Margem de erro e nível de confiança: entenda cada um dos conceitos

Os termos margem de erro e nível de confiança são bem comuns. Apesar de ouvirmos falar deles toda hora, em pesquisas eleitorais, por exemplo, será que entendemos realmente o que eles significam?

Nesse post, vamos explicar esses dois índices estatísticos de forma bem simples, para que você entenda a importância que possuem para a leitura de uma pesquisa de mercado. Confira!

O que é margem de erro?

É praticamente impossível ouvir todas as pessoas dentro de um perfil. Por isso, para realizar pesquisas, é necessário desenhar uma amostra de pessoas que representem o universo a ser explorado. Essas pessoas podem ser classificadas com base em dados demográficos ou comportamentais, dependendo do objetivo da pesquisa. A opinião das pessoas que compõem a amostra vai representar a opinião de todas as pessoas que fazem parte do universo que está sendo pesquisado. A margem de erro é o índice que estima a máxima de erro dos resultados da pesquisa com base na amostra selecionada.

Como interpretar a margem de erro de uma pesquisa?

Por exemplo, se a margem de erro de uma pesquisa é de 3%, isso significa que se 50% dos entrevistados fizeram uma afirmação, você deve considerar que esse número, na verdade, pode oscilar entre 47% e 53%.

Quanto maior o índice de margem de erro, menos precisos são os resultados da pesquisa. Para diminuir a margem de erro é preciso aumentar o tamanho da amostra. No entanto, é importante lembrar que nem sempre é necessário ter uma margem de erro tão baixa, tudo depende do objetivo e do contexto da pesquisa.

E o que é nível de confiança?

O índice de nível de confiança está ligado diretamente com a margem de erro. Ele representa a probabilidade de uma pesquisa ter os mesmos resultados se for aplicada com um outro grupo de pessoas, dentro do mesmo perfil de amostra e com a mesma margem de erro.

Por exemplo, se o nível de confiança de uma pesquisa é de 98%, isso significa que, se ela for aplicada 100 vezes, ela daria resultados dentro da margem de erro em 98 casos.

Quer saber mais sobre definição de amostra de pesquisa? Leia esse outro post do nosso blog!

Já quer começar a falar com o seu público-alvo? Experimente nossa plataforma de pesquisa automatizada, o Miners Compass.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar