Outubro Rosa: Conscientização e Comunicação

Com o objetivo de entender como as marcas estão participando da campanha do Outubro Rosa, a MindMiners conversou com mulheres sobre questões relacionadas à conscientização e prevenção do câncer de mama.

O questionário foi elaborado em nossa plataforma de pesquisa automatizada, Miners Compass, e disparado para uma amostra de 500 mulheres de 25 a 60 anos, das 5 regiões do Brasil e das classes sociais ABC, reunidas em nosso painel proprietário MeSeems.

O Outubro Rosa é uma campanha global. Nasceu nos Estados Unidos, nos anos 90, e tem como intuito conscientizar as mulheres sobre prevenção de câncer de mama. Em nossa pesquisa, 99% das mulheres já tinham ouvido falar do Outubro Rosa. Mas, e mesmo considerando esse alto conhecimento da ação, 62% destas mulheres não haviam realizado exames, como mamografia, nos últimos 2 anos. Os principais motivos para a não realização são:

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, recomenda-se a realização anual da mamografia, a partir dos 40 anos. Quer saber mais dicas e perguntas relacionadas ao câncer de mama e seu tratamento? Clique aqui!

Uma das principais ações de comunicação do Outubro Rosa é a iluminação de prédios e monumentos na cor rosa. No Brasil, a primeira iniciativa foi em 2002 com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.  Apresentamos alguns exemplos de iluminação aos nossos respondentes e perguntamos qual chamava mais atenção. Os resultados foramem primeiro lugar o Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro. Em seguida o Jardim Botânico de Curitiba e, em terceiro, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Mais importante que apoiar a causa é a realização de exames junto ao seu médico!

Pensando no Outubro Rosa, perguntamos para nossas respondentes qual a primeira marca que elas lembravam ao pensar na campanha. As marcas mais lembradas estão relacionadas à produtos de saúde e beleza e à categoria de roupas/vestuário:

* As demais marcas possuem um percentual de 1% ou menor, portanto não serão resumidas/apresentadas neste gráfico

Mesmo com 26% das respondentes declarando que não lembravam ou não relacionavam o Outubro Rosa com nenhuma marca, 18% lembrou da Avon, que realiza diversas ações junto ao Instituto Avon. Uma das ações mais legais e diferentes é a criação de uma websérie para conversar e estender esse tópico para além do mês de outubro:

A loja de roupas Marisa, trabalhou com a criação de um catálogo online de roupas íntimas femininas. Nele, ao passar o mouse acima da foto, algumas informações e dicas sobre câncer de mama são apresentadas.  

Para 94% das mulheres é importante que as marcas promovam/falem sobre esse tipo de campanha de conscientização. E 79% declarou que acha importante a compra de produtos de marcas que apoiam o Outubro Rosa.

O símbolo do Outubro Rosa é um laço rosa, muitas empresas e pessoas utilizam broches e o próprio laço durante o mês de outubro em prol da campanha.  74% das mulheres declarou ter visto o laço em roupas ou acessórios, como mochilas e bolsas73% viu o símbolo em campanhas publicitárias e 58% dentro de empresas/estabelecimentos.

E você? Qual a sua opinião sobre o Outubro Rosa? 

A MindMiners apoia a iniciativa. Por isso, sempre busca sempre conscientizar suas colaboradoras e as respondentes do nosso painel de respondentes, o MeSeems, sobre a importância da prevenção do câncer de mama. 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz