Marketing Digital – O que ele pode fazer pelo seu negócio?

É fato que a forma de se comunicar com seus clientes mudou. Não existe mais aquela comunicação unilateral, em que só o anunciante falava. Agora o consumidor é atraído pela marca que lhe dá espaço para “falar”. Nesse cenário, o marketing digital ganhou espaço e se tornou um grande aliado.

O marketing digital surge nos anos 90, inicialmente apenas como uma mera nomenclatura para definir publicidade na internet que começava a nascer. Na década seguinte, no entanto, o conceito ganha força e também novos recursos. Atualmente, e segundo previsões que se mantem para os próximos anos, o marketing digital é essencial para qualquer empresa que busca crescer e se aproximar de seus clientes e/ou consumidores.

Mas, o que é marketing digital mesmo? Em uma rápida definição podemos entender o marketing digital como o conjunto de atividades que uma empresa desenvolve no ambiente online com o objetivo de consolidar a imagem da marca, atrair novos clientes e construir relacionamento. Dentre as muitas estratégias que compõe esse universo estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Neste artigo vamos tratar do marketing digital de uma forma mais ampla, explorando suas soluções e vantagens. Preparado? 

Soluções do marketing digital

O trabalho proposto por especialistas em marketing digital tem o objetivo principal de resolver problemas de empresa que enfrentam:

– Dificuldade para desenvolver e testar seus produtos ou serviços;

– Estão com baixo resultados de vendas;

– Não conseguem criar boas campanhas de marketing;

– Não emplacam sua marca;

– Baixa satisfação dos clientes;

– Pouco engajamento em seus conteúdos ou campanhas.

Se sua empresa enfrenta alguma dessas dificuldades para ganhar espaço no mercado digital, marketing digital é o melhor investimento para sua empresa, seja por meio da contratação de uma empresa especializada ou estruturando uma área para isso internamente.

Vantagens do Marketing Digital

Listamos a seguir algumas das vantagens do marketing digital para mostrar o quanto ele tem a oferecer a sua empresa.

1 – Transmitir uma mensagem – conversar com seu cliente será possível. Não deixar dúvidas sobre seu produto ou serviço é uma das formas de se destacar no mundo digital.

2 –Grande alcance – não existem fronteiras para divulgar sua empresa na internet. Suas campanhas podem percorrer o mundo todo para chegar exatamente até seus reais e potenciais consumidores.

3 – Informações do cliente – a cada ação de marketing realizada para captar clientes, mais informações você poderá reunir a seu respeito. 

4 – Público-alvo – aqui está um dos grandes segredos do sucesso do marketing digital: poder traçar perfis bastante assertivos de seus clientes antes de estruturar e veicular suas campanhas.

5 – Ajustes em tempo real – diferente de campanhas em TV e mídia impressa, por exemplo, no mundo digital você acompanhará tudo de forma quase simultânea. Terá as métricas dos conteúdos publicados e, a partir delas, poderá realizar os ajustes necessários para melhorar seus resultados.

Para conseguir essas vantagens, existem ferramentas do marketing digital específicas para serem exploradas. São elas:

– Blogs – ferramenta que exige pouco investimento financeiro, mas que poderá adotar vários níveis de conteúdo;

– Vídeos – maneira dinâmica de apresentar sua empresa e seus produtos;

– Webinars – um formato que poderá combinar cursos com tutoriais de como usar seu produto;

– Redes sociais – as mais usadas para construir relacionamento entre marcas e pessoas;

– E-mail marketing – estratégia focada na captação clientes;

– SEO – melhora sua posição em sites de busca;

– Mídia play –são os banners ou balões que estão em sites de notícia, por exemplo.

Essas são as mais usadas. Para cada uma delas existe uma estratégia e linguagem mais adequadas a serem exploradas. Por isso, ter uma equipe que saiba desenvolvê-las é fundamental.

Avaliação do processo em marketing digital

O seu investimento em marketing digital precisa ser medido. Para isso, estabelecer metas que possam indicar esse tipo de retorno é fundamental. Existem parâmetros que te ajudarão a avaliar o desenvolvimento.

Por meio deles saberá onde investir mais recursos, ou o que não está funcionando em sua estratégia digital, além de poder calcular todos os custos de suas campanhas.

Diante desse desafio, a pesquisa de mercado (também digital) pode ser uma grande aliada. Por meio de plataformas totalmente automatizadas, como é o caso da Miners Compass, é possível realizar projetos completos de pesquisa junto a consumidores reais para ouvir sua opinião a respeito de uma determinada campanha (pré-teste e/ou pós-teste), ou do conceito de um produto. 

É preciso considerar ainda que, para obter sucesso no ambiente virtual, talvez sua empresa tenha os procedimentos internos integrados. Usando um exemplo de um site de e-commerce, é vital que o controle de estoque  esteja vinculado ao sistema, para que após venda, produto tenha baixa automática.

Associar seus investimentos em marketing digital a uma plataforma automatizada de pesquisa e a um sistema de gestão empresarial ERP será o passo certo para consolidar sua empresa no ambiente online.

Confira mais dicas para o seu negócio no nosso blog e nos conte o que achou nos comentários, até a próxima! 

Este post foi escrito pela equipe da GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a organizar e aumentar as vendas diariamente.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar