Como o Miners Monitor pode aumentar a receita do seu negócio

Você conhece os motivos que levam um consumidor escolher sua marca ou a do concorrente? Qual a jornada do consumidor de suas marcas e o funil de consumo? Como está a satisfação hoje de seus clientes e dos clientes dos seus concorrentes?

Na busca de aprimorar seus produtos e modelo de negócio, as grandes empresas trabalham com foco em oferecer uma experiência de satisfação memorável para seus clientes. 

Conseguir as respostas destas perguntas garante uma maior assertividade em suas vendas e evolução de negócio a longo prazo, aprimorando seus diferenciais competitivos e trazendo inovação para sua empresa ou marca. Qualquer que seja sua área de atuação, quando se trata de negócios, não existe espaço para achismos. A experiência negativa de um único cliente pode vir a impactar a renda de sua empresa. Hoje em dia, os seus consumidores estão multiconectados e cada vez mais informados antes de realizar uma compra. Eles conversam entre si e compartilham suas experiências com outros potenciais compradores, aumentando ou diminuindo as suas chances de atrair novos consumidores sem precisar investir em ações de marketing e propagandas. Pensando nissoa MindMiners lançou o relatório Miners Monitor, um estudo focado em avaliar a satisfação dos consumidores e a performance das marcas.

O Miners Monitor

O relatório Miners Monitor apresenta informações atualizadas sobre o índice de satisfação dos clientes e a performance das principais marcas e players de diversos segmentos de mercado, utilizando-se de metodologias adotadas no setor de pesquisa de mercado. O estudo ainda inclui rankings comparativos entre concorrentes e análise de performance, levando em consideração os principais estágios do funil de consumo.

Neste artigo, explicamos mais sobre esse modelo de estudo comparativo entre marcas. Durante 9 meses realizamos diversas pesquisas em nosso painel de respondentes, o MeSeems, com foco em entender e investigar qual foi a performance das principais empresas em diversos segmentos. As pesquisas foram realizadas com brasileiros, das 5 regiões do país, com idade entre 18 e 70 anos, das classes sociais ABC. A metodologia do Miners Monitor foi aplicada em 7 categorias de produtos diferentes.

Todos os insights e dados foram compilados em relatórios exclusivos da MindMiners.  Você pode acessar os estudos completos nos links abaixo:

1. Bancos de varejo;

2. Cartões de crédito;

3. Supermercados;

4. Fastfood. 

5. E-commerce

6.Seguro de Automóvel

7. Varejo de Moda

METODOLOGIAS UTILIZADAS

Para construir esse modelo de relatório, utilizamos metodologias amplamente aplicadas no setor de pesquisa de mercado, em nível global, para garantir que os dados sejam confiáveis e apresentem insights ricos para tomada de decisão. 

Os relatórios apresentam rankings comparativos de acordo com as seguintes áreas de avaliação:

  1. NPS®: o Net Promoter Score mede a satisfação e lealdade dos clientes com as empresas. Sua ampla utilização se deve a simplicidade, flexibilidade e confiabilidade da metodologia.
  2. Índice de satisfação (CSAT): o índice de satisfação (Customer Satisfaction Score – CSAT) é uma das metodologias de pesquisa de satisfação mais usadas e avalia a experiência com uma empresa/marca numa escala linear.
  3. Funil de consumo: avalia a eficiência de uma marca em estimular a experimentação e o consumo recorrente de seus produtos. Indica o percentual de consumidores que conhecem uma marca, que consideram seu consumo, que já a consumiram, que a consumiram no último mês e aqueles que mais a consomem.

Muitas empresas já trabalham com as três metodologias acima, porém não possuem o hábito ou costume de realizar análises comparativas com os principais players concorrentes do segmento. Outro problema é que esses estudos não são realizados de modo recorrente: com isso, fica difícil mensurar suas ações e esforços de marketing para entender o que está funcionando e onde você pode investir mais.

As principais vantagens de estudos como o Monitor

1. ESTUDO RECORRENTE E ATUALIZADO

Muitas empresas já trabalham com as três metodologias acima, porém não possuem o hábito ou costume de realizar análises comparativas com os principais players concorrentes do segmento. Outro problema é que esses estudos não são realizados de modo recorrente: com isso, fica difícil mensurar suas ações e esforços de marketing para entender o que está funcionando e onde você pode investir mais.

2. COMPARAÇÃO POR SEGMENTO DE MERCADO

Sabemos que é importante conhecer o seu mercado e seus principais concorrentes para entender a performance da sua marca. Mas será que adianta comparar o seu NPS com o NPS de qualquer empresa? Como isso pode efetivamente ajudar o seu negócio?

O que queremos dizer é, cada indústria é diferente, assim como a média de satisfação do cliente.

É por isso que nossos estudos do Monitor são realizados por segmento de mercado: dessa forma, você consegue comparar os resultados com seus reais competidores, a partir da opinião de quem realmente importa para você: seu público-alvo. Um exemplo disso é que nos nossos estudos, a média do NPS na categoria de varejo de moda foi de 49 pontos, enquanto na categoria de fast-food, a média do segmento foi de 45. Os valores mudam em cada área, região e universo trabalhado.

3. PERMITE AVALIAR E AJUSTAR SEUS ESFORÇOS DE MARKETING E INVESTIMENTOS

Mas, afinal, qual o objetivo de comparar o seu NPS com seus concorrentes?

Se a sua empresa está com uma média de satisfação de cliente maior do que a da concorrência, você agora tem dados confiáveis de que a sua estratégia de negócios está funcionando. Assim, você consegue, por exemplo, priorizar projetos similares e continuar crescendo dentro do seu mercado.

A mesma lógica serve para quando a sua média de satisfação ou de NPS está abaixo da concorrência: nesses casos, você consegue ajustar seus esforços de marketing e investimentos melhorar a experiência com seus clientes, e, consequentemente, aumentar a retenção de clientes e diminuir a taxa de churn. Você pode, por exemplo, analisar a estratégia de marketing dos seus concorrentes diretos que estão na sua frente e entender melhor o que funciona para o seu público-alvo.

4. UM RELATÓRIO GRATUITO, SIMPLES E COM UMA MESMA BASE AMOSTRAL

Outro benefício do Miners Monitor é apresentar as três áreas de avaliação (NPS, CSTA e funil de consumo) em um único relatório, permitindo a rápida visualização e compreensão de como sua marca e o mercado estão. Você consegue visualizar com facilidade as marcas em destaque e se comparar com seus concorrentes sem precisar ir atrás de informações em diferentes fontes, com amostragens distintas e que podem enviezar os resultados.

5. UM GUIA PARA MELHORAR A RETENÇÃO DE CLIENTES E A RECEITA DA SUA EMPRESA

Ao melhorar cada vez mais a experiência do seu cliente, você aumenta a taxa de retenção, consequentemente, a receita da sua empresa. Um cliente fiel dificilmente irá comprar produtos dos seus concorrentes, mesmo se eles oferecerem promoções ou outros atrativos. Muitas vezes, uma experiência inesquecível é mais significativa para o consumidor do que o preço do produto: ele está disposto a pagar mais para ser melhor atendido.

6.  TE AJUDA A IDENTIFICAR OS PROMOTORES DA SUA MARCA

Identificar os promotores da sua marca também pode te ajudar a conquistar novos clientes.

A regra é simples: quanto mais clientes leais, maior a tendência destes trazerem novos clientes – sem custo para a empresa. Isso é muito benéfico à medida que a empresa cresce, especialmente se ela opera em um segmento muito competitivo. 

Os clientes que estão completamente satisfeitas com o produtos/serviço da sua empresa geralmente são aqueles que gostam e querem falar bem da sua marca. A partir do momento que você sabe quem são esses clientes, você pode, por exemplo, pedir para eles deixarem um depoimento no site da sua empresa, ou indicarem a sua empresa para um cliente potencial.

Por isso, é essencial mensurar e principalmente aprimorar a satisfação dos seus clientes, para aumentar a retenção de clientes, diminuir a taxa de churn e trazer novos potenciais clientes em custo para a sua empresa.

Gostaria de um Miners Monitor da sua categoria? Vamos nos organizar para incluir todas as sugestões em nosso planejamento:

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações