Carnaval 2022: como está a energia dos brasileiros em relação a festa mais animada do país?

Fizemos um estudo com a nossa base de respondentes para entender a percepção dos brasileiros em relação ao carnaval 2022 — ou a falta dele — e quais são suas preferências nesse sentido. Não deixe de conferir!


clock
3 min
Carnaval 2022: como está a energia dos brasileiros em relação a festa mais animada do país?

“Tá um empurra empurra aqui!”

Ops, empurra empurra onde?

Por mais um ano, estamos vivendo o cenário de incerteza que nos rodeava durante o cancelamento das comemorações no ano passado, em que 43% dos respondentes não sabia opinar se o carnaval estaria de volta em 2022.

Eis que chegamos em 2022 e a folia só vai ficar na saudade para muitos brasileiros.

Mesmo assim, a festa e a alegria desse evento ainda permeiam os pensamentos das pessoas quando o assunto é carnaval.

Qual a primeira palavra que vem à sua mente quando falamos de Carnaval?

Este ano, seguimos com o cancelamento das festas de rua em diversos municípios e do adiamento dos desfiles das escolas de samba por conta do aumento de casos e internações por Covid-19 nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Mais uma vez, o foco do feriado será no descanso.

Pelo menos é o que diz o nosso estudo original, realizado entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, com 500 usuários do MeSeems, nossa rede social de opinião. Foram reunidas respostas de pessoas de todas as classes sociais, gêneros e regiões do país para descobrir como o carnaval será aproveitado este ano.

80% dos respondentes disseram que costumam ficar na própria cidade em vez de viajar. Desse total, 34% informaram que assistir a séries e filmes é a atividade mais comum desse feriado. #unidosdasplataformasdestreaming
multidão reunida no carnaval de rua
Photo by Ferran Feixas on Unsplash

Eu quero é botar meu bloco na rua...

Sobre os foliões de plantão, que costumam frequentar blocos de rua, um dado interessante: 45% disseram que a melhor coisa dos blocos de rua é poder se fantasiar e se expressar sem julgamentos.

Além disso, você sabia que o assédio é um dos temas mais apontados sobre os pontos negativos do carnaval, mesmo quando não estamos tendo o evento?

Para 67%, o assédio sexual é uma das desvantagens mais importantes dessa festa — lembra do “empurra, empurra”?

Roubos, sujeira e poluição

Saiba também que o número acima caminha lado a lado com o excesso de sujeira e poluição da cidade, outro aspecto negativo visto pelas pessoas quando o assunto é carnaval.

Na frente desses, está o dado de que 71% veem no aumento de furtos e roubos o lado ruim da festividade.

Por falar em poluição, algumas marcas foram lembradas em relação às ações positivas e de responsabilidade social realizadas durante e depois do carnaval. No nosso estudo, você pode conferir quais marcas são essas.

No que diz respeito ao principal motivo de estarmos em casa no carnaval (covid-19), perguntamos aos nossos respondentes sobre como eles se sentem em relação à participação em eventos relacionados à festividade:

87% ainda não têm segurança para participar de comemorações que envolvem blocos de rua, desfiles de escolas, festas familiares, entre outros.

Além disso, nossos respondentes também revelaram seus pontos favoritos do feriado, quais marcas têm a cara do carnaval, quais são suas ações favoritas e responsabilidades que devem ter com o evento, a relação das festas públicas e privadas com a covid-19 e o que esperam do evento para 2023!

Quer ficar por dentro desses dados super atuais e acompanhar as expectativas do público em relação a uma das festas mais amadas pelos brasileiros? Acesse o infográfico completo em apenas um clique! (não é necessário fazer cadastro)

Confira o infográfico com os insights do estudo!

Foto de capa: Matheus Frade on Unsplash


Início