Cultura do cancelamento: as consequências e motivos para o cancelamento de pessoas

É fato que o cancelamento de pessoas divide opiniões, mas até que ponto as atitudes questionáveis de famosos são consideradas perdoáveis?


clock
3 min
Cultura do cancelamento: as consequências e motivos para o cancelamento de pessoas

Atores, influencers, empresários, cantores e até cidadãos anônimos estão suscetíveis aos cancelamentos. O ato de cancelar pessoas faz parte principalmente da rotina das redes sociais, podendo acontecer com qualquer um que tenha posturas questionáveis. E com o objetivo de descobrir como o cancelamento de personalidades é interpretado pelo público brasileiros, entre os dias 02/02/2021 e 05/02/2021 a MindMiners conversou com 500 pessoas da rede social de opinião MeSeems, de todas as classes sociais, gêneros e regiões do país.

Antes de escolher o seu cancelado da semana, vamos ver o que descobrimos?

É permitido ficar em cima do muro

Diferente do cancelamento de marcas - em que as ações de boicote são em maioria simplesmente deixar de consumir o produto - as "sentenças’’ dadas às pessoas canceladas podem ir muito além do proporcional ao que o cancelado fez, podendo chegar a perseguições, linchamento virtual e amaças graves.

Por conta dessa agressividade que pode nascer do movimento de cancelamento, questiona-se muito a necessidade de boicotes. O cancelamento de pessoas famosas divide muitas opiniões:

  • 37% acha o cancelamento uma ação positiva
“É uma forma de parcela da população "punir" alguém que fez algo errado e desestimular que outras pessoas tenham o mesmo tipo de atitude/pensamento em questão. Também é uma tentativa de fazer a pessoa refletir seus atos”  - Mulher, 24 anos de Crato - CE
  • 32% acha negativo
Pois caso a pessoa cometa um erro, mesmo que pequeno, tenha uma postura que não agrade a um grupo, seja marcada para o resto da vida, prejudicando tanto financeiramente, materialmente, emocionalmente como socialmente. A pessoa pode acabar sendo punida em excesso por um erro não tão sério. Claro, isso não é regra, atitudes seriamente erradas devem ser punidas, mas abusar desse poder e punir qualquer atitude minimamente errada de forma pesada, é uma atitude tão ruim quanto. - Homem, 22 anos de Natal - RN

Além disso, 31% é indiferente ao cancelamento, tornando a divisão de opiniões sobre o assunto ainda maior e bastante discutível.

Cancelamento trocado não dói...

Quando perguntamos os alvos que as pessoas lembravam quando o assunto era cancelamento, a rapper Karol Conká foi a mais citada pelos respondentes.
Devido aos diversos desentendimentos dentro da casa envolvendo outros participantes e a diversas frases de teor questionável que soltou durante o confinamento, a internet se uniu visando o cancelamento da ex-BBB, gerando até mesmo o recorde de rejeição no reality show em uma eliminação.

Quem é a pessoa que você lembra que já foi alvo de uma campanha de cancelamento/boicote?

Falando em BBB, é inegável que devido a repercussão dos eventos que envolveram a maioria dos participantes, diversos temas além do cancelamento de famosos passaram a ser debatidos ferrenhamente pelo público, o que fez com que mais pessoas passassem a acompanhar a rotina dos participantes.

Questionados especificamente a respeito do BBB 21, 42% dos respondentes afirmam que estão acompanhando o reality e dessa porcentagem de espectadores, 91% acredita que o comportamento dos participantes deve ser questionado pelo público.
Dentre os comportamentos questionáveis citados pelos respondentes, é importante destacar o protagonismo que Karol Conká teve novamente nessa questão:

Qual foi o comportamento que te incomodou? 

Como 85% das pessoas diz que o comportamento de alguns dos participantes causou um incômodo além do que esperavam sentir em relação a um programa de televisão, as atitudes tomadas pela rapper são fortemente criticadas:

“A forma com que a Karol Conká ataca as pessoas. Principalmente a Juliette e o Lucas. É extremamente exagerado e desproporcional. Mesmo que alguém tenha errado, não dá o direito dela tratar as pessoas dessa forma”  - Mulher, 33 anos de Serra - ES
“A exclusão e linchamento presencial de participantes por terem tido atitudes que, sim, foram erradas. Mas de qualquer forma, não merecem ser excluídos, nem xingados diariamente ou até mesmo provocados ” - Mulher, 24 anos de Mogi das Cruzes - SP

Devido ao grande desconforto gerado em quem acompanha o reality, surge a questão:

Quais atitudes foram tomadas pelos espectadores por conta do comportamento dos participantes do Big Brother Brasil 2021?

Quer entender como a cultura do cancelamento também pode afetar marcas, ou precisa de um panorama sobre o público de reality shows? Confira outros estudos exclusivos da MindMiners em nosso blog!


Início