Como fazer uma pesquisa de marketing passo a passo

Começando com pesquisa de marketing 

Profissionais de pesquisa de marketing devem trabalhar com dados e fatos. Conhecer o mercado, o consumidor e seu comportamento, além de obter essas informações de uma fonte confiável e sempre atualizadas, é fundamental para a correta tomada de decisões estratégicas e táticas. Com isso em mente, muitos profissionais de comunicação veem essa coleta de dados e a realização de uma pesquisa como um processo longo e que existe altos investimentos financeiros. Hoje já existem soluções de bom custo-benefício que trabalham de maneira automatizada e prática. É o caso da plataforma de pesquisa automatizada Miners Compass,

Nesta postagem, vamos mostrar como fazer uma pesquisa de marketing passo a passo e sua importância para um bom planejamento de comunicação. Além disso, apontaremos uma alternativa que pode fazer pesquisa caber no bolso de sua empresa, transformando-se em um investimento na medida certa para trazer os melhores resultados.

Começando do básico: pesquisa de marketing é a ação de coletar, analisar e utilizar informações sobre o um mercado de atuação, um serviço ou produto ofertado; conseguindo tomar decisões com maior assertividade e atender as demandas e desejos de seus consumidores. As informações coletadas para uma pesquisa de marketing funcionam como base para desenvolvimento de ações, relatórios e são ótimos para a geração de leads. O artigo que você está lendo é um resumo de alguns pontos presentes em nosso e-book: Como começar em pesquisa de marketing.

Vamos lá? Boa leitura!

Como fazer uma pesquisa de marketing passo a passo

De forma resumida, o planejamento e a criação de uma pesquisa de marketing envolve seis passos principais:

  • Definição do problema da pesquisa;
  • Definição dos objetivos;
  • Escolha o método de coleta;
  • Determinar desenho da amostra;
  • Estruturação do questionário;

1. Como definir o problema da pesquisa

Lembre-se que a missão de sua pesquisa é ajudar na tomada de decisões de marketing. Portanto, tenha em mente exatamente o que você precisa esclarecer na hora de definir o problema.

Uma maneira prática de determinar o problema de uma pesquisa é encará-lo como uma pergunta que precisa solucionar as seguintes indagações:

  • Qual é a dúvida que se quer esclarecer?
  • Qual a natureza da informação desejada?
  • Qual o alcance do estudo?

 pesquisa de marketing pode ser utilizada, por exemplo, no lançamento de produtos. Neste contexto, um problema de pesquisa poderia ser: “Existe um mercado, ainda não explorado, para compra de produtos X?”Um segundo exemplo seria: “O tráfego orgânico do meu e-commerce está muito baixo”.

2. Como definir o objetivo da pesquisa

O objetivo da pesquisa deve ser mais claro sobre quais informações precisam ser encontradas, indicando quais perguntas específicas são importantes para responder o problema. Lembre-se de sempre relacionar as próximas etapas ao objetivo definido, conseguindo ter uma maior relevância em suas análises e tarefas.

Para isso, o objetivo da pesquisa pode ser dividido em objetivo principal e objetivos secundários.

O objetivo principal visa dar foco a pesquisa e um direcionamento mais amplo, evitando-se que os pesquisadores saiam do rumo e avancem por áreas que não interessam à solução do problema. O objetivo principal de sua pesquisa de marketing existe para buscar responder o problema proposto no primeiro ponto.

Já os objetivos secundários são mais específicos e poderão ajudar, mais adiante, a definir questionário e roteiros de entrevista (conforme a metodologia de pesquisa escolhida):

  • Determinar a idade, renda, gênero, estado civil e região da cidade onde moram os consumidores do produto X
  • Levantar quais veículos de comunicação são mais usados por esses consumidores, tais como revistas, jornais, blogs, portais na internet, canais de TV.
  • Identificar que outros produtos complementares os consumidores do produto X costumam comprar em conjunto com ele (ou não)
  • Verificar motivos e desejos de compras

3. Definir método coleta

As informações para sua pesquisa de marketing serão coletadas em várias plataformas e modelos distintos. Não se deve trabalhar somente com informações de fonte interna, como reports, CRM, vendas, etc. Os consumidores e a dinâmica do seu negócio estão em constante mudança. Por isso, sempre busquem informações externas ou secundárias.

Existe uma variedade de métodos de coleta, tais como:

  • Desk Research, onde o trabalho consiste em buscar e organizar informações já existentes, como relatórios de associações, governo, informações internas de sua empresa. 
  • Realização de pesquisas digitais com modelos quantitativos e de maneira totalmente automatizada.
  • Realização de um Focus Group, onde busca-se um grupo de pessoas com características demográficas ou comportamentais parecidas, e apresentar um conceito ou produto para esse determinado grupo de maneira presencial. Buscando observar reações e discussões entre os participantes.
  • Por meio de observação, trabalhando diretamente no campo. Usando uma metodologia etnográfica.

Toda essa sequência de passos parece complicada? Você quer saber como fazer uma pesquisa de marketing com agilidade e a um custo acessível?

Pesquisas automatizadas estão sendo muito usadas por empresas de todos os portes e são ideais para quem precisa fazer pesquisas quantitativas, com o objetivo de auxiliar na rápida tomada de suas decisões de marketing.

Veja nesta postagem porque escolher nossa plataforma de pesquisa automatizada. E, se ao final da leitura ainda não estiver convencido, vale a pena conferir também este post: Contratar um serviço de pesquisa de mercado ou utilizar plataformas automatizadas?

Ficou interessado e quer saber mais das outras etapas que compõe uma pesquisa? Baixe nosso e-book abaixo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz