O que é funil de consumo e como este modelo de análise pode ajudar sua empresa?

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de um modelo de negócio é compreender a eficiência da marca em estimular a experimentação e consumo de produtos. Uma das melhores ferramentas para realização deste processo é o funil de consumo. Neste artigo vamos explicar o que é funil de consumo e mostrar, com exemplos práticos, como essa ferramenta pode ser aplicada para ajudar na tomada de decisão estratégica. Vamos lá?

O que é funil de consumo?

O funil de consumo é um grupo de perguntas, que se referem às etapas de consumo que um consumidor passa até se tornar fiel ou um cliente recorrente a uma marca. Trabalhando com algumas frentes: Conhecimento da marca, Consideração pela marca, Experiência anterior, Frequência de consumo e Preferência de marca.

Por meio da pesquisa de marketing digital, você pode desenhar o funil de consumo e suas perguntas de maneira ágil e prática. A pesquisa de marketing é a ação de coletar, analisar e utilizar informações sobre seu mercado de atuação ou produto em estudo, conseguindo tomar decisões com maior assertividade e atender as demandas e desejos de seus consumidores. O funil de consumo em uma pesquisa de marketing segue os pontos abaixo:

CONHECIMENTO DE MARCA

Quantidade de respondentes que indicam conhecer a marca. Antes de um lead ou respondente virar seu cliente e entrar no funil, é preciso conhecer a marca que estamos pesquisando. É aqui que o funil de consumo começa. 

Se você está com problemas nesta etapa busque trabalhar com investimento em mídia, aprimoramento de SEO, campanhas de comunicação e marketing, e realizar uma pesquisa de saúde e lembrança de marca.

CONSIDERAÇÃO DA MARCA

Quantidade de consumidores que conhecem a marca e a consideram no momento da compra. Após os leads ou responderem que conhecem sua marca, vamos entender quantos deles e qual o interesse em comprar aquele produto ou marca. Neste momento o branding é muito importante, trazendo confiança entre consumidores e marcas, pense em utilizar de e-mail marketing, newsletter, experimentações grátis, entre outras técnicas para aprimorar seu relacionamento com o lead.

EXPERIÊNCIA ANTERIOR 

Quantidade de consumidores que conhecem a marca e já a consumiram alguma vez. É importante diferenciar quem são somente conhecedores da marca e quem são os consumidores da marca.

Respondentes que já experimentaram sua marca estão mais aptos a dar exemplos e experiências práticas.

FREQUÊNCIA DE CONSUMO

Quantidade de consumidores que indicaram a marca como a que consomem com mais frequência.

PREFERÊNCIA DE MARCA

Quantidade de consumidores que indicaram a marca como a que preferem consumir. A preferência por uma marca é situada fora do funil de consumo, pois embora seja indicada como a marca preferida, não necessariamente é aquela mais consumida.

Mas, qual o diferencial de uma pesquisa de Funil de Consumo?

Junto com as perguntas que mensuram a eficiência em estimulo de consumo de determinada marca, o funil de consumo trabalha com taxas de conversão. Indicando quanto de cada estágio de consumo é convertido para o estágio seguinte (um nível) ou para dois estágios seguintes (dois níveis). Por exemplo, uma conversão de dois níveis indicaria a porcentagem de pessoas que conhecem uma determinada marca e já a consumiram alguma vez.

O funil de consumo permite visualizar de maneira simples um processo que é considerado complexo, a decisão de compra. É caracterizado como um funil pelo seu formato e etapas, começando com uma abertura mais larga para todos os tipos de leads e possíveis clientes entrarem no funil, neste primeiro momento utilizamos uma pergunta de conhecimento da marca. Seguindo por diversas etapas no funil, onde o número de clientes e leads vai diminuindo, e por ventura, o funil em si diminui sua largura também.

O Funil de Consumo pode ser utilizado no planejamento de campanhas de marketing, aceleração e auxilio em áreas de venda, gestão de clientes (CRM) e compreensão de “gargalos” no funil, ou seja, etapas que existe uma grande perda de leads.

Um relatório comparativo de sua categoria, que apresenta um funil de consumo.

O Miners Monitor é um estudo comparativo de performance de marca em um segmento de mercado específico, são diversas pesquisas realizadas junto ao nosso painel proprietário, o MeSeems, ao longo de 2017 e 2018 para investigar a performance das principais empresas de diversos segmentos, possibilitando comparações entre trimestres. Ao construir esse modelo, a MindMiners buscou metodologias comumente adotadas no setor de pesquisa de mercado em nível global, assim avaliando e comparando a satisfação de clientes reais e o desempenho das principais marcas dos segmentos:

  1. Bancos de varejo;
  1. Cartões de crédito;
  1.  Supermercados;
  1. Fastfood. 
  1. E-commerce
  1. Seguro de Automóvel
  1. Varejo de Moda

Por que comparar seu desempenho com a concorrência? 

Ao realizar uma pesquisa de satisfação do cliente ou mensurar seu funil de consumo, é questionável entender o que pode ser considerado como uma boa nota ou taxa de conversão entre níveis. Por este motivo, e para facilitar a vida de muitos profissionais de comunicação, a MindMiners está monitorando e coletando dados sobre o NPS, funil de consumo e índice de satisfação do cliente em diversas indústrias. Com estes resultados apresentamos o Miners Monitor, um relatório de fácil compreensão e com informações ricas sobre a sua marca e de concorrentes.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações