O que é margem de erro e nível de confiança: entenda cada um dos conceitos

o que é margem de erro e nível de confiança

Os termos margem de erro e nível de confiança são bem comuns.

Apesar de ouvirmos falar deles toda hora, em pesquisas eleitorais, por exemplo, será que entendemos realmente o que é margem de erro e nível de confiança?

Nesse post, vamos explicar esses dois índices estatísticos de forma bem simples, para que você entenda a importância que possuem para a leitura de uma pesquisa de mercado.

Confira e saiba claramente o que é margem de erro e nível de confiança!

O que é margem de erro?

É praticamente impossível ouvir todas as pessoas dentro de um perfil.

Por isso, para realizar pesquisas, é necessário desenhar uma amostra de pessoas que representem o universo a ser explorado.

Essas pessoas podem ser classificadas com base em dados demográficos ou comportamentais, dependendo do objetivo da pesquisa.

A opinião das pessoas que compõem a amostra vai representar a opinião de todas as pessoas que fazem parte do universo que está sendo pesquisado.

É fácil entender o que é margem de erro:

A margem de erro é o índice que estima a máxima de erro dos resultados da pesquisa com base na amostra selecionada.

Como interpretar a margem de erro de uma pesquisa?

Por exemplo, se a margem de erro de uma pesquisa é de 3%, isso significa que se 50% dos entrevistados fizeram uma afirmação, você deve considerar que esse número, na verdade, pode oscilar entre 47% e 53%.

Quanto maior o índice de margem de erro, menos precisos são os resultados da pesquisa.

Para diminuir a margem de erro é preciso aumentar o tamanho da amostra.

No entanto, é importante lembrar que nem sempre é necessário ter uma margem de erro tão baixa, tudo depende do objetivo e do contexto da pesquisa.

E o que é nível de confiança?

O índice de nível de confiança está ligado diretamente com a margem de erro.

Ele representa a probabilidade de uma pesquisa ter os mesmos resultados se for aplicada com um outro grupo de pessoas, dentro do mesmo perfil de amostra e com a mesma margem de erro.

Por exemplo, se o nível de confiança de uma pesquisa é de 98%, isso significa que, se ela for aplicada 100 vezes, ela daria resultados dentro da margem de erro em 98 casos.

Agora que você já sabe o que é margem de erro e nível de confiança, quer saber mais sobre definição de amostra de pesquisa?

Leia esse outro post do nosso blog!

Já quer começar a falar com o seu público-alvo e ter informações para traçar os melhores planejamentos estratégicos para seu negócio?

Experimente nossa plataforma de pesquisa automatizada, o Miners Compass.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações