Como fazer um plano de marketing de uma empresa em 4 passos

Você sabe como fazer um plano de marketing para uma empresa?

Um plano de marketing bem desenhado é muito importante, pois mostra as ações que uma empresa deve tomar para atingir seus objetivos de marketing. Para isso, é necessário dar 4 passos. Vamos entender quais são eles.

Como fazer um plano de marketing de uma empresa passo a passo

1- Defina seu objetivo

Concentre-se nos resultados que deseja alcançar para que as estratégias implementadas sejam a resposta para os objetivos que você estabeleceu. Os objetivos do plano de marketing costumam se basear nos objetivos definidos no planejamento estratégico da empresa. Um objetivo estratégico pode ser: Aumentar as receitas da empresa em 15% até o final do ano. Nesse caso, objetivos de marketing compatíveis seriam: “Aumentar o marketshare em 10%”, ou “Aumentar o Ticket Médio em 20%”, para auxiliar a atingir esse objetivo estratégico.

É importante definir objetivos que podem ser mensurados por meio de critérios objetivos, como métricas de marketing. Baixe nosso e-book gratuito e veja algumas delas: Guia definitivo das métricas de marketing II

2- Análise do cenário mercadológico

A pesquisa é a base do plano de marketing de uma empresa. Para essa análise, é preciso usar algumas ferramentas. Algumas das opções mais usadas são:

As 5 forças competitivas

A análise das 5 forças competitivas de Porter é muito usada para entender o ambiente em que a competição acontece.
Ela estuda quais são (ou poderiam ser) seus concorrentes e quais as diferenças existentes entre você e eles.

Análise SWOT

Outra clássica ferramenta usada em um plano de marketing de uma empresa, a matriz SWOT faz a análise dos pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa. Para complementar essas análises, pesquisas sobre a concorrência e para conhecer o consumidor também podem ser feitas.

3- Crie personas

Isso incluirá um perfil de seus clientes e a criação de personas, personagens fictícios baseados em pesquisas e que traduzem os hábitos, valores e crenças de seu público-alvo. Elas representam os compradores ideais de seus produtos ou serviços. Outro ponto importante é conhecer a jornada de compra de seus clientes, entender como, quando e onde seu público-alvo compra.

A jornada é dividida em 3 etapas:

Conhecimento: quando o possível cliente está em busca da solução para uma necessidade, mas ainda não a compreende plenamente. Nesta fase, ele busca entender melhor qual o problema que deseja resolver.

Consideração: com uma noção mais clara do que deseja, o consumidor começa a analisar algumas soluções e procura descobrir qual delas é a melhor.

Decisão: com plena consciência do que precisa e de quais as alternativas à sua disposição, o consumidor toma a decisão e escolhe um produto ou serviço para atender sua necessidade ou resolver seu problema.

4- Defina as ações do mix de marketing

O mix de marketing, também chamado de 4 Ps do marketing, define as ações que sua empresa deve executar sobre 4 pontos fundamentais:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

Com base no que aprendeu sobre o mercado, sua empresa e o público, será possível tomar decisões importantes sobre cada um desses elementos do mix de marketing.

Produto: Ao estudar as forças e fraquezas de sua empresa, você descobriu que tipos de produtos ou serviços pode comercializar de forma competitiva. Viu também o que os concorrentes oferecem e já sabe, pela análise de seu público-alvo, que desejos ou necessidades desejam satisfazer. Use essas informações para se certificar de que seu produto ou serviço vai agradar seus clientes, ou tome as medidas necessárias para melhorá-lo. Você pode fazer isso com mais assertividade com ajuda de pesquisas, veja: Teste de mercado antes de lançar um produto: invista no que é certo

Preço: Você já conhece a persona e tem o perfil sociodemográfico de seu público-alvo. Portanto, conhece seu nível de renda e o que valoriza no produto ou serviço que vai comercializar. Dessa forma, é possível definir uma estratégia de preços que atraia o maior número possível de clientes, sem comprometer a margem de lucro da empresa.

Veja mais: Como perguntar sobre preço em uma pesquisa?

Praça: Praça é o “P” referente aos canais de distribuição. Isso envolve tanto e-commerce como pontos de venda físicos, em lojas.
É preciso estudar a jornada de compra de seus clientes para detreminar quais os melhores canais de distribuição de seus produtos e serviços.

Promoção:

  • Como seu produto será divulgado?
  • Que mídias usar?
  • Focar em campanhas online ou offline?

Novamente, só com base em estudos e pesquisas será possível definir isso adequadamente.

Acompanhamento dos resultados do plano de marketing

Depois que o plano é colocado em ação é preciso monitorá-lo constantemente por meio de pesquisas de satisfação e de avaliação da percepção da sua marca diante dos consumidores, por exemplo. Este post de nosso blog vai te ajudar a entender isso melhor: Aprenda a mensurar os resultados de uma campanha com pesquisa digital.

E se você quiser avaliar seu plano de marketing agora mesmo, use nossa ferramenta online: Raio-x do seu plano de marketing

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações