Os 5 melhores softwares para agências de publicidade

O universo da propaganda é fascinante, mas quem atua nessa área tem de encarar uma série de desafios diariamente. A combinação entre prazos apertados e clientes exigentes cria a necessidade de recursos que possam facilitar o dia a dia. Felizmente, existem softwares para agências de publicidade que tornam a rotina mais produtiva. Boa parte das necessidades de uma agência pode ser resolvida com algumas ferramentas. Porque além de criar campanhas, é importante lembrar que uma agência precisa ser gerenciada, captar e reter clientes e manter as finanças em dia.Conheça os 5 melhores softwares para agências de publicidade e alguns dos principais players do mercado que oferecem as ferramentas digitais ideais para isso.

5 softwares para agências de publicidade que não podem faltar

1- Gerenciamento de projetos

Uma das características mais marcantes das agências de publicidade é o acúmulo de jobs simultâneos. Se há muitos jobs na casa, é sinal de que tudo caminha bem. Esta realidade dificilmente se mantém de forma ordenada sem um bom sistema de gerenciamento de projetos. E na falta de softwares para agências de publicidade específicos para esse fim, a solução é usar as ferramentas de gerenciamento de projetos oferecidas pelo mercado. Um dos processos em que elas são mais usadas, é na gestão de conteúdo, por exemplo. Um software próprio para isso torna todos os colaboradores mais produtivos, pois a delegação de tarefas se torna mais precisa. O líder tem papel importante nesse processo, e cabe a ele a tarefa de monitorar os projetos em andamento e direcionar as tarefas. Esse tipo de ferramenta também garante um maior controle sobre os prazos dos jobs, que podem ter diversas etapas intermediárias.

Estes são alguns dos softwares de gerenciamento de projetos mais usados por agências de publicidade: Trello, Basecamp, Neotriad e Operand.

2- Automação de marketing

A ascensão do marketing digital fez com que muitas agências migrassem ou ao menos passassem a oferecer serviços desse tipo em seu portfólio. Neste cenário, os players que utilizam um software de automação de marketing levam uma grande vantagem na captação de leads para as próprias agências e no domínio da automação de marketing, para oferecer esse serviço a seus clientes.
Ferramentas de automação representam uma evolução significativa na gestão de uma boa parte do trabalho com marketing digital. E-mail marketing, conteúdo para blog e redes sociais, desenvolvimento de landing pages e geração de leads são alguns dos serviços facilitados pelo software. Adotar uma ferramenta como essa garante maior rapidez nos ajustes de campanhas e potencializa os resultados entregues.

Veja alguns dos softwares de automação de marketing mais usados: RD Station e Hubspot.

3- CRM (Customer Relationship Management)

A opção por uma ferramenta de CRM é fundamental para a captação de novos clientes para a agência, à medida que agiliza o trabalho de prospecção, além de contribuir para sua fidelização. O Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, ou CRM, automatiza processos que fazem parte desse fluxo de trabalho de conquista e retenção de clientes. Isso agiliza demais a rotina da equipe de atendimento de uma agência de publicidade, pois evita atrasos e refações desnecessárias. A satisfação dos clientes cresce de forma natural e o conhecido desgaste por erros fica bem reduzido.

Opções de softwares para agências de publicidade voltados para CRM: Agendor, Salesforce e Pipedrive. Entenda mais sobre a importância dos softwares de CRM lendo esta postagem de nosso blog: Os 5 passos para implementar marketing de fidelização de clientes em seu negócio

4- Gestão financeira

O controle sobre as finanças deve ser extremamente criterioso em qualquer segmento. No caso das agências de publicidade, um software com essa finalidade é ainda mais valioso por alguns aspectos:

  • Os gastos com fornecedores variam de acordo com a demanda dos clientes;
  • O fluxo de entrada de dinheiro nem sempre é constante, pois cada cliente tem um determinado acordo, que pode ser por job, fee mensal e outras modalidades;
  • O cálculo de impostos, a emissão de notas fiscais e outras atividades burocráticas se tornam automatizadas, trazendo mais produtividade;
  • Relatórios, demonstrativos financeiros e outros documentos contábeis são gerados automaticamente;
  • A relação com contadores se torna muito mais ágil;

A gestão do negócio contará com previsões de receita e um gerenciamento de fluxo de caixa muito mais eficiente, inclusive com o uso de dashboards que facilitam a tomada de decisão. O tempo poupado com o uso de um software pode representar uma economia de mão de obra e permite um melhor aproveitamento de colaboradores sobrecarregados e outras tarefas. Confira alguns softwares para agências de publicidade usarem na área financeira: ContaAzul, Nibo e ZeroPaper.

5- Plataforma de pesquisa automatizada

O princípio de uma agência de publicidade é vender produtos e serviços para os clientes de seus clientes. Como vender produtos e serviços para as pessoas sem conhecê-las? A melhor forma de aprender mais sobre o público que seus clientes desejam impactar é perguntar diretamente para ele. A utilização de uma plataforma de pesquisa automatizada traz vantagens decisivas para uma agência. Por meio dessa ferramenta, sua agência passa a conhecer profundamente o comportamento do público-alvo de seus clientes, conseguindo criar campanhas muito mais assertivas, testar conceitos antes do lançamento das campanhas e, em um segundo momento, verificar os resultados e a eficácia do que foi criado.

Usando pesquisas digitais para validar caminhos criativos e fazer um pré-teste de campanha, a agência tem muito mais informações para trabalhar, ganhando uma enorme vantagem quando participa de concorrências, inclusive usando os resultados do pré-teste para justificar escolhas e defender conceitos. Estes dois artigos de nosso blog vão te ajudar a compreender ainda mais a importância da pesquisa para uma agência:

O Miners Compass, da MindMiners, é a plataforma ideal para desenvolver pesquisas digitais. Com essa ferramenta, as pesquisas podem ser feitas de forma digital e automatizada, com agilidade e custo acessível. A plataforma Miners Compass é intuitiva e acessível a todos. Rapidamente, você estará apto a construir questionários customizados e totalmente focados no público e no assunto do interesse de seus clientes. Alguns questionários são modelos certificados da MindMiners, estatisticamente testados para gerarem os melhores resultados. Clique aqui para criar uma conta gratuitamente e testar a ferramenta agora mesmo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

6 Comentários em "Os 5 melhores softwares para agências de publicidade"

avatar
  Subscribe  
recentes antigos mais votado
Notificações
João Victor
Visitante
Olá, mto legal essa sequencia de informações, apenas acho que ficou uma lacuna entre o financeiro e gestão criativa em relação a parte de criação de propostas, principalmente lembrando que falando de agências de publicidade um numero considerável ainda trabalha na lógica de agenciamento de mídia, criando uma métrica de faturamento peculiar, onde a proposta leva em consideração o BV ou Comissão como preferirmos, existe alguma plataforma indicada para esse tipo de necessidade? Também senti falta de uma dica de plataforma para planejamento de mídia ou veiculação, algo pra organizar os planos gerais. Mas novamente queria dizer que foi mto… Leia mais »
Raoni
Visitante

Muito pertinente seu comentário João. Uma ferramenta interessante que possui este fluxo lógico, que eu já testei, é o iclips.com.br . Que integra os processos operacionais da agência com o financeiro e inteligência de negócios levando em consideração as peculiaridades de faturamento da agência como BV ou comissões, sem a necessidade de acumular muitos softwares que não se comunicam.

Ashpreet
Visitante

Ótimo post. Para gerenciamento de projetos, gostaria de sugerir o ProofHub. Ele vem com tantos recursos incríveis. Dê uma olhada no http://www.proofhub.com. Atua como um centro entre clientes e equipes.

Natacha
Visitante

Olá, meu nome é Natacha e sou analista de Marketing da Neotriad. Ficamos felizes que nosso software esteja na lista de vocês e queremos fazer contato. Me enviem um e-mail quando for possível! 🙂

mm
Admin

Olá, Natacha! Que bom que gostaram! Vou te enviar um e-mail.

lisa
Visitante

Ótimo post. Eu gostaria de sugerir o ProofHub para gerenciamento de projetos e colaboração. O ProofHub traz uma combinação de incríveis recursos de produtividade que as equipes podem usar para executar seu dia, seus projetos e sua vida profissional. Tarefas, discussões on-line, bate-papo em grupo, relatórios, gráficos de Gantt, ferramenta de verificação, calendário, cronômetro, planilhas de horas, Quickies e quais não; Tudo o que você precisa para reunir equipes, colaborar e obter projetos entregues no prazo está disponível nesta única ferramenta.