Edutainment: como aproveitar a metodologia que faz parte do futuro da educação

Juntar entretenimento com educação pode ser divertido, mas vai muito além. É preciso definir estratégias que tornem o aprendizado mais atraente. Aprenda mais!


clock
7 min
Edutainment: como aproveitar a metodologia que faz parte do futuro da educação

A atenção das pessoas está cada vez mais escassa e isso acontece, entre outros motivos, porque somos bombardeados todos os dias com muita informação. Diante de tanta volatilidade, como fica a educação e, principalmente, a absorção do conhecimento? A resposta pode estar no edutainment.

Edutainment é a junção das palavras education (educação) e entertainment (entretenimento) e refere-se à produção de conteúdos educacionais com a utilização de ferramentas de entretenimento como jogos, filmes, brincadeiras, entre outros.

Porém, o objetivo principal não é apenas entreter, mas sobretudo, educar. O entretenimento, nesse caso, é o meio utilizado para que isso aconteça. Por isso, é preciso ter estratégia na elaboração de atividades com esse fim.

Além disso, um dos principais pilares do edutainment é o uso da tecnologia. Sendo assim, por que não utilizá-la para deixar o aprendizado cada vez mais atraente para estudantes de todas as idades?

Como a tecnologia está enraizada no edutainment, não há como negar que o futuro da educação está atrelado a ela e que ainda há muito campo a ser explorado nesse sentido. Afinal, existem infinitas possibilidades de aplicação. Continue a leitura para refletir sobre esse conceito tão importante para o segmento educacional.

O que é e como funciona o edutainment

Edutainment, também chamado de edutretenimento, é um estilo de educação que utiliza recursos de entretenimento para despertar a curiosidade dos alunos e, assim, envolvê-los para ajudar na imersão e apreensão do conhecimento.

Por isso, podemos dizer que qualquer meio de acesso à educação que seja aliado ao entretenimento faz parte dessa abordagem: um app de idiomas interativo, uma plataforma educativa, jogos de aprendizagem virtual, entre outros.

O conceito de edutainment é novo no segmento, mas a prática, nem tanto. Ele já era aplicado nas escolas, mesmo sem que os profissionais de ensino e alunos tivessem uma noção clara disso. Quer um exemplo?

A interação dos estudantes com os elementos durante as visitas aos museus, jardins botânicos, aquários, feiras de ciências, entre outros, são formas mais comuns de aprender por meio do entretenimento. Perceba que nesses espaços os alunos adquirem conhecimento aliado ao lazer.

Então, o que há de diferente agora e por que esse termo está relacionado ao futuro da educação? Será que a tecnologia é a única maneira de aplicar atividades baseadas em edutainment?

Não. Porém, não há dúvidas de que, atualmente, a tecnologia é uma das formas mais inteligentes e o principal meio para aproveitar o máximo das aplicações dessa metodologia.

Tecnologia aplicada à educação

Além de oferecer mais agilidade, a tecnologia permite infinitas possibilidades de abordagens nas ações que envolvem edutainment no dia a dia. Tenha como exemplo as facilidades que ela trouxe para a educação durante a pandemia.

Mulher de óculos sentada olha atenta para o laptop enquanto estuda
Não dá para negar que a tecnologia é uma forte aliada do edutainment

Nem sempre é possível ir ao museu de arte contemporânea, por exemplo, mas é viável a execução de jogos em aulas online, ou ainda a visitação de espaços com o uso da inteligência artificial.

Além disso, estamos na era da informação. A vinda da covid-19 provou a todos que a tecnologia não só aproxima as pessoas, como amplia o acesso ao conhecimento.

Outro fator importante para a inclusão da tecnologia nas ações que têm o edutainment como base é o fato de que os estudantes — em especial crianças e adolescentes — estão cada vez mais conectados e familiarizados com dispositivos inteligentes.

Por que não utilizar esses recursos para tornar o processo de aprendizado mais leve, divertido e atrativo?

Os 4 princípios básicos do edutainment

O edutainment visa tornar a aprendizagem mais agradável, deixando de lado a austeridade e o pragmatismo, elementos que podem ser (e são) obstáculos para muitas pessoas se interessarem e absorverem conhecimento.

À luz desse conceito estão os princípios do edutainment, pilares essenciais não só para dar base à metodologia, como também para diferenciá-la de métodos tradicionais e torná-la mais factível no dia a dia:

1. Envolvimento

É complexo pensar em entreter sem envolver, afinal, uma coisa depende da outra. Quem está entretido está envolvido com algo, seja ouvindo com atenção, participando ativamente ou absorvendo o conteúdo de outras formas.

No entanto, aqui não basta envolver apenas nos primeiros minutos de atividade; é preciso pensar em formas de garantir que o envolvimento seja duradouro para que o processo de aprendizado se complete.

2. Imersão

Quanto mais imersas em um conteúdo, menos possibilidade de distração as pessoas terão e isso é positivo para adquirir conhecimento com profundidade. Além disso, a imersão permite que os alunos estimulem a mente de forma mais intensa do que quando algo é decorado, por exemplo.

Grupo de alunos negros de uniforme azul olham atentos para algo à frente deles
A imersão é fundamental para reduzir o risco de distrações

3. Interação

A interação entre pessoas é algo valioso para o processo de aprendizagem, pois permite conhecer novos pontos de vista e trocar experiências.

Também é vantajoso para desenvolver skills comportamentais importantes para o ambiente educacional como o respeito ao próximo e o bom relacionamento interpessoal.

4. Diversão

Eis o princípio-base do edutainment, afinal, a diversão é o ponto de partida para despertar o interesse das pessoas em aprender. Além disso, entretenimento tem tudo a ver com diversão, e se as atividades não forem planejadas com isso em mente, não há edutainment.

Por que o edutainment é importante para a educação

Uma abordagem interessante do edutainment é de que a educação é construída, e essa construção é multilateral. Ou seja: já não é suficiente dizer que é o professor quem transmite o conhecimento e sim, que ele é um facilitador (ou intermediador) na condução dessa construção pelos alunos.

Por isso, além de entreter os estudantes, investir em atividades baseadas em edutainment ajuda a quebrar paradigmas ultrapassados sobre as formas de aprender e de ensinar. Sendo assim, há o exercício de um olhar inovador sobre a educação de maneira geral.

Isso é tão importante que em nosso estudo original já foi constatado que 38% dos entrevistados não acreditam que provas sejam a melhor forma de avaliar o conhecimento.

O futuro da educação e do aprendizado

Em meio a tantos modelos e formas de aprendizagem, escolher o melhor formato é algo bastante particular. Há quem assimile melhor o conteúdo por meio da leitura, outros por áudio, pela escrita, por vídeos e por aí vai.

No entanto, uma pesquisa demonstra que aprender algo por vídeo tem sido preferência em relação aos textos para grande parte das pessoas que querem conhecer mais sobre um produto ou serviço.

Prova disso também se dá pelo aumento do consumo desse tipo de conteúdo em plataformas como YouTube. Estima-se que em 2022, 82% do tráfego global da internet virá de streaming de vídeo e downloads.

Se essas pesquisas, que foram direcionadas a adultos, apontam para a necessidade de produção de conteúdos mais dinâmicos e interativos, imagine a importância disso para a educação de crianças e adolescentes?

Metaverso na educação

Falar em futuro e entretenimento nos leva a abordar o metaverso, tendência amplamente discutida e que consiste em um ecossistema coletivo com a integração das pessoas a partir da recriação do mundo real e o virtual.

Mesmo que ainda pareça algo bastante abstrato, saiba que grandes marcas, como Facebook (agora Meta), têm investido alto para torná-lo o sucessor da internet móvel. Porém, como você deve imaginar, essa transformação acontecerá em passos lentos para a sociedade em geral.

Para o setor educacional, no entanto, já é possível pensar em alternativas factíveis — de certa forma semelhantes — antes da chegada do metaverso. Pode-se, desde agora, investir na tecnologia que já está disponível para atividades educacionais:

  • óculos de realidade virtual;
  • realidade aumentada;
  • chatbots;
  • tecnologias voltadas para o reconhecimento de imagens;
  • aplicativos e dispositivos eletrônicos.

Necessidade de inovação nos modelos de aprendizagem

Especialistas da área chamam atenção para o fato de que o segmento da educação, muitas vezes, não acompanha o desenvolvimento tecnológico como acontece em outros setores, e alertam para a urgência de mudança.

“Tudo evoluiu, menos os modelos de aprendizagem. O sistema educacional precisa inovar para trabalhar as competências exigidas no mercado no século 21, como habilidades socioemocionais, além de inteligência artificial e automação. É uma mudança reativa”, relata Thiago Chaer, CEO da Future Education, aceleradora focada no setor educacional, em entrevista à VOCÊ S/A.

Como a atenção das pessoas está cada vez mais escassa devido ao excesso de informações — e o fato de que muitos dos conteúdos que recebem essa atenção estão nas plataformas online, como as redes sociais — investir na tecnologia é uma necessidade básica para transformar os modelos de aprendizagem.

Criança usa óculos de realidade virtual
Os óculos de VR (realidade virtual) são uma alternativa factível para o edutainment

Isso também permite mais agilidade na promoção e absorção do conhecimento, já que entre as premissas do edutainment e da educação digital estão a vivência e a retenção do conteúdo de forma mais rápida e profunda.

Em outras palavras, conteúdos muito extensos ou maçantes podem não ser eficientes para a imersão e compreensão do que está sendo ensinado, pois os alunos tendem a perder o interesse rápido nesse tipo de abordagem. Por isso, o edutainment pode ser um aliado dessa mudança.

Conclusão

Neste conteúdo, você conferiu que o edutainment é uma estratégia que visa inovar, sob vários aspectos, as ações educacionais a fim de torná-las mais interessantes, prazerosas, dinâmicas, e viu, também, como isso impacta o processo de aprendizagem.

A tecnologia não é a única forma de colocar isso em prática, mas, certamente, é o melhor ponto de partida que você pode dar para aprimorar os seus negócios.

E se você gostou de entender como o edutainment funciona, que tal entender como explorar esse conceito no seu mercado? O primeiro passo é identificar o que seus consumidores esperam para o futuro da educação para poder se preparar melhor.

As pesquisas digitais podem ajudar a entender melhor como está o seu cenário. Aproveite para entender como elas funcionam e as vantagens!


Início