Como definir o público para sua empresa de cursos livres? Veja dicas

Se você está começando a sua empresa de cursos livres já deve ter notado que não é tão fácil e nem tão difícil quanto parece.

Apesar de demandar certo esforço, para montar seu negócio basta seguir passos simples como planejar, criar e divulgar.

E logo na primeira etapa é quando vemos a maioria dos empreendedores travados, pois é preciso descobrir e escolher o público alvo que sua empresa irá focar.

Nesse post vamos dar algumas dicas sobre como definir o público alvo da sua empresa de curso livre, mas antes, vamos deixar claro o que é um curso livre.

O que é um curso livre?

Quando mencionamos “cursos livres” é comum que muitas pessoas pensem em cursos gratuitos, quando na verdade eles são cursos de especialização mais pontuais.

Os cursos livres são muito conhecidos por possuírem um foco único, com objetivo de profissionalizar e qualificar o indivíduo para determinada área.

Além disso, apesar de cada instituição determinar suas regras, em maioria não é exigido determinado grau de escolaridade.

Em resumo, um curso livre não precisa obrigatoriamente emitir certificado comprovado pelo MEC, já que seu sistema de ensino é baseado em questões de aperfeiçoamento e não educação.

Exatamente por esta característica, muitos empreendedores criam uma empresa de cursos livres, afinal, ela acaba se tornando mais acessível e menos burocrática.

Agora que você já sabe o que é um curso livre, sem dúvidas, vamos ver as dicas para definir o público alvo e não errar na hora de captar alunos.

3 dicas para definir o público alvo do seu curso livre

Conheça seus objetivos

Pode parecer óbvio, mas é sempre importante entender qual o objetivo do seu curso livre. Por exemplo, ele pode ser uma estratégia de um curso de inglês para angariar interessados em outro curso de longa duração.

Ou, poderia ser por exemplo um curso de uma consultoria empresarial sobre liderança, que tem como objetivo na verdade alcançar no final esses líderes para oferecer seus serviços de consultoria.

Essa etapa é determinante para o sucesso do seu curso livre. Tudo ok aqui? Vamos para a próxima dica.

Faça pesquisas com seu público potencial

Já tem uma ideia de quem seriam as pessoas que deseja atingir? Ótimo, está na hora de validar se elas realmente tem interesse no seu produto ou serviço.

Para isso, deve-se ter muito cuidado para criar uma boa pesquisa que vá de fato te dar dados e base para tomar uma decisão.

Definir a amostra da pesquisa, a metodologia que será aplicada, os objetivos e a forma de coleta de dados será importante para o sucesso da sua pesquisa.

Crie personas

Para definir seu público você precisa ir muito além de dominar seu tema, você precisa entender para quem e porque ele é útil para as pessoas. Esta tarefa também pode ser denominada como criar personas.

Personas são a representação do seu público ideal, lembre-se de trabalhar o plural nesta etapa. Afinal, não existe apenas um perfil de comprador e sim vários. Categorize de 2 a 4 personas pelo menos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, criar as personas não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, a criação delas decorre de muito trabalho de pesquisa e análise. Este trabalho deve ser iniciado antes da divulgação, assim você impactará os indivíduos dentro das suas categorias de persona.

Definir corretamente o seu público, pode ser a diferença entre sucesso ou fracasso.

Seja na hora de divulgar ou criar um conteúdo que seja rico e informativo.

Um público definido de maneira incorreta pode resultar em uma enorme perda de investimento, pois aqueles que foram atingidos pela sua publicidade jamais se tornarão de fatos seus clientes, visto que não possuem nenhuma afinidade com seu negócio.

Por isso, dependendo do tamanho do orçamento destinado para a criação desses cursos livres, pode valer a pena contratar uma consultoria especializada em pesquisa de mercado.

Esse post foi escrito pela Eadbox, uma plataforma online de LMS para hospedar cursos online e gerenciar alunos, relatórios e aulas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações