Conquiste engajamento com campanhas de Marketing Social

Campanhas de Marketing Social

Cada vez mais as empresas estão buscando se mostrar atentas à questões sociais e ambientais por meio da prática de atos de generosidade. No entanto, é sabido que ações praticadas fazem parte de campanhas de marketing social, com o objetivo de que sejam expostas aos seus consumidores e que gerem visibilidade. Inegavelmente, o ativismo social se tornou uma importante bandeira na disputa por relevância.

Vale ressaltar que o fato das marcas usarem o apelo social em campanhas de engajamento, como estratégia de Marketing, não diminui o impacto das ações. No entanto, é preciso garantir a coerência entre a iniciativa e o posicionamento daquele que a assina, por exemplo.

Os consumidores estão cada vez mais atentos, o que significa dizer que irão perceber se estiverem sendo enganados com discursos construídos superficialmente e que não refletem a opinião da empresa na prática.

Neste post, vamos falar um pouco sobre o que é marketing social, essa mudança na estratégia das marcas, e compartilhar orientações para a criação de uma campanha de Marketing Social nas empresas. Confira!

Qual a razão dessa mudança de posicionamento?

Atualmente, um movimento tem ganhado força dentro da indústria da publicidade. Seu propósito é fazer com que as marcas assumam mais responsabilidade pelo papel que ocupam hoje na vida das pessoas. A ideia de transformar a publicidade em ferramenta de impacto social surge com a intenção de enxergar pessoas, e não apenas targets, para ser capaz de criar uma conexão mais profunda.

E nada disso é por acaso. Trata-se de um esforço de acompanhar uma mudança de comportamento, percebida principalmente entre os Millennials, que passou a exigir mais das empresas. Esses novos consumidores querem comprar de empresas que sejam engajadas com problemas sociais, que tenham valores parecidos com os seus e que assumam posições transparentes e honestas em seus esforços de venda. Por esse motivo, muitas marcas passaram a querer também surfar naonda de consciência social e ambiental.

Diante dessa nova forma de consumir, campanhas de marketing social que tem um certo apelo emocional são capazes de gerar uma associação positiva à marca e de gerar mídia espontânea, ampliando a visibilidade sem a necessidade de altos investimentos. Mas, para alcançar esses objetivos e não cair em um discurso vazio, alguns cuidados são necessários nessas campanhas de engajamento.

Como criar campanhas de Marketing Social da forma certa?

1. Tenha certeza que a mensagem criada tem fundamento

Na hora de desenvolver campanhas de marketing social, é importante ter em mente que essa mensagem precisa estar conectada, de alguma forma, com o posicionamento e os valores da marca.

A campanha recente da Pepsi é um dos exemplos de marketing social que foram um fracasso nesse sentido. Numa tentativa de se posicionar como simpatizante de movimentos sociais, a Pepsi acabou banalizando a luta de diversas minorias, sugerindo que tudo pode ser resolvido com um refrigerante.

2. Saiba com quem você está falando

Temas políticos são polêmicos por natureza, o que amplia os riscos de impacto negativo. Para ter certeza de que você não vai deixar muitos consumidores revoltados com a sua marca, é importante entender como o seu público-alvo encara diversos temas. E, com base nisso, decidir se vale a pena associá-los a sua marca. Para descobrir isso, realize uma pesquisa simples e objetiva. Nossa plataforma de pesquisa automatizada poderá te ajudar nessa missão.

3. Lance a campanha no momento certo

Vivemos uma era de grandes mudanças no cenário político. Além disso, o fato das pessoas estarem cada vez mais conectadas significa também que elas estão mais envolvidas com temas e ações dessa natureza. Nesse cenário, uma campanha de engajamento que vem sendo planejada há meses pode ganhar mais relevância ou também perder completamente o sentido em muito pouco tempo. Esteja atento ao mundo ao seu redor.

Quem se lembra da campanha da Budweiser para o Super Bowl desse ano? O filme contava a história do fundador da marca de cerveja, que é um imigrante. Por mais que a campanha já possa ter sido planejada para transmitir uma mensagem política, ela ganhou muito mais relevância ao ser lançada uma semana após Donald Trump anunciar a polêmica tentativa de barrar a entrada imigrantes de vários países nos Estados Unidos. O contexto cria sempre grandes oportunidades para campanhas de marketing social nas empresas.

Como você viu, campanhas de Marketing Social podem gerar um impacto positivo para a sua marca, mas, para isso, elas precisam ser planejadas com muito cuidado. Nessa missão, entender o comportamento do consumidor, suas crenças, valores e temas com os quais se conectam de forma mais determinante poupará tempo e ampliará as chances de sucesso.

Gostou do nosso post? Para receber outros artigos sobre o mundo do Marketing e seus desafios, assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz