O que é pesquisa Ad Hoc? Entenda como funciona e quando usar

O que é Pesquisa Ad Hoc

O termo “Ad Hoc” vem da língua latina e significa “para isso” ou “para este efeito”.

Dentro do mundo da pesquisa de mercado, é fácil entender o que é uma pesquisa Ad Hoc.

Pequisa Ad Hoc é uma pesquisa personalizada, estruturada para atender necessidades específicas de um cliente. São pesquisas mais complexas de serem realizadas, já que não contam com uma metodologia pré-definida, e por isso precisam ser construídas por profissionais da área, acostumados com a análise Ad Hoc, especialmente para aquela dor do cliente.

Esse tipo de trabalho é chamado de Ad Hoc Marketing. Profissionais de marketing geralmente contratam pesquisas Ad Hoc para resolver problemas pontuais relacionados ao seu produto ou sua marca, que podem ser solucionados por uma coleta de dados (e amostra) única.

Agora que você entendeu o que é pesquisa Ad Hoc, veja quando ele deve ser usada.

Em quais situações uma pesquisa Ad Hoc pode ser usada?

A pesquisa Ad Hoc pode resolver diversos problemas relacionados a área de marketing de uma empresa.

Um problema bem comum que pode ser solucionado com base numa pesquisa Ad Hoc é uma queda nas vendas de algum produto específico. Isso pode acontecer por uma variedade de motivos, e só vai ser possível de fato resolver a questão se você souber qual deles é o motivo principal.

Outro uso comum da pesquisa Ad Hoc é para testar conceitos de produto antes do lançamento. Nesse caso, o questionário é criado para testar aspectos específicos do novo produto (design, embalagem, nome, funcionalidades) com potenciais consumidores.

Essas informações permitem aprimorar o produto antes mesmo dele entrar no mercado, evitando, assim, possíveis rejeições.

Passo a passo de uma pesquisa Ad Hoc

Passo 1 – Objetivo da pesquisa

Qual o propósito da sua pesquisa? O que você pretende descobrir?

Passo 2 – Público-alvo da pesquisa

Quem vai responder a sua pesquisa? Isso deve ser definido com base nos objetivos da pesquisa e a partir de características sócio demográficas ou comportamentais.

Passo 3 – Amostra da pesquisa

O universo significa o a população total existente que tem as características do seu público alvo. E na maioria dos casos, é praticamente impossível entrevistar um universo populacional inteiro, e por isso que definimos uma amostra. A amostra são pessoas que vão de fato responder a pesquisa, representando o universo todo.

Passo 4 – Elaboração do questionário

Essa é a etapa mais importante de uma pesquisa de mercado, já que um erro pequeno no questionário pode vir a comprometer completamente a validade dos resultados.

Por isso, a regra básica é que o questionário funcione como um funil, começando com perguntas mais genéricas e se tornando cada vez mais específicas.

Passo 5 – Aplicação do questionário

Existem algumas formas de aplicar um questionário de pesquisa de mercado Ad Hoc. E as principais formas são a pesquisa tradicional (coleta face a face ou por telefone) e a pesquisa digital (coleta feita por meio de uma plataforma de pesquisa automatizada).

Passo 6 – Análise dos resultados

A análise dos resultados consiste no cruzamento de informações, construção de tabelas, compilação de gráficos, etc.

Na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, a apresentação dos resultados conta com gráficos e uma série de filtros que ajudam a fazer suas análises e gerar insights com mais facilidade.

Entendeu o que é uma pesquisa Ad Hoc? Está pronto para começar o seu projeto de pesquisa de mercado Ad Hoc? Com a MindMiners, você consegue realizar projetos de pesquisa personalizados, acompanhar os resultados em tempo real e ter acesso a relatórios automáticos.

A coleta digital otimiza o seu tempo, garantindo resultados ágeis e confiáveis.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações