Como definir os melhores canais para suas campanhas de marketing?

O marketing, de forma geral, está vivendo muitas mudanças ultimamente. A comunicação entre marcas e consumidores, que antes era feita estritamente por meio de canais de massa e num formato pré-definido, hoje conta com inúmeros outros canais e formatos e está cada vez mais personalizada. Isso significa que o processo de desenvolvimento de estratégias e táticas dentro do marketing também ficou mais complexo.

Nesse post vamos te dar algumas dicas de como mapear e definir os canais mais apropriados para as suas campanhas de marketing. O objetivo é fazer com que você consiga se aproximar cada vez mais deste novo consumidor.

1. Construa brand personas

O primeiro passo para definir os melhores canais para as suas campanhas de marketing é saber exatamente quem você quer impactar com elas. Uma maneira produtiva de fazer isso é por meio da criação das brand personas. A brand persona é um personagem (ou personagens) que representa o público alvo da marca e que vai te ajudar na hora de desenhar as estratégias de marketing e comunicação. A definição da persona ajuda o time de marketing a se aproximar do seu target, te permitindo entender e até antecipar o seu comportamento.

2. Mapeie a jornada do consumidor

Outra ferramenta eficiente para estudar o comportamento do cliente é o mapa da jornada do consumidor, que é o caminho percorrido pelo cliente desde a procura até a venda de um produto/serviço. Para desenvolver campanhas de marketing de sucesso, é imprescindível oferecer o conteúdo certo e se comunicar no momento certo com o cliente. Alguns canais são mais eficazes para atração, outros para relacionamento, por exemplo. Daí a importância dessa ferramenta para esse processo de definição dos melhores canais para as suas campanhas.

3. Classifique as opções de canais

Depois de mapear e entender o comportamento do público alvo, é importante classificar as opções de canais, definindo a função e as características de cada um deles, para que fique mais fácil traçar uma estratégia. Nessa etapa, além de considerar as personas e a jornada do consumidor, é essencial contemplar também os formatos de conteúdo que devem ser divulgados e qual seria a projeção do retorno de investimento potencial de cada canal.

Em nossa plataforma de pesquisa automatizada, existe um questionário certificado, pronto para ser usado, que te ajudará a identificar os canais que devem ser foco das campanhas de marketing de uma determinada marca em relação aos seus objetivos de comunicação. Faça seu cadastro.

4. Mensure os seus resultados de forma constante

Avaliar os resultados das campanhas de marketing é extremamente importante. Mesmo que a sua estratégia de marketing for bem definida e planejada, sempre vai haver espaço para melhoria e para crescimento. Sem uma boa análise de resultados, fica muito difícil entender qual tática funciona bem e quais são os pontos na estratégia que devem ser aprimorados. Na hora de avaliar um canal de mídia, métricas como número de visitantes únicos, número de conversões e ROI devem ser acompanhadas.

Se quiser entender melhor como mensurar as suas campanhas de marketing, baixe o nosso e-book gratuito guia de métricas de marketing!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz