7 características de uma marca de sucesso

Marca de sucesso

Os esforços de marketing de uma empresa tem impacto direto nas vendas e no market share, mas esses não são os únicos fatores que influenciam o desempenho de uma empresa. Uma imagem positiva é essencial para o sucesso de um negócio, especialmente diante do cenário competitivo que a maioria das empresas estão inseridas hoje em dia. A marca faz com que o produto/serviço se diferencie da concorrência, criando uma conexão visual, emocional e cultural entre empresa e consumidor.

Quando consumidores compram o seu produto ou serviço, a experiência que eles tem é o que os convence a voltar e comprar de você novamente. Cada vez que esses consumidores optam por comprar de você, eles aumentam o valor da sua marca. A lealdade do consumidor ajuda a sua empresa a penetrar no mercado de forma mais eficiente, aumentando market share, e, consequentemente, as vendas.

Mas o que é uma marca de sucesso?

Aqui vão as 7 características que todas as marcas de sucesso tem em comum:

1. Informação

Para criar uma marca de sucesso, é preciso ter um conhecimento profundo do seu público alvo: dados demográficos, motivos de interesse e de quais formas eles se comunicam. A maioria das empresas tem um público alvo específico, e entender como ele se comporta é essencial para construir estratégias de marketing eficientes e uma identidade de marca positiva, além de ajudar a desenvolver uma conexão entre empresa e consumidor. Se uma empresa tenta alcançar um público muito abrangente, isso pode fazer com que a imagem perca força.

2. Ser única

Se você não sabe qual é o diferencial do seu produto/serviço dentro do seu nicho de mercado que a sua empresa atua, este é um bom lugar para começar a sua estratégia.

Criar uma identidade de marca significa ter um diferencial, que pode estar no design ou funcionalidade do produto, na eficiência do serviço, etc; tudo depende do que a sua empresa oferece e do contexto de mercado em que ela existe. Assim que o diferencial é definido, a empresa consegue trabalhar seus esforços de marketing para reforçar esse ponto e dessa forma sua marca ganha reconhecimento.

3. Paixão

É impossível sustentar uma marca de sucesso sem ter paixão. Todas as grandes marcas de sucesso tem alguém entusiasmado e dedicado ao negócio por trás, como o próprio Steve Jobs que usamos de exemplo abaixo, que de forma evidente construiu a Apple com paixão. Esse sentimento é transmitido dentro e fora da empresa e acaba contribuindo para a construção de uma marca mais forte.

4. Consistência

Consumidores esperam receber a mesmo nível de qualidade de serviço todas as vezes que compram produtos/serviços de uma marca. No cenário mercadológico saturado que vemos hoje em dia, um atendimento inconsistente seria motivo suficiente para o consumidor migrar para a concorrência.

5. Competitividade

Hoje em dia, ter vantagem competitiva no mercado é difícil. Para uma marca ter um nome de sucesso, a empresa precisa trabalham de forma competitiva e constante para otimizar a sua marca, com o objetivo de suprir e até superar as expectativas do consumidor.

6. Exposição

Outro fator muito importante para que uma marca tenha sucesso, é que ela consiga atingir seu consumidor de diversas formas e por meio de vários canais de comunicação. As grandes empresas tem vantagem nesse aspecto por terem budget para marketing e networking mais abrangentes, e podem pagar por anúncios em veículos caros. Porém, a internet e as redes sociais agora permitem que pequenas e médias empresas também consigam trabalhar marketing e comunicação de maneira efetiva, mesmo que com budgets menores.

7. Liderança

Toda marca de sucesso tem um líder forte por trás, para coordenar os esforços da empresa e guiar os funcionários com uma visão de marca estratégica. O líder resolve questões importantes e faz papel de ponte entra as áreas da empresa. Além disso, eles motivam os outros funcionários para darem o seu melhor.

Exemplo: Apple

Um exemplo de empresa que trabalhou o seu marketing e branding de maneira excepcional e que com isso construiu uma marca de sucesso é a Apple. A marca foi construída com base na paixão por inovação do seu fundador, e ganhou reconhecimento por atender as necessidades e os desejos de uma nova geração de consumidores. A empresa continua desenvolvendo a imagem positiva que a sua marca carrega por meio da conexão com os seus consumidores, além de ter práticas transparentes e éticas e estratégias de marketing criativas, que também contribuem para o sucesso da empresa.

Conclusão

Uma marca de sucesso é uma marca que transmite valor de acordo com as expectativas do seu público, trabalha de forma ética e transparente, tem conhecimento do seu público e portanto trabalha esforços de marketing e comunicação de maneira eficiente.

Posts relacionados