Como fazer uma pesquisa de mercado online? Descubra em 5 passos

As pesquisas de mercado são ferramentas importantes para compreender todo o ecossistema em que o seu negócio está inserido: comportamento do consumidor, satisfação dos clientes, força da marca, concorrência, satisfação dos colaboradores etc.

Graças aos avanços tecnológicos e ao maior acesso à Internet, já é perfeitamente possível realizar esse tipo de pesquisa de forma totalmente online. Hoje, você pode recorrer a uma plataforma de pesquisa automatizada e desenvolver o seu estudo com agilidade, praticidade e segurança.

Pensando nisso, elaboramos aqui um passo a passo de como fazer uma pesquisa de mercado online. Confira e saiba como utilizar esse recurso da melhor forma!

Como fazer uma pesquisa de mercado online em 5 passos

Passo 1 – Definição do problema

Toda pesquisa gira em torno de um problema a ser investigado. Portanto, o primeiro passo de como fazer uma pesquisa de mercado online é determinar qual é esse problema.

No caso do seu estudo de mercado, a pergunta que vai nortear os trabalhos da pesquisa pode ser a seguinte:

  • O que é prioridade para os meus clientes na hora de escolher um produto: preço ou qualidade?

Se você identificar mais de um problema, é aconselhável que você faça outra pesquisa de mercado. Isso porque muitos problemas em uma única pesquisa pode representar prejuízos ao resultado final.

Passo 2 – Definição do público-alvo e universo da amostra

Após definir o problema a ser investigado, é preciso deixar claro para quem a pesquisa será direcionada. Ou seja: quem vai responder ao seu questionário?

No caso do exemplo citado no tópico anterior, o público-alvo da pesquisa são os clientes. Mas poderia ser os concorrentes, os fornecedores ou até mesmo os colaboradores.

O universo da sua pesquisa é o grupo que a sua pesquisa quer representar. Por exemplo:

  • Consumidores de classe AB
  • Jovens de 18 a 25 anos
  • Moradores do Sudeste brasileiro
  • Mulheres acima de 30 anos

Já a amostra é a quantidade de pessoas escolhidas para representar o universo determinado a responder à sua pesquisa.

Veja mais: Entenda o que é universo e amostra da pesquisa de mercado

Passo 3 – Escolha a sua plataforma de pesquisa online

Uma pesquisa online pode ser feita de diferentes formas. É possível, por exemplo, utilizar um banco de dados com os e-mails dos respondentes que compõem a sua amostra ou incorporar os questionários às redes sociais e ao website da sua empresa.

Mas, que tal utilizar uma ferramenta de pesquisa de mercado específica para isso? A MindMiners possui uma plataforma de pesquisa automatizada que será muito útil para a sua pesquisa de mercado, proporcionando agilidade e total segurança na obtenção de respostas a um custo acessível.

Saiba mais sobre o funcionamento da nossa plataforma:

INSERIR VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=N0ru8LPExj0

Passo 4 – Elabore o questionário

Não há pesquisa sem perguntas, não é mesmo? Portanto, o próximo passo de como fazer uma pesquisa de mercado online é a elaboração do questionário que será aplicado aos respondentes escolhidos na sua amostra.

A criação do questionário é a parte mais importante da criação da pesquisa. É fundamental estudar a melhor forma de questionar os respondentes, um processo que exige muita dedicação e planejamento.

Na plataforma de pesquisa da MindMiners, você tem acesso a mais de 40 formulários prontos, com necessidade mínima de ajustes.

Você pode optar por fazer uma pesquisa com perguntas quantitativas (fechadas) ou qualitativas (abertas).

No caso do exemplo citado no Passo 1, você pode, por exemplo, quantificar os clientes que priorizam o preço e os que priorizam a qualidade. Além disso, é possível também pedir para que eles justifiquem a resposta (preço ou qualidade) por meio de uma questão aberta.

Saiba mais: Pesquisa quantitativa e qualitativa: qual é a melhor opção?

Passo 5 – Analise os dados

Depois que você obter as respostas, o que fazer? Bom, essa talvez seja a parte mais delicada da sua pesquisa.

A análise dos dados coletados é o que vai  permitir que você chegue à conclusão do seu estudo. Lembra da pergunta que você fez lá no primeiro passo? Pois chegou a hora de respondê-la.

Se você optar por utilizar a nossa plataforma, você terá acesso a relatórios que são gerados automaticamente, com gráficos e tabelas que ajudarão você a converter os dados coletados em informações relevantes para o seu negócio.

Se, no final, você conseguir solucionar o problema do Passo 1, é porque a sua pesquisa de mercado foi realizada com sucesso. Caso contrário, talvez seja necessário rever alguma das etapas anteriores e conferir se não há nada de errado.

Ficou claro quais são os 5 passos de como fazer uma pesquisa de mercado online? Então, mãos à obra!

Cadastre-se agora em nossa plataforma: Criar uma Conta Grátis.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações