Como identificar tendências de mercado com pesquisas

Descobrir o que o consumidor deseja e saber com antecedência quais serão os novos hits, febres, must haves e modismos que vão fazer a cabeça do seu público de interesse é o sonho de todo profissional de marketing.

Quem não gostaria de se antecipar às tendências de comportamento que vão impactar o consumo?

Mas como identificar tendências de mercado sem uma máquina do tempo?

Calma! Enquanto a tecnologia ainda não chegou lá, e antes de apelar para técnicas pouco (ou nada) confiáveis, lembre-se que a crescente transformação digital das empresas e da sociedade têm aberto portas (e visões de futuro) antes inimagináveis.

Neste post, você vai descobrir como usar plataformas de pesquisas automatizadas para identificar tendências de mercado de forma confiável e com base em fatos e dados estatísticos.

Além disso, selecionamos alguns sites e blogs que costumam dar excelentes dicas de tendências que estão chegando para você ficar de olho e se inspirar.

Preparado para saber como identificar tendências de mercado? Então acompanhe nossas dicas!

Confira também em nosso blog: 10 tendências de consumo que vão orientar suas estratégias de marketing para 2018

Como identificar tendências de mercado?

O que é tendência, afinal?

Segundo Phlip Kotler:

“Tendência é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção”

Portanto, tendência é a direção, o rumo que os acontecimentos estão tomando. O resultado disso será uma evolução gradual que, com o tempo, se transformará em mainstream. Isto é, deixará de ser uma perspectiva futura e passará a ser a “corrente principal”, aquilo que domina o mercado.

E saber como identificar tendências de mercado antes que elas se tornem mainstream é uma estratégia incrivelmente poderosa para qualquer empresa.

Por quê?

Porque se sua empresa souber o que será moda e a preferência do consumidor no futuro, poderá se preparar com antecedência, criar cuidadosamente planos de ação de marketing e lançá-los no mercado no momento certo.

Dessa forma, estará um (ou vários!) passos à frente de seus concorrentes e ocupará esse território mercadológico ainda desconhecido por eles com muito mais facilidade. E, depois que uma marca se estabelece com sucesso em um território, é muito mais difícil tirá-la de lá. Cria-se um diferencial competitivo poderoso.

Saiba mais: Pesquisas de tendência e a importância para o seu negócio

Use pesquisas para encontrar tendências de mercado

Pesquisas de tendência de mercado têm o objetivo de colher informações com os consumidores para projetar seu comportamento futuro.

Para isso, você deve segmentar muito bem a amostra de respondentes para conhecer profundamente os consumidores que correspondem às personas do seu negócio.

Se você analisar esta curva de adoção de tendência, vai perceber que os chamados early adopters podem indicar essas tendências antes que elas se massifiquem. Veja:

Fonte: Investaura

 

Para conseguir todo esse foco e detectar os early adopters rapidamente, você pode usar um painel de respondentes qualificado, como o MeSeems, da MindMiners, e usar diversos filtros de segmentação para fazer as perguntas certas para o público certo. Ou seja, aquele que realmente pode interferir em seu negócio e determinar tendências relevantes para sua empresa.

Ao coletar as respostas sobre o comportamento e a opinião desses consumidores, é possível identificar tendências, por meio da análise dos dados que indicam determinados padrões de comportamento.

Veja mais detalhes aqui: Você sabe como funcionam pesquisas de tendência?

8 sites que estudam tendências de mercado

Você viu que não tem como identificar tendências de mercado sem usar pesquisas.

Por isso, sempre que possível, use essa poderosa ferramenta em sua empresa, para conhecer profundamente o comportamento do seu público-alvo específico.

Mas é possível estar a par de tendências globais de mercado acessando alguns sites especializados.

Selecionamos 8 deles, que podem ajudar a criar as bases de suas próximas pesquisas de tendências:

1- Trend Watching

É um dos mais conhecidos sites de tendências. Você pode assinar sua newsletter com resumos de seus principais relatórios (existem versões em português), visitar seu blog ou optar por um plano pago, com relatórios bem mais detalhados.

Visite o site aqui: Trend Watching

2- Springwise

O site conta com uma poderosa rede de colaboradores qualificados espalhados pelo planeta, sempre em busca das mais novas tendências e comportamentos.

Disponibiliza diversos planos pagos, mas você pode assinar sua newsletter ou consultar alguns artigos de seu blog gratuitamente.

Visite o site aqui: Springwise

3- Cool Hunting

Um site que sempre traz as últimas tendências de design, cultura e tecnologia. Conta com uma equipe de escritores e editores cuja curiosidade alimenta uma busca contínua por insights e conhecimento relevante para apontar tendências.

Visite o site aqui: Cool Hunting

4- K-HOLE

K-HOLE é um grupo de previsão de tendências baseado em Nova York e que já prestou serviços para empresas como MTV, Kickstarter, Stella Artois e MoMA.

Apesar desse trabalho de consultoria exclusiva ser seu foco, é possível baixar gratuitamente alguns de seus relatórios – todos muito ricos – em PDF.

Visite o site aqui: K-HOLE

5- WGSN Insider

Apesar de um certo foco em tendências da indústria da moda, o WGSN também tem editorias muito boas sobre cultura, estilo de vida, estratégia e diversas outras, além de vídeos, os chamados Trend Minute.

Visite o site aqui: WGSN Insider

6- Kjaer Global

Usando técnicas de design thinking e com escritórios em Londres, Amsterdam e Copenhagen, este site se dedica a ajudar as organizações a entender o futuro para se aproveitar de novas tendências.

É possível acessar conteúdos muito interessantes em seu blog.

Visite o site aqui: Kjaer Global

7- B9

Nascido com o nome de Brainstorm 9, este blog brasileiro se transformou em referência entre criativos e publicitários. Intitulando-se “seu posto avançado no futuro”, é ideal para garimpar tendências em suas matérias muito bem escritas.

Visite o site aqui: B9

8- White Rabbit

Outra representante brasileira em nossa lista, a White Rabbit é uma agência de exploração de tendências com foco em ajudar empresas a “cocriar futuros desejáveis”. Você encontrará ótimos conteúdos em seus Trend Reports.

Juntamente com O Panda Criativo, deram uma palestra em nosso evento exclusivo, o MinersNext 2018.

Visite o site aqui: White Rabbit

Já conhecia alguns desses sites? Acesse-os regularmente, vale a pena!

Veja também: 5 tendências de marketing que você precisa conhecer

Quer saber tudo sobre como identificar tendências de mercado usando pesquisas? Então baixe nosso e-book gratuito: Saiba o que são pesquisas de tendência e a importância para o seu negócio

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações