Como criar campanhas de publicidade de sucesso com ajuda de pesquisas

Campanhas de publicidade de sucesso

A publicidade é um dos elementos do marketing mix que mais demanda recursos de uma empresa, independente do canal de mídia utilizado. E, por conta do alto investimento financeiro e também do seu potencial impacto para uma marca, é importantíssimo mensurar a eficiência e seu potencial, para poder criar campanhas de publicidade de sucesso.

Dependendo dos canais escolhidos para a veiculação de uma campanha, pode ser muito difícil avaliá-la, mas existem métodos de pesquisa que dão uma boa visão do desempenho e potencial de uma campanha e podem ajudar na hora de direcionar os investimentos de comunicação da sua empresa.

Para garantir a eficiência, com o o objetivo de criar as melhores campanhas publicitárias, a forma ideal é obter insights sobre a percepção do consumidor em todas as etapas da campanha, da produção à veiculação, para garantir o melhor retorno desse investimento.

E para obter estes insights, é necessário realizar pesquisas de comunicação (ou testes de comunicação).

Nessa postagem, você vai ver como pesquisas de comunicação podem ajudar a criar campanhas de publicidade de sucesso.

O que é uma pesquisa de comunicação?

As pesquisas de comunicação são pesquisas realizadas com consumidores que representam o público-alvo de uma marca, e tem o objetivo de testar a eficiência e adequação de campanhas publicitárias, independente de seu formato.

Essa coleta de dados e análise de informações ajudam a determinar qual segmento de mercado melhor se encaixa no target da campanha, qual é a melhor estratégia de comunicação a ser usada, qual o canal de mídia mais apropriado etc., para então aprimorar a campanha e verificar se haverá retorno sobre os investimentos em comunicação.

A extensão de um teste da campanha depende do budget disponível, tanto de produção quanto de mídia, mas é possível testar uma campanha em todos os estágios do seu desenvolvimento, bem como antes e depois de sua veiculação (chamados de pré-teste e pós-teste).

Qual é a importância de medir a eficiência de uma campanha?

Mesmo se você não estiver trabalhando com uma campanha que tenha um bugdet milionário, é importantíssimo testar a campanha antes de lançá-la.

Fazer um teste é a melhor forma de garantir campanhas de publicidade de sucesso e assim assegurar que a empresa não está desperdiçando os recursos investidos em comunicação, ou colocando em risco a reputação da marca.

Veja esse post de como erros em campanhas publicitárias podem causar uma bela dor de cabeça.

Você pode usar o feedback da pesquisa para aprimorar a campanha ou tomar a decisão de não ir pra frente com ela e investir os recursos em outra campanha mais assertiva, por exemplo. Em suma, a pesquisa te da insights valiosos para que você possa tomar decisões informadas e certeiras.

Quais os tipos de pesquisa mais usadas para criar campanhas de publicidade de sucesso?

De forma geral, a pesquisa de marketing para comunicação analisa a reação dos consumidores potenciais à respeito de uma campanha e os seus efeitos. As pesquisas são mais eficientes quando os objetivos da campanha estão bem desenhados.

Algumas campanhas são feitas para aumentar a lembrança de marca (awareness) de marca, outras instigar um certo comportamento no consumidor, mas independente do propósito é importante definir os objetivos da pesquisa antes de começar a realizar testes.

Os principais itens mensurados nas pesquisas são o recall da campanha, o poder de persuasão e o impacto na intenção de compra, sendo que estes itens podem fazer parte de uma mesma pesquisa mais completa.

  1. Recall: Marcas e campanhas precisam ser memoráveis para que consumidores consideram comprar os seus produtos e serviços quando surgir a necessidade, e o recall serve para medir isso. Os respondentes observam uma propaganda e depois respondem perguntas que verificam a sua percepção sobre o anúncio, e quais informações lembram a respeito do produto e da marca que foram divulgados.
  2. Persuasão: Esse tipo de pesquisa é usada para determinar a eficácia de uma campanha em mudar o comportamento e as atitudes do consumidor, por meio da avaliação da percepção dos principais atributos da marca, antes e depois da exposição à publicidade. Os entrevistados respondem algumas perguntas antes de ver o anúncio, e depois respondem outra série de perguntas que verificam o impacto que esse anúncio teve na percepção deles.
  3. Intenção de compra: Esse tipo de pesquisa serve para medir a eficácia da campanha em aumentar a intenção de compra do produto após a divulgação. A pesquisa deve medir quanto o anúncio atrai a atenção do respondente e promove percepções favoráveis à marca, observando o quanto a propaganda estimula também a lembrança de marcas concorrentes ou faz com que o consumidor confunda a marca que está sendo anunciada com outras.

O que concluímos então?

A pesquisa de marketing é uma parte importante do processo de desdobramento com o objetivo de se criar as melhores campanhas publicitárias para sua empresa.

Através da ferramenta, é possível coletar insights sobre a percepção do consumidor, que serão usados para mensurar a campanha em todos os estágios do seu desenvolvimento, garantindo uma campanha publicitária de sucesso!

Quer saber mais sobre como funcionam pesquisas? Então baixe gratuitamente nosso e-book exclusivo: Tudo o que você precisa saber para começar com Pesquisa de Marketing

Posts relacionados