Como fazer perguntas em uma pesquisa sobre preço?

Pesquisa de preço

Desenvolver um produto ou serviço de qualidade não garante o sucesso de nenhuma empresa.

Para que uma empresa prospere, os consumidores precisam enxergar valor nesse produto ou serviço a ponto de quererem comprar.

E isso pressupõe que o produto ou serviço precisa ser precificado da forma certa.

Para desenhar uma boa estratégia de preço, é necessário entender o quanto o consumidor está disposto a pagar pelo produto ou serviço.

Qual é a percepção dele sobre a qualidade do produto ou serviço e os benefícios que ele oferece, entre outras informações ligadas ao comportamento do consumidor.

Outro fator que pode ser considerado nessa equação é também a relevância e reputação da sua marca, e o impacto disso tudo no quanto esse consumidor ou cliente estaria disposto a pagar a mais por ela.

Nesse post, vamos apresentar as principais metodologias usadas para perguntar sobre preço ao consumidor durante uma pesquisa de preço, além de formas fáceis e acessíveis de aplicá-las. Confira!

Pesquisa de mercado: quais perguntas fazer em uma pesquisa de preço?

1. Estudo Conjoint

O estudo Conjoint permite que as empresas entendam como os consumidores fazem escolhas e qual é a relevância do preço nessa decisão.

A metodologia de pequisa de mercado e marketing é baseada em avaliar como os consumidores valorizam cada característica ou função que compõem um produto ou serviço.

Para isso, a pesquisa de preço deve conter situações hipotéticas com diversas combinações de produtos possíveis, cada um com uma característica em destaque.

Dessa forma, é possível entender a fundo qual é o valor que o consumidor atribuí para cada uma das características avaliadas, permitindo desenvolver uma estratégia de preço que não prejudique nem a percepção de valor de produto e nem a receita da empresa.

Existe também uma variação dessa metodologia chamada Brand Price Trade-Off.

Nela, o impacto da variação de preço na percepção de valor de uma marca é avaliado.

Nesse caso, cenários hipotéticos também são criados na pesquisa de preço.

Porém, ao invés de testar o valor atribuído à características do produto, a técnica é usada para avaliar a percepção de valor de uma marca em relação à concorrência (de um mesmo produto), permitindo formar uma estratégia de preço.

2. Price Sensitivity Meter (PSM)

Também conhecida como Van Westendorp Price Sensitivity Monitor, a metodologia PSM para pesquisa de preço consiste numa combinação de perguntas desenhadas para avaliar qual é o preço mínimo e o preço máximo que o consumidor está desposto a pagar por um determinado produto ou serviço.

A metodologia PSM é geralmente usada para determinar qual é a melhor estratégia de preço a ser seguida por um produto ou serviço novo que vai entrar no mercado.

 

A partir das respostas da pesquisa, é possível desenhar um gráfico de preço e demanda, que permite a visualização do preço ideal (Optimal Price Point) de um produto ou serviço e a faixa de preço aceitável pelo público alvo.

3. Técnica de Gabor Granger

A técnica de Gabor Grander para pesquisa de mercado possibilita a compreensão da elasticidade de preço para um produto ou serviço específico a partir de uma análise de demanda em relação a preços diversos.

A metodologia também é conhecida como pesquisa de preço direta, já que, na prática, consiste em perguntar para o público alvo se ele compraria um produto a um preço específico.

Novas perguntas são formuladas com uma variação de preço referente ao mesmo produto e, assim, a combinação das respostas permite entender qual é o preço ideal para esse produto ou serviço.

Qual é a melhor forma de aplicar uma pesquisa para avaliar preço?

Independente da metodologia escolhida para desenhar o questionário, a maneira mais eficiente de se aplicar uma pesquisa de mercado é por meio de uma plataforma de pesquisa automatizada, que permite a coleta dos resultados de forma rápida e precisa para determinar sua estratégia de preço.

A plataforma Miners Compass, por exemplo, oferece uma solução completa em pesquisa digital, garantindo suporte de nosso time técnico em todas as etapas de desenvolvimento do projeto, além de um painel com mais de 400 mil pessoas, a comunidade Meseems, prontos para responder as suas pesquisas.

Gostou?

Cadastre-se na plataforma e faça sua primeira pesquisa!

Se preferir, peça uma demonstração gratuita de uso e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações