Livros sobre Design Thinking: confira 6 dicas e amplifique seu conhecimento

O Design Thinking é uma metodologia de inovação que vem despertando cada vez mais o interesse dos profissionais de marketing.
A verdade é que existe uma vasta bibliografia e artigos sobre o assunto que podem ajudar os interessados a se aprofundarem no tema e conhecerem a verdadeira origem desse método de desenvolvimento de produtos, serviços e outras inovações.

Separamos aqui uma lista com 6 dicas de livros sobre Design Thinking para você ficar por dentro dessa prática que tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo corporativo.

Você vai ver que existe uma metodologia simples por trás do Design Thinking e que, se seguida corretamente, será facilmente aplicada em sua empresa.

Veja também: Como usar o Design Thinking na estratégia de lançamento de produtos e reduzir riscos

6 dicas de livros sobre Design Thinking

1 – Design Thinking: Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias

Autor: Tim Brown

Tim Brown é referência quando o assunto é Design Thinking; afinal, ele foi um dos fundadores dessa metodologia aplicada à gestão de negócios.

Neste livro, o autor introduz a ideia de Design Thinking como uma viável estratégia de negócios. A obra é redigida em linguagem de fácil compreensão e ideal para gestores criativos que buscam sempre uma maneira de inovar.
A crítica classifica este livro como um obra-prima que “apresenta as emoções, a mentalidade e os métodos necessários para elaborar o design de tudo; de um produto a uma experiência ou estratégia”.

2 – Isto é Design Thinking de Serviços: Fundamentos, Ferramentas, Casos

Autor: Marc Stickdorn

No livro Isto é Design Thinking de Serviços, Marc Stickdorn propõe uma nova forma de pensar sobre a fronteira entre produtos e serviços.

Aqui, o autor projeta um olhar interdisciplinar sobre o design de serviços. Para isso, Stickdorn divide o livre em 3 seções:
Fundamentos: apresentação dos conceitos de Design Thinking de Serviços.

Ferramentas: explicação do processo interativo do Design Thinking de Serviços e apresentação de 25 ferramentas.
Casos: apresentação de estudos de caso que mostram como os Fundamentos e as Ferramentas funcionam na prática.

3 – Design Thinking na Educação Presencial, a Distância e Corporativa

Autoras: Andrea Filatro e Carolina Cavalcanti

E que tal utilizar o Design Thinking para inovar no campo educacional? É sobre essa abordagem que as autoras Andrea Filatro e Carolina Cavalcanti falam neste livro.

Aqui, elas defendem o uso do Design Thinking como ferramenta para encontrar soluções criativas e inovadoras na educação básica, no ensino médio e no superior presencial, assim como na educação a distância e também em treinamentos corporativos.

4 – Inove com Design Thinking

Autores: André Coutinho,‎ Henrique Poyatos Neto e Marta Mendes

O Design Thinking vem sendo utilizado pelas empresas para enfrentar desafios e problemas complexos de forma inovadora e com foco na experiência do usuário.

O título deste livro já é bastante autoexplicativo. O que os autores querem é mostrar aos leitores como é possível inovar por meio do Design Thinking, compreendendo as necessidades humanas e sociais e agindo de forma colaborativa e multidisciplinar.

5 – Design Thinking Brasil

Autores: Tennyson Pinheiro e Luis Alt

Em Design Thinking Brasil, Tennyson Pinheiro e Luis Alt apresentam as origens do Design Thinking.

Os autores mostram que as empresas que buscam por inovação e por uma maior competitividade no mercado devem integrar a empatia, a colaboração e a experimentação em suas culturas organizacionais, colocando as pessoas no centro de suas estratégias.

Com uma linguagem simples, este livro sobre Design Thinking apresenta diferentes casos de empresas brasileiras e, no final, o leitor tem acesso a um kit com ferramentas para aplicar o Design Thinking na própria empresa.

6 – Design Thinking: Inovação em Negócios

Autores: Maurício Vianna,‎ Ysmar Vianna,‎ Isabel Adler,‎ Brenda Lucena e‎ Beatriz Russo

No último item da nossa lista de livros sobre Design Thinking, são apresentadas aos leitores todas as etapas do Design Thinking aplicado a projetos de inovação nos negócios.

O objetivo dos autores é difundir a cultura do design no Brasil como uma importante ferramenta estratégica para as organizações.

A obra chama atenção para o fato de que o tão necessário retorno financeiro pode estar relacionado à habilidade dos gestores de enxergarem determinadas questões através de outras perspectivas.

O livro mostra que as melhores soluções são idealizadas e construídas de forma colaborativa, somando diferentes visões e experimentando diferentes ideias.

Se além desses livros sobre Design Thinking você quiser mais dicas sobre o assunto, pode começar com este vídeo (em inglês) criado pela Harvard Business Review:

Depois, baixe nosso e-book gratuito: Entenda definitivamente o que é Design Thinking

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações