Pesquisa MindMiners: Dia das Mães 2018

Por que o Dia das Mães é uma data tão importante para o varejo? A tradição de comprar presentes para mães engloba não somente uma categoria. Pense que cada shopper e cada mãe tem produtos específicos de desejo. Para superar as expectativas e garantir o sucesso do presente é importante que sua marca entenda quem são seus compradores: filhos, filhas, netos, netas, companheiros(as), e também, quem são as mães que vão receber esse carinho.

Foi pensando nisso que a MindMiners desenvolveu uma pesquisa sobre o Dia das Mães. O objetivo foi compreender a relação dos brasileiros com a data.

O estudo foi realizada entre os dias 26 de março e 3 de abril de 2018 e contou com uma amostra de 1.000 respondentes das classes sociais ABC e das 5 regiões do Brasil. Toda a coleta de respostas foi realizada de forma digital, na base de respondentes proprietária da MindMiners, o MeSeems.

Afinal, o que é um presente para o consumidor?

Presentear as mães vai muito além de somente comprar produtos físicos, como flores e perfumes. 59% dos respondentes declarou que a comemoração também conta com um almoço em casa ou em restaurantes para criar um momento único e confraternizar com essa pessoa tão especial em nossas vidas. Mas qual será o tipo de presente que acompanha essa celebração?

A combinação presente e almoço representa uma oportunidade para marcas entrarem nos lares dos brasileiros, criando um momento especial e aumentando o awareness de suas marcas. Em nossa pesquisa, questionamos o quanto os brasileiros pretendem gastar com o(s) presente(s) de Dia das Mães e se esse valor será superior ao investido no ano passado. Para 24% dos respondentes, a quantia, em reais, será maior em 2018 do que em 2017. E mais da metade dos shoppers, 55%, quer gastar a mesma quantia que em 2017. Somente 21% vão gastar menos que no ano passado.

Não são só as mães que ganham presentes.

A data é uma comemoração e celebração para todas as pessoas que já foram e são mães. Descobrimos em nossa pesquisa que 89% vão comprar presentes para suas mães, 21% para a sogra, 18% para a esposa ou companheira e 14% para avós e tias. O foco dos consumidores é comprar presentes para suas mães, mas outras mulheres da família e pessoas próximas serão presenteadas também.

E com tantos presentes para serem comprados, quanto os brasileiros estão dispostos a gastar com a data?

Uma grande parcela dos entrevistados quer gastar entre R$ 50,00 e R$ 100,00 por presente neste Dia das Mães.

Se você é do segmento de varejo e tem o Dia das Mães, lembre-se de não olhar somente para quem compra os presentes nestas datas. As mães também se relacionam com sua marca. 

Quer se aprofundar mais ainda no assunto? Criamos estudo completo sobre as mulheres e a maternidade. Nele, analisamos dois grupos. O primeiro reúne mulheres que já possuem filhos ou estão grávidas, enquanto o segundo é composto por mulheres que ainda não são mães. Descobrimos quais são os sentimentos em relação à maternidade, as priorizações necessárias para que seja possível cuidar dos filhos e quais são os produtos e marcas mais lembrados. Você pode acessar, gratuitamente, clicando aqui:

Gostou desse conteúdo? Nós fizemos outras pesquisas para entender o hábitos dos consumidores nas mais diferentes datas, como no Natal e Dia do Consumidor.

A equipe da MindMiners deseja a todos as nossas leitoras mamães um feliz dia! Continuem sendo essas pessoas maravilhosas e nos inspirando com seu amor e cuidadoUm agradecimento especial às mães de todos os membros do nosso time <3

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações