Como usar lógica de questionário de pesquisa em nossa plataforma automatizada Miners Compass

Ao criar um questionário de pesquisa, é importante pensar em uma dinâmica de storytelling para orientar suas perguntas. Essa prática permite criar um questionário mais leve, e facilitar na coleta de respostas em sua amostra. Uma das práticas mais comuns em questionários digitais quantitativos é criar lógicas de resposta. Isso significa dizer que, de acordo com as respostas em perguntas anteriores, seu respondente será direcionado para uma opção/caminho X ou Y de perguntas. 

Neste artigo vamos entender quando utilizar lógica de questionário e como fazê-la em nossa plataforma de pesquisa automatizada, Miners Compass.

O exemplo mais simples ao pensarmos neste tipo de lógica de questionário é a de posse ou consumo de determinado produtos. Por exemplo: em uma pesquisa sobre refrigerantes, caso você pergunte “Você consumiu refrigerante nos últimos 30 dias” e o respondente escolha a opção “Não”, a lógica possível é finalizar o questionário, pois quem não consumiu refrigerante não faz parte do seu público-alvo. Este mesmo exemplo pode ser pensado com bens de serviço, como automóveis, tablets, videogames, etc.

Com a MindMiners esse é um passo a menos que é preciso se preocupar, pois possibilitamos criar projetos personalizados e conversar diretamente com o público consumidor de refrigerante, caso você opte por adquirir nossa base proprietária MeSeems. Quer saber mais, fale com nossa área de atendimento.

Mas então, quando usaríamos lógica de questionário ?

A lógica pode ser utilizada para criar dois ou mais caminhos de pesquisa personalizados para o seu respondente. Quando enviamos um questionário sobre maternidade para nossa base de dados, a MindMiners buscou entender não somente qual era o perfil demográfico e comportamental das mulheres que já são mães, mas, sim, entender se existem diferentes motivações e comportamentos entre as mulheres que já são mães e as que não tem interesse em ter filhos no futuro. Mesmo ambos os públicos sendo mulheres da nossa base MeSeems, as perguntas precisavam ser diferentes. Quer saber mais? Acesse nosso estudo original!

Resumindo: utilizar lógica permite ter “mais de uma” resposta dentro de um único envio de pesquisa. No exemplo de maternidade, conseguimos analisar e entender dois públicos diferentes, sobre o mesmo tópico. Caso não usássemos lógica, seria necessário ter um questionário somente para mães e outro para quem não é/deseja ser mãe.

Vamos fazer juntos?

Após acessar a plataforma Miners Compass e já ter elaborado as perguntas de seu questionário, é a hora de incluir lógica. Quer aprender como criar seu questionário? Clique aqui! 

1. Na pergunta selecionada para aplicação de lógica, utilize o menu lateral direito de sua tela:

2. Após clicar em Lógica, duas opções serão disponibilizadas, “Pulo” e “Exibição”:

  • Aplique a lógica “Pulo” para permitir que um respondente pule uma ou mais questões de acordo com a resposta dele em uma determinada questão.
  • Aplique a lógica “Exibição” para permitir que uma questão ou alternativa apareça somente para os respondentes que marcaram uma ou mais alternativas em determinadas questões anteriores. É possível também utilizar argumentos como E e OU para criar lógicas de exibição mais complexas. 

3. Um exemplo rápido da lógica de questionário “Pulo”:

No print acima, o pulo é a possibilidade de direcionar o seu respondente que marcar a alternativa “a” ou “b” na questão de número 2, diretamente para a questão 4, pulando a pergunta de número 3. Já os respondentes que declararam consumir a marca Z (alternativa “c”) ou outra marca (alternativa “d”) serão direcionados para o final do questionário.

4. Seguindo um exemplo da lógica de questionário “Exibição”:

Em exibição, é possível mostrar ou ocultar uma pergunta/questão, de acordo com respostas anteriores. No print, selecionamos mostrar a questão somente se o respondente tiver selecionado a resposta “a” na pergunta de número 5. 

O diferencial de trabalhar com Exibição é sua possibilidade de criar lógicas de perguntas, utilizando E,OU, OU SE e E SE.

Quer saber mais a fundo sobre lógica? Acesse o tutorial e entenda todas as funcionalidades e lógicas presentes na plataforma Miners Compass.

E lembre-seé importante sempre testar seu questionário para verificar se a lógica está correta. Utilizando nosso pré-visualizar, na parte superior direita de sua tela – ou dependendo do plano adquirido em nossa plataforma -, você poderá contar com atendimento disponível por telefone e com foco no sucesso de seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz