Carnaval 2021: COVID-19 e expectativas para o futuro do Carnaval

Mesmo com as festas canceladas, não poderíamos deixar de falar sobre o feriado mais querido do Brasil! Confira como o brasileiro irá aproveitar o Carnaval em 2021 e quais são as grandes expectativas para o próximo ano!


clock
4 min
Carnaval 2021: COVID-19 e expectativas para o futuro do Carnaval


Não é à toa que o Carnaval é o maior feriado do Brasil.

Por ser composto por vários dias, criamos diversas formas de aproveitá-lo ao máximo - tanto para as pessoas mais caseiras, quanto para as festeiras - fazendo com que ele seja querido e desejado por todos.

Apesar de dividir opiniões sobre como costuma ser aproveitado, a palavra mais associada ao Carnaval é...FESTA!

Qual a primeira palavra que vem à sua mente quando falamos de Carnaval?

Porém, esse ano será diferente. Por conta do COVID-19 e cancelamento das festas, é esperado que o foco no descanso seja predominante no feriado.

A MindMiners conversou com  500 usuários da rede social de opinião MeSeems entre os dias 26 e 29 de Janeiro, de todas as classes sociais, gêneros e regiões do país para descobrir como o feriado de Carnaval será aproveitado esse ano e quais são as percepções sobre o passado e o futuro dos desfiles, festas e blocos.

Tá liberado fazer festa em casa junto com a Acadêmicos do Netflix e a Unidos do sofá? Liberadíssimo!

Mas antes, venha acompanhar as descobertas sobre o Carnaval 2021 com a gente!

Saudades do que a gente já viveu…

“O que você vai fazer no Carnaval?” Essa pergunta sempre dividiu muitas opiniões, mas descansar, viajar e participar de comemorações são as respostas que mais recebemos para essa pergunta.

E os respondentes concordam com essas respostas. Segundo eles, os principais pontos positivos do Carnaval são:

A maior parte das pessoas (83%) costumava ficar na própria cidade ao invés de viajar durante o Carnaval, afinal, quem não tira pelo menos um dia do feriado só para relaxar, né? Inclusive, essa é a principal atividade escolhida para o feriado, sendo a favorita de 61% dos respondentes.

E é nessa hora que os serviços de streaming entram em ação, já que para 43% assistir filmes e séries é a atividade favorita para relaxar em casa.

Os que costumavam viajar nessa época e que correspondem a 17% dos respondentes, têm preferências mais divididas sobre como aproveitar o Carnaval.

48% das pessoas que viajaram durante o Carnaval tinham o objetivo de fugir da folia e descansar enquanto 37% gostavam de aproveitar as comemorações de Carnaval em outras cidades.

E falando em comemorações de Carnaval, é claro que não podemos deixar de falar sobre uma das maiores tradições do Carnaval, que acontece desde 1889 e é a tradição mais popular entre os foliões, os blocos de rua!

Dos 42% dos que disseram que já foram em blocos de Carnaval, 58% afirma que o que mais gosta nessa comemoração é a música.

Mas, nem tudo são flores...

Quando o assunto é sobre os pontos negativos do Carnaval nota-se que as porcentagens são bem mais altas em comparação aos pontos positivos. Houve um acordo maior entre as respostas e todas as alternativas receberam mais de 40% dos votos.

No geral, a segurança durante os blocos de rua é o ponto de preocupação principal para a grande maioria da população.

Além disso, é importante ressaltar que a poluição gerada durante os eventos pelas ruas somada à falta de estrutura das cidades para lidar com esses eventos, também motivam as preocupações da população em relação ao Carnaval.

Contudo, esse ano essas preocupações foram deixadas de lado, levando em consideração o cancelamento do Carnaval em prol da saúde pública.

Saúde em primeiro lugar

Com 92% dos respondentes declarando que não se sentem seguros para participar de uma comemoração de Carnaval por conta do COVID-19, surge a questão: Quando haverá segurança para o retorno das comemorações?

Com razão, esse cenário não é visto como algo próximo de ser alcançado no Brasil, 43% das pessoas não sabem dizer se tudo já estará normalizado até o Carnaval de 2022.

Quando perguntados o que traria a sensação de segurança para curtir o Carnaval novamente, 31% declara que se sentiria seguro se estivesse vacinado e 31% declara que teria segurança somente se todos estivessem vacinados. Totalizando, 62% declaram que a vacina é essencial para que se sintam seguros para voltar a comemorar o feriado.

Mas, além disso, 57% alega que não se sentiria seguro em nenhum cenário, mesmo se todos já estivessem vacinados, usando máscaras e/ou com álcool em gel disponível no evento. Considerando que continuamos rodeados de incertezas em relação à saúde pública, e com base nas declarações dos respondentes ao longo desta pesquisa, a falta de esperança por parte da população em relação ao retorno das atividades públicas é facilmente notada.  

Porém, isso não impede que expectativas otimistas e em prol do bem comum durante as futuras festas sejam criadas. Como vimos anteriormente, os principais pontos negativos do Carnaval estão relacionados a poluição, estrutura e segurança nos eventos. Sendo assim, como o público espera que o Carnaval seja daqui em diante? Como esses problemas podem ser solucionados?

Reduzir, reutilizar, reciclar e responsabilizar

Quando questionamos o papel de grandes marcas nas comemorações carnavalescas, nós temos essa resposta facilmente.

Mais da metade dos respondentes acreditam que as marcas que participam do Carnaval, seja patrocinando, realizando ações ou vendendo produtos, são totalmente responsáveis por:

Ainda sobre a mesma questão de responsabilidade, acredita-se que as marcas que participam do Carnaval, seja patrocinando, realizando ações ou vendendo produtos, são PARCIALMENTE RESPONSÁVEIS por:

Assim, é fácil de notar que o que o público mais espera das grandes marcas do Carnaval é responsabilidade.

Além disso - dando mais embasamento para a questão da responsabilidade com o meio ambiente - também notamos que as ações visando a sustentabilidade são as mais valorizadas, fazendo com que as marcas que aderem a essa causa tenham uma imagem melhor perante o público.

Além da sustentabilidade, também vale destacar que conscientizar sobre causas de importância social e colaborar financeiramente com as festas também são pontos de atenção importantes para se diferenciar e gerar lembrança de marca no público que frequenta os blocos de carnaval.

Com essas expectativas de como melhorar as festas e prejudicar menos o meio ambiente e as cidades em que vivemos, só nos resta torcer para que as medidas necessárias para todos termos segurança e saúde novamente venham o mais rápido possível e assim, poderemos festejar, viajar e descansar tranquilos novamente.

Sabendo como o público espera do Carnaval, como você e sua marca irão acompanhar esse comportamento, inovar e criar ações diferenciadas para o as festas do próximo ano?


Início