Posicionamento de marketing: o que é e como as pesquisas podem ajudar

No mundo corporativo, posicionar-se é ocupar um lugar diferenciado na mente (e no coração) de seus consumidores quando se trata de um segmento específico de mercado. Para isso, são adotadas diferentes estratégias focadas em trabalhar a percepção e as experiências oferecidas àqueles que, de alguma forma, se relacionam com determinada marca.  

Descubra agora o que é posicionamento de marketing e saiba de que forma as pesquisas podem ajudar você nessa tarefa.

O que é posicionamento de marketing?

Para Philip Kotler, um dos principais expoentes quando o assunto é marketing e gestão, o posicionamento é o resultado da soma de segmentação e diferenciação. No livro Administração de Marketing, o especialista define o posicionamento como “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.

Esse conceito é tido como base para qualquer estratégia de percepção do público. Isso significa dizer que o posicionamento é a forma com que a empresa quer ser vista por aqueles aos quais ela se direciona.

Para chegar lá, a empresa precisa oferecer algo diferente e único para um segmento específico do mercado em que ela está inserida. E mais: é necessário também saber como se comunicar com o público e projetar a imagem desejada, considerando as qualidades técnicas do seu produto ou serviço e tantos outros valores emocionais e subjetivos.

O posicionamento de marketing consiste, portanto, em um conjunto de ações estratégicas cujo objetivo é divulgar uma marca e seus produtos , sempre levando em conta o espaço que aquela marca deseja ocupar na mente e no coração de quem a consome.

É por meio do posicionamento que a reputação da marca se consolida, o que impacta diretamente os resultados do negócio em termos de aumento das vendas e fidelização de clientes.

Quando elaboradas e executadas de maneira eficiente, as estratégias de posicionamento de marketing conseguem fortalecer a imagem da empresa na cabeça de seus consumidores.

A esse fenômeno dá-se o nome de Top of Mind, ou seja, a primeira marca que vem à sua mente quando pensamos em uma determinada categoria, por exemplo.

Como as pesquisas podem ajudar no posicionamento de marketing?

Sempre que falamos em posicionamento é fundamental buscar compreender a perspectiva dos consumidores. Isso porque nem sempre a imagem que a empresa quer passar é a mesma percebida pelo público-alvo.

Nesse sentido, as pesquisas digitais podem ser muito úteis para que você possa conhecer melhor seu público, bem como suas necessidades e desejos.

As pesquisas são importantes ferramentas para definir o seu posicionamento de marketing. Por meio delas, é possível obter informações valiosas, que ajudarão você a entender melhor se a experiência que o seu produto ou serviço oferece está alinhada com os valores e com a imagem que a sua marca quer transmitir.

Além disso, as pesquisas são úteis também para identificar o nível de aceitação, por parte do público, das ideias e dos conceitos que você está tentando associar à sua marca. Com essa ferramenta, você consegue também verificar se os canais escolhidos para comunicar essas ideias são, de fato, eficazes.

Com a plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, você elabora questionários e gera relatórios em tempo real.

Lá você encontra uma biblioteca com mais de 40 questionários prontos à sua disposição, sendo necessário efetuar ajustes mínimos de personalização.

Entre as categorias de pesquisa disponíveis na biblioteca da MindMiners, você pode optar por diversos questionários que podem ajudar muito na coleta de informações para a construção de seu posicionamento de marketing:

  • Avaliação de Proposta de Valor
  • Pesquisa de Satisfação de Posicionamento
  • Avaliação de Saúde da Marca
  • Teste de Logotipo

E muitas outras!

Quer ver mais detalhes sobre esses questionários? Cadastre-se agora em nossa plataforma: Criar Conta Grátis Agora

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações