
  • Cartazes e desenho feitos pelo filho(a).

Você pode ver a lista completa:

Pesquisa para o dia dos pais

Realizar pesquisas de mercado permite, como mostramos neste artigo, conversar e conhecer pessoas e consumidores reais. Isso garante um maior foco em seus investimentos de mídia, na divulgação de produtos em seu site ou mensagens criativas.

Quer conversar com pais em seu próximo projeto de pesquisa? Em nossa base de respondentes já estão mapeados quem são pais e as principais características das famílias brasileiras: segmentação do público-alvo.

O perfil sociodemográfico de pais pode ser usado, por exemplo, para testar produtos voltados especificamente para mães. Ou para testar produtos direcionados aos pais – é só combinar esse perfil avançado com o sexo, nas definições básicas de perfil do seu público-alvo.

Por isso, cadastre-se gratuitamente em nossa plataforma de pesquisa automatizada, experimente por 15 dias grátis e monte seu projeto de pesquisa.


Início