Como criar apresentações de slides de impacto para surpreender o cliente

Como criar apresentação de slides online

Você já participou de uma aula ou palestra com uma apresentação de slides repleta de textos, sem imagens e extensa? Se sim, deve concordar que há poucos soníferos no mundo mais potentes que esse, não é mesmo?

Saber como criar apresentação de slides de impacto para deixar as informações mais interessantes requer alguns recursos. Com alguns conhecimentos de design e organização visual, sua apresentação corporativa ficará tão interessante quanto um TED Talk e simplificará a leitura dos dados, facilitando negociações.

Nesse post vamos te mostrar alguns desses recursos, além de programas para criação de slides em apresentações!

Como criar apresentação de slides online: o que não pode faltar:

Apresentações de marketing são primordiais para estudar tendências de mercado, inovar, testar novas estratégias, avaliar o comportamento do consumidor e fornecer recomendações para o desenvolvimento de produtos e planos de comunicação.

Por isso, saber como criar apresentações de slides exige entendimento de linguagem, formatação e um estudo analítico para a organização de todos os dados.

Você extraiu todos os dados das ferramentas de análise e estudou tudo com cuidado? Então veja como montar uma apresentação de slides de impacto!

1- Considere quem vai ler ou assistir a apresentação

A linguagem a ser utilizada em seu relatório ou apresentação depende de quem vai assistir. Slides produzidos para funcionários necessitam de recursos diferentes dos que são apresentados para clientes, por exemplo.

Pense em quais dados fazem a diferença para o seu público e de que forma as informações influenciam nas tomadas de decisão.

2- Seja objetivo

Após reunir um grande número de dados, a tendência é querer apresentá-los de uma vez só. Mas não tem como criar apresentação de slides com excesso de informações nos slides.

Agora que você segmentou bem para qual público você apresentará seu relatório, procure entender quais dados fazem a diferença para ele. A intenção é fazer uma apresentação clara e concisa. Assim, seus espectadores não se distraem!

3- Prepare um esboço

Antes de partir para a elaboração estética de seu relatório, faça um esboço. Ele ajudará você com a organização de dados, estabelecendo um critério de relevância para as informações.

Após alinhar suas ideias, avalie se as informações selecionadas ajudarão com a tomada de decisão da sua empresa.

4- Não coloque muito texto

Um dica importante de como criar apresentação de slides é entender que eles devem ser utilizados como um complemento de sua fala e nunca como o elemento principal de sua apresentação.

Utilize textos em relatórios, que serão lidos com calma e no ritmo que o leitor tiver.

Para apresentações e slides, trabalhe com tópicos bem ordenados. Afinal, quem cola uma série de textos no slide não só perde o interesse dos espectador como também passa a impressão de que não sabe do que está falando.

5- Cuidado com as cores

Use cores que facilitem a leitura do conteúdo e que não cansem a visão do espectador com o passar do tempo. Um fundo amarelo com letras vermelhas, por exemplo, não é a melhor ideia.

Em apresentações corporativas, é importante pensar também em cores relacionadas ao branding e a identidade da marca e que representem a organização, passam longe dos padrões utilizados pela concorrência. Mantenha-se fiel à identidade visual de sua empresa ou use outra que não tenha um significado especial.

6- Atenha-se à tipografia e ao excesso de efeitos

Você já deve ter ouvido o mantra “quanto menos, melhor”. Ele também vale para apresentações e relatórios corporativos. A tipografia deve garantir boa legibilidade e ter um estilo adequado com a identidade visual da empresa.

Fontes muito decoradas dificultam a compreensão do conteúdo. Já os efeitos podem distrair a audiência, se utilizados inadequadamente. Para tornar a apresentação mais atraente, utilize vídeos, frases de impacto, imagens e perguntas dirigidas à plateia.

7- Apresente gráficos

Representações gráficas facilitam a análise e a interpretação de um conjunto de dados, tornando as informações das planilhas mais simples de interpretar. Não por acaso, as grandes instituições financeiras que atuam com dados, como a Bloomberg, utilizam gráficos para mostrar informações complexas sobre o mercado a seus investidores.

Para entender como criar apresentação de slides com os tipos de gráficos certos, você precisa ter em mente que seus dados ajudam a contar uma história. Destaque os resultados que importam de forma estratégica, dispondo-os de maneira concisa e impactante.

Quais são as ferramentas para criar relatórios e apresentações de impacto?

Você não precisa ser um designer graduado para construir uma apresentação de sucesso – embora seja útil contar com o apoio de um! Programas para criação de slides online disponibilizam recursos de animação e de organização de dados simples de manusear.

Conheça algumas delrs!

1- Prezi

É fácil descobrir como montar uma apresentação no Prezi. Tanto que ele se tornou popular por permitir a montagem de apresentações animadas com facilidade. Lá, os usuários podem criar slides com maior poder de imersão, com camadas e efeito zoom.

Além disso, tutoriais são dispostos para quem ainda está aprendendo a usar a ferramenta. Para usar o Prezi, é preciso apenas criar uma conta. O login também pode ser feito pelo Facebook ou pelo LinkedIn.

O site permite o acesso da apresentação em mais de um computador, já que armazena os slides na nuvem. Por isso, é importante assegurar que o local tenha acesso à internet.

Para apresentações corporativas, no entanto, indicamos que a empresa financie uma conta Pro, que permite acesso offline aos slides e controle de privacidade. A conta gratuita disponibiliza os slides para que outros usuários possam reaproveitá-los.

2- Canva

Assim como o Prezi, o Canva é um programa para criação de slides em uma plataforma online que disponibiliza uma série de recursos para a criação de apresentações corporativas esteticamente agradáveis. Para usá-los, basta criar uma conta.

O site possui uma grande variedade de templates gratuitos e pagos. Assim, você fica com a mentalidade livre para pensar no conteúdo. Também é possível criar um slide do zero. A ferramenta oferece ainda recursos para a criação de infográficos, relatórios e imagens para sites e blogs.

3- Google Slides

Essa ferramenta Google permite a criação de apresentações em grupo e o compartilhamento de informações de maneira rápida.

A plataforma online é muito parecida com o tradicional PowerPoint e oferece uma série de templates para a criação de slides nos mais diversos estilos. O Google Slides oferece uma série de opções de privacidade, o que o torna uma ferramenta ideal para o ambiente corporativo, no qual informações precisam ser guardadas com cuidado.

Bons relatórios e apresentações evidenciam as métricas principais e trazem uma análise delas. Assim, você consegue identificar falhas e oportunidades para conduzir as próximas decisões do seu time.

Procure traduzir números e ilustrá-los ao máximo com comparações, gráficos e exemplos, essa é uma das melhores maneiras de como montar apresentações de slides e se destacar.

vai criar um apresentação de slides mas precisa de mais dados para torná-la mais impactante? Use os Projetos certificados MindMiners: como criar uma pesquisa automática?

E você, já entendeu plenamente como criar apresentação de slides de impacto? Siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e conheça outras dicas e recursos úteis para aprimorar o seu marketing!

Posts relacionados