Os 5 melhores formatos de conteúdo para aproximar a sua empresa do seu consumidor

A aproximação de marcas com os consumidores é um movimento que se tornou comum nos últimos anos. Um mercado cada vez mais exigente fez com que profissionais de marketing investissem em inúmeros formatos de conteúdo para tentar reduzir a distância existente entre empresa e cliente.

Produzir conteúdo é um dos diferenciais mais interessantes para as marcas, principalmente para se tornar essencial para os consumidores. Esse processo acontece graças à crescente facilidade de acesso à informação.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes em diversos aspectos que fogem às antigas e básicas decisões de preço e qualidade. Hoje, o cliente busca conhecer a identidade da marca por trás daquele produto, de onde vem a matéria prima e até qual o processo de produção de determinado produto.

Construir o relacionamento com os potenciais clientes e renovar o interesse de antigos clientes é fundamental no momento de converter novas vendas.

Por isso, nesse texto você conhecerá alguns pontos importantes para acertar na entrega de conteúdo para os leads e clientes. São eles:

  • Conheça seu cliente;
  • A importância do conteúdo para a captação;
  • Trabalhando vendas e o pós venda;
  • Os 5 melhores formatos de conteúdo.

Conheça muito bem seu cliente

Hoje, a conquista entre marca e consumidor se baseia muito no entendimento da empresa sobre seu público. Então, antes de desenvolver qualquer conteúdo, é fundamental entender o que o cliente quer realmente saber.

Pesquisar é necessário. Seja por meio de questionários, pesquisas de campo ou até conversas diretas com o público, uma boa pesquisa pode validar uma estratégia. E, com as facilidades trazidas pela pesquisa digital, esse processo se tornou ainda mais simples e acessível aos mais diversos perfis de empresas. Conheça aqui algumas vantagens dessa nova forma de fazer pesquisa.

As redes sociais são as maiores plataformas de feedback e relacionamento com os clientes. Por isso, você deve usar muito bem as ferramentas citadas no momento de fazer esses questionamentos.

A importância da produção de conteúdo para a captação de clientes

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos, ele está cada vez mais criterioso antes de gastar dinheiro. Por isso, a produção de conteúdo relevante é, sem dúvidas, a maior chave para que sua empresa consiga vender.

Afinal, educar o potencial cliente ajuda não somente a converter vendas, mas também geram muito menos questões de pós-venda. Além de ficar muito mais fácil torná-lo um cliente fiel.

Outros pontos que a produção de conteúdo favorecem para sua marca são:

  • Criação e estreitamento do relacionamento com o consumidor;
  • Posicionamento de autoridade dentro do seu mercado;
  • Gera visibilidade para a empresa nas redes sociais e;
  • Se bem trabalhado em um blog, melhora o ranqueamento orgânico do site em ferramentas de pesquisa.

A produção de conteúdo digital pelas marcas definiu a forma com que acontece a captação de novos clientes. Essa preocupação garante uma relação mais suave com os clientes.

A importância de informações durante a venda

Durante a venda, quer dizer, quando seu cliente já está em contato com você, a produção de conteúdo deve continuar. Aqui, em geral, as dúvidas dos clientes são aquelas respondidas em conteúdos institucionais. E por isso a importância em gerar esse tipo de informação.

Será que essa empresa realmente consegue resolver problemas parecidos com o meu? Será que outras pessoas já usaram esse produto e tiveram sucesso? Uma dica para passar o máximo de sinceridade nesse momento e estreitar ainda mais os laços são os cases de sucesso em vídeo.

E o pós vendas?

A venda de um produto não pode ser o fim da relação entre consumidor e marca. A partir do momento que uma pessoa se tornou cliente, essa relação deve ser sempre nutrida e relembrada.

Uma marca que se destaca no mercado precisa mostrar que está ao lado do cliente, ajudando sempre que possível e, principalmente, criando conteúdo relevante sobre produtos ou serviços que são do interesse dele.

A interação pós venda deve ser de forma natural para não perder o caráter humanizado. Atualmente, as marcas se tornam amigas dos clientes, pois criam conteúdos que geram engajamento.

Deixamos aqui um ponto de atenção para empresas que trabalham com produtos e/ou serviços complexos. A criação de formatos de conteúdos que abordam ‘’modo de uso’’, ‘’indicações’’ e qualquer detalhe que possa dificultar que seu cliente desfrute com sucesso pelo que pagou, é de suma importância.

Muitos clientes cancelam com empresas ou não voltam a comprar simplesmente por não saberem usar algo que, para o fabricante, é extremamente simples.

Melhores formatos de conteúdo para se comunicar com seu cliente

Como falamos. entender o cliente e tratar da renovação do interesse dele sobre seu negócio é fundamental na construção de marca.

Já mostramos alguns pontos que te ajudam na concepção dessa estratégia. Agora é hora de listar os 5 formatos de conteúdo mais efetivos para conversar com seu público.

1. Matéria impressa

A mídia impressa é com certeza uma das opções que mais gera autoridade para uma marca. Revistas e jornais são meios que levam muita confiança para o público. Produzir uma matéria impressa é algo que deve ser bem estudado anteriormente. Isso, porque essa é a opção com o maior custo dessa lista, por isso ela deve encaixar diretamente com a necessidade do público.

A produção de conteúdo em material impresso é muito boa para o crescimento e reconhecimento de marca.

2. Blog posts

Em um ambiente onde mais de 90% de toda jornada de compra começa na internet, é importante as marcas se tornarem presentes nas pesquisas relacionadas ao seu produto. Essas buscas podem variar entre informações de compra, sugestões de uso ou até tutoriais diversos, e isso é momento ideal para a marca usar o blog para se mostrar eficaz em ajudar o cliente.

Como as pesquisas são muito variadas e pode existir muito conteúdo relacionado, é preciso estar atento ao SEO do blog para manter os links entre os primeiros da pesquisa do cliente. Uma das chaves da otimização de sites é a utilização de vídeos dentro da sua estrutura.

3. Infográficos

A ideia de criar uma estrutura cheia de informação, mas distribuída de forma bem compacta e visual, tornou o infográfico um dos formatos de conteúdo mais populares entre as marcas.

Esse formato tem um apelo muito grande com o meio digital, pois cria engajamento e compartilhamento de maneira rápida. De acordo com a Mass Planner, os infográficos são 3x mais curtidos e compartilhados nas mídias sociais que qualquer outro conteúdo.

Isso torna o conteúdo infográfico dependente de um design bem feito para ter resultado. Já que ele pode comprometer o interesse ou até a compreensão do público em relação aos dados mostrados na imagem.

4. Estudos de casos

Esse é um dos formatos de conteúdo mais interessantes para uma marca mostrar sua importância na relação com os clientes.

O estudo de caso é usado para exibir um case de sucesso, com detalhamento do problema e da resolução, juntamente com o cliente. É um tipo de conteúdo que precisa ser extremamente transparente para poder dar autoridade à marca.

Apesar de importante, é um conteúdo que gera pouco engajamento, pois é difícil de provocar uma reação do público.

5. Vídeos

O vídeo é definitivamente o campeão da lista de melhores formatos de conteúdo. Ele se tornou tão importante na relação entre marca e cliente que já consome 74% de todo o tráfego online. O formato se destaca pois permite um engajamento muito mais direto com o consumidor, tornando a relação muito mais humana. Isso reflete na hora da jornada de compra do usuário, onde 4x mais consumidores preferem assistir vídeos sobre os produtos do que ler sobre eles.

Além disso as possibilidades nesse formato são inúmeras: webinars, tutoriais, video case, livestreams e até comerciais. Tudo isso abrange um mar de estratégias que devem entrar no plano de conteúdo do seu negócio.

Apesar de muitos acreditarem ser difícil de produzir e de alto custo, é possível criar produções audiovisuais de nível profissional sem gastar muito.

O que você deve prestar atenção sobre vídeos é o fato de demorar mais para chegar em um nível ideal. A persistência e desenvolvimento de técnicas é essencial para atingir uma qualidade chamativa. São inúmeros detalhes, desde a criação de um roteiro de qualidade, montagem de cenário e até a iluminação do ambiente para a gravação.

Esse conteúdo foi produzido pela equipe de marketing da VidMonsters. Agora que você conheceu os melhores formatos de conteúdo para aproximar clientes, que tal aprender mais sobre a produção de conteúdo em vídeo? Clique aqui e acesse o blog da VidMonsters.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar