A importância de saber como validar uma ideia de negócio

Como validar uma ideia de negócio

A validação da ideia é uma etapa fundamental para qualquer empreendedor. É ela a responsável por garantir que os esforços relacionados à criação de uma nova empresa estejam focados em um modelo de negócio que realmente funciona. Nesta postagem, você conhecerá  amaneira mais prática e efetiva de como validar uma ideia de negócio.

Num primeiro momento, isso pode até parecer óbvio. Mas é bastante comum encontrar pessoas que, seja por excesso de confiança na ideia ou pela ansiedade de ver tudo pronto rápido , optam por pular esse estágio. A consequência? Tempo, energia e dinheiro investidos em produtos ou serviços que podem não ser bem recebidos pelo mercado.

Como validar uma ideia de negócio?

Investigue e procure saber se alguém já implementou a sua ideia. Não se esqueça de verificar também se já existe alguma coisa parecida no mercado internacional

Mesmo que algo muito parecido já tenha sido concretizado, o que é muito provável, não significa que você deva desistir de abrir o negócio. Pense em promover melhorias em seu produto/serviço ou em ampliar as propostas de valor oferecidas e verifique se há espaço para você dentro da arena competitiva. Se a resposta for sim, siga em frente.

O próximo passo é conversar com pessoas ao seu redor, especialmente aquelas em quem você confia. O objetivo aqui é obter feedbacks honestos. Se você é a única pessoa que acha a ideia boa, desconfie e reveja o conceito. E tenha certeza de uma coisa: não tem como validar uma ideia de negócio sem consultar outras pessoas.

Quais pontos preciso validar?

Em seguida, é preciso validar a sua ideia de um ponto de vista essencialmente mercadológico. Nessa etapa, diferentes aspectos do produto ou serviço e do modelo de negócio precisam ser analisados: perfil e tamanho do target, preço e posicionamento são apenas alguns deles.

Essa lista pode ser uma boa referência para você começar:

  • Propostas de valor;
  • Público alvo potencial;
  • Canais de distribuição;
  • Relacionamento com clientes potenciais;
  • Fonte de receita;
  • Estrutura de custos;
  • Atividades necessárias para implementar a empresa.

Como posso fazer isso?

A resposta é pesquisa. Sendo um pouco mais específico: realizando um teste de conceito. Ele permitirá que o empreendedor saiba qual o tamanho do mercado no qual pretende atuar, em qual fase de maturidade este mercado se encontra e qual a melhor forma de se posicionar a partir do lançamento de um novo produto ou serviço

Além disso, o teste de conceito traz uma confirmação do perfil do público alvo, o que ajuda o empreendedor a desenvolver uma solução capaz de suprir verdadeiramente as necessidades e os desejos desse consumidor. Uma forma de já sair na frente da concorrência. Hoje, é possível encontrar alternativas bastante acessíveis para se realizar pesquisas como essa, principalmente se a opção for por pesquisa digital

Outro método alternativo para de como validar uma ideia de negócio e um bom jeito de provar para investidores que existem pessoas dispostas a pagar pela sua ideia é criar uma campanha de crowdfunding. Mas é importante lembrar que o público que acessa esse tipo de plataformas pode não ser o mesmo que você pretende atingir. Se esse for o caso, esse método não será tão eficaz para você. 

O que é MVP?

Se o seu negócio já estiver em fase de desenvolvimento e você estiver precisando validar hipóteses, o MVP pode ser uma ferramenta bastante útil. Trata-se da sigla para Minimum Viable Product, um conjunto de experimentações práticas feitas com um produto ou serviço utilizando o mínimo de recursos possíveis, mas que ainda entrega sua principal proposta de valor. Ele é importante porque permite que o empreendedor veja uma reação prática do mercado sobre a solução que ele pretende oferecer para, assim, ter certeza de que o negócio é viável. 

Uma dica para desenvolver um MVP que traga bons resultados é criar uma landing page. A página será usada para apresentar e gerar leads, que serão usados posteriormente em esforços específicos. Com base nas reações desse leads, você vai desenhar as hipóteses e métricas que serão usadas para elaborar os critérios a serem testados com o MVP e as expectativas de retorno do processo como um todo

O que concluímos então?

Existem ferramentas que possibilitam a coleta das informações necessárias e facilitar muito a maneira de como validar uma ideia de negócio em um período curto de tempo. E é importante usufruir delas para garantir que seus investimentos e esforços não sejam em vão. Lembre-se que é muito mais fácil criar um negócio para suprir uma demanda que já existe do que criar demanda para sustentar um negócio. Por isso, é importante saber onde está entrando, para saber lidar conscientemente com os riscos e oportunidades de cada cenário.

Posts relacionados