Passo a passo para elaborar um budget empresarial

7 passos para elaborar um budget empresarial

O budget empresarial é uma ferramenta de gestão indispensável para o bom funcionamento de qualquer negócio. Trata-se de um documento que contém informações detalhadas sobre os gastos e as receitas da empresa durante determinado período. Também são levados em consideração aspectos como investimentos, previsão de vendas, sazonalidade, nível de endividamento da empresa, perspectivas de mercado e objetivos do negócio. O budget empresarial bem estruturado ajuda os gestores a alocar melhor os recursos disponíveis e contribui para o corte estratégico de gastos. Assim, a organização fica mais preparada para futuros desafios e oportunidades.

Porém, muitos gestores ainda não sabem ou têm dúvidas sobre como elaborar um orçamento empresarial de maneira eficiente. Por isso, listamos aqui um passo a passo de como montar um budget empresarial na hora de fazer seu planejamento financeiro. Confira!

Veja também em nosso blog: Como investir em marketing e manter sua verba sob controle?

Budget empresarial: passo a passo

Passo 1 – Diagnóstico da empresa

Antes de definir qual será o orçamento empresarial, é fundamental saber qual é a atual situação do seu negócio. Esse diagnóstico empresarial deve conter um estudo sobre as finanças da empresa.
O objetivo aqui é coletar informações relevantes sobre o desempenho financeiro do negócio nos últimos anos e identificar limitações, necessidades e oportunidades. Alguns fatores que são considerados durante esta etapa de diagnóstico:

  • Volume médio de vendas
  • Lucratividade média
  • Capital de giro
  • Sazonalidade das vendas
  • Tributação

Passo 2 – Metas e objetivos

As metas e os objetivos do orçamento empresarial são definidos com base nos objetivos gerais presentes no Planejamento Estratégico da empresa. Além disso, elas precisam estar em consonância com a estrutura e os recursos disponíveis. Ou seja, as metas do budget precisam ser coerentes para que se possa decidir quais setores e atividades receberão mais investimentos e quais sofrerão cortes de gastos.

Passo 3 – Gastos fixos e variáveis

Os gastos são divididos em custos e despesas, podendo ser custos fixos ou variáveis. Os custos são os gastos relacionados à aquisição ou produção de mercadorias, enquanto as despesas são os gastos necessários para que a empresa opere. Portanto, o terceiro passo de como elaborar um orçamento empresarial consiste em listar todos os gastos fixos e variáveis. O objetivo é saber exatamente onde a verba está sendo empregada e se há necessidade ou possibilidade de reduzir determinados gastos.

Exemplos de gastos fixos

  • Aluguel;
  • Salários;
  • Luz, água, telefone, internet;
  • Impostos federais, estaduais e municipais;
    seguros.

Exemplos de gastos variáveis:

  • Matéria-prima;
  • Marketing e publicidade;
  • Transporte;
  • Manutenção;
  • Eventos.

Passo 4 – Margem de contribuição

O budget empresarial precisa fazer uma projeção da margem de contribuição dos produtos e serviços da empresa, assim como seus canais de distribuição. A intenção é identificar desvios e gargalos ao comparar os resultados planejados com aqueles efetivamente alcançados.

Passo 5 – Investimentos

O quinto passo de como montar um budget empresarial trata da clara definição dos investimentos necessários para o desenvolvimento do negócio, como máquinas, equipamentos, contratação de funcionários, etc. Ao projetar os investimentos, é preciso definir qual será a fonte desses recursos. Um dos investimentos mais importantes em um negócio é relativo ao marketing, veja dicas de como definir seu orçamento de marketing: Dúvidas sobre o seu budget de Marketing que só uma pesquisa poderá responder

Passo 6 – Carga tributária

Os impostos que as empresas precisam pagar podem representar até 1/3 de todos os seus custos. Por isso, é importante colocar no papel a relação de cada débito e crédito tributário. Vale a pena também rever se o regime tributário escolhido é realmente o mais adequado para o seu modelo de negócios.

Passo 7 – Acompanhamento de resultados

O orçamento empresarial precisa ser acompanhado durante todo o período ao qual ele se destina. Para isso, você pode recorrer a softwares de gestão ou a planilhas eletrônicas. Procure também fazer reuniões periódicas com as equipes. Essa etapa é fundamental para o sucesso dos negócios, pois ajuda na identificação de falhas e oportunidades, permitindo que determinados ajustes sejam feitos a tempo. Esse foi o nosso passo a passo para a elaboração de um budget empresarial. Se você ainda não fez o seu, não perca mais tempo.

Independente do tamanho da sua empresa ou do segmento em que ela atua, operar com um orçamento bem definido e estruturado te ajudará a controlar os gastos, otimizar os recursos e alcançar os melhores resultados. Definir seu budget empresarial é importante, mas como ter certeza de que suas vendas vão gerar a receita necessária? Baixe nosso e-book gratuito e defina as melhores estratégias de vendas: Passo a passo para elaborar um bom planejamento de vendas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações