Como medir o crescimento da sua empresa com a métrica estrela do norte (north star)?

Como medir o crescimento da sua empresa com a métrica estrela do norte (north star)?

Empresas são como organismos vivos e, assim como as pessoas, precisam estar saudáveis para crescer. Uma empresa saudável é aquela que cresce e que, no processo, melhora a vida de clientes, funcionários e parceiros de alguma forma. Uma empresa não saudável, ao contrário, não consegue manter um ritmo de crescimento e nem agradar clientes, funcionários e outros parceiros. Conhecer a saúde da empresa é de fundamental importância para entender o atual momento e futuro. A métrica que melhor traz o indicativo de saúde é a estrela do norte (north star metric).

Para entender como as empresas mensuram a performance de seus negócios, a MindMiners realizou uma pesquisa com 75 profissionais de marketing mapeados base de respondentes MeSeems entre os dias 07 e 08 de Fevereiro. Quando questionados sobre a mensuração da métrica estrela do norte, 58,7% dos profissionais alegaram não conhecê-la.

O que é a métrica estrela do norte?

A métrica estrela do norte é uma única medida que melhor descreve a entrega de valor de uma empresa. Em um e-commerce, por exemplo, esta métrica pode ser o número de pedidos de compra, por melhor representar o valor que o negócio entrega. Em uma plataforma de registro de tarefas (to-do list), por exemplo, pode ser o número de tarefas concluídas, pois a plataforma ajuda as pessoas a serem mais produtivas.

Os dados de nossa pesquisa mostram que, mesmo não conhecendo a métrica estrela do norte, 60% dos profissionais entrevistados responderam que conseguem apontar qual é esta métrica nas empresas onde trabalham, inclusive as métricas mais citadas em nossa pesquisa foram CAC e Taxa de Conversão. Entender a métrica estrela do norte, no entanto, torna possível mensurar, com precisão, se a empresa está entregando o que ela se propõe, seu valor de marca. Qual é a competitividade de seu produto?

Como medir a métrica estrela do norte na sua empresa?

Cada organização possui um propósito, um motivo para existir. Esse motivo está na proposta de valor que é percebida pelos consumidores, funcionários e todas as pessoas que se relacionam com a empresa. A métrica estrela do norte é uma que está diretamente relacionada a essa proposta de valor. Em negócios como e-commerce essa métrica é mais facilmente identificável, mas em plataformas de software como serviço (SaaS), agências de publicidade, consultorias ou marketplaces, ela pode não estar tão clara. A métrica estrela do norte também não é necessariamente a taxa de conversão ou o retorno sobre o investimento (ROI), dado que estas métricas não se associam diretamente a entrega de valor para o consumidor. A métrica estrela do norte é aquela que quantifica a proposta de valor. Essa métrica pode variar, mesmo em empresas que atuam no mesmo segmento.

O Medium, uma plataforma de publicação de conteúdo, por exemplo, considera tempo de leitura a sua métrica estrela do norte. Aproveitando, você já leu nossa página sobre tecnologia no Medium? O AirBnB, plataforma de aluguel de residências, entende que o número de dias de aluguel dos imóveis melhor representa o valor que a plataforma entrega. Já a rede social Facebook, tem como sua métrica estrela do norte o número de usuários ativos no mês (monthly active users, ou MAU).

Como determinar a métrica estrela do norte na sua empresa?

Embora não haja uma métrica que capture as propostas de valor de todos os negócios, é possível determinar esta métrica para a sua empresa respondendo a estas questões:

• Qual é a proposta de valor do que a sua empresa entrega?
• Qual o momento em que os consumidores entram em contato com a proposta de valor?
• Qual é a missão da sua empresa?

Olhar para dentro de sua empresa é importante, entender como se quer posicionar seus valores e produtos. Em nossa plataforma de pesquisa automatizada, Miners Compass, trabalhamos com diversos questionários prontos para uso, uma das áreas de atuação é o lançamento e saúde de produto/marca.

Com estes questionários é possível realizar perguntas para compreender, qual é seu diferencial e valor agregado, conversando com consumidores reais de sua marca. Peça ajuda para seus consumidores, para tomar ações com base em insights reais. Nós falamos disso em outro artigo, clique aqui!

Além destas questões, é importante evitar as chamadas métricas de vaidade: números que não são acionáveis: número de curtidas ou taxa de abertura de e-mails. Essas métricas, embora demonstrem engajamento por parte de consumidores e potenciais consumidores, não os colocam em contato com a proposta de valor do produto. Ao ver uma métrica como esta, pergunte-se “E agora?”. Se uma ação a ser tomada sobre a métrica coletada não for clara, ela possivelmente é uma métrica de vaidade e, portanto, não é a métrica estrela do norte. Isso não quer dizer que não recomendamos medir métricas como número de curtidas e taxa de abertura de e-mail, somente não ter esse olhar de valor de produto por trás destas métricas.

A estrela do norte é a métrica que tornará clara a saúde da empresa e consequentemente seu crescimento. Medí-la é importante para mensurar o sucesso da sua organização.

Quer conhecer mais sobre métricas? Baixe nosso ebook de métricas para marketing e conheça as principais métricas do mercado.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar