Dia dos Namorados 2020: romantismo em meio à quarentena

Realizamos um estudo para compreender como será a comemoração dos brasileiros nesse período de quarentena.


clock
4 min
Dia dos Namorados 2020: romantismo em meio à quarentena

Que o Dia dos Namorados é sinônimo de muito amor e afeto todo mundo sabe, mas como será que o brasileiro vai se reinventar para não deixar essa data ser esquecida mesmo em meio a um período de isolamento social/quarentena? Realizamos um estudo com 600 pessoas de todas as regiões do país, classes sociais e faixas etárias, para entender justamente como está o planejamento desse momento.

Entre os participantes da pesquisa, 68% estão em um relacionamento amoroso e a maioria (40%) é casado. Dentre os demais:

22% está namorando;
4% está em um relacionamento aberto;
2% está noivo.

A importância dessa comemoração

Despertar o romantismo não é algo simples, principalmente em meio a um cenário de isolamento social. Mas muitos casais estão dispostos a fazer dessa data um momento de carinho e afeto.

77% dos respondentes pretendem manter a comemoração desta data, mesmo que para 36% será preciso fazê-la de uma forma diferente aos anos anteriores.

E se engana quem acredita que a data é exclusividade de quem está em início de relacionamento. Os 65% dos respondentes que estão casados há mais de 7 anos, comemoram o Dia dos Namorados no dia 12 de junho e 77% pretende comemorar a data também esse ano.

Apenas 7% não pretendem comemorar a data, e o principal motivo é a pandemia.

Jantar romântico intimista ou presente luxuoso?

De fato, comprar presentes é a principal forma de comemoração, mas não a única. As refeições também desempenham um papel importante nessa data. Um jantar romântico é uma maneira de expressar carinho e expor os dotes culinários para a pessoa amada, proporcionando um momento de intimidade e aconchego quando se está em um ambiente confortável. Quando o assunto e preparar refeições para a pessoa amada, 54% declararam já terem feito jantar romântico em casa e 46% fizeram café da manhã na cama em comemoração ao Dia dos Namorados.

Como costumam comemorar o Dia dos Namorados:

81% comprando presentes;
60% saindo para restaurantes/bares;
54% fazendo refeições especiais em casa;
28% viajando/passeando;
24% Indo ao cinema/teatro;
22% enviando cartões/cartas;
21% enviando flores.
Photo by Element5 Digital / Unsplash

DIY ganha cada vez mais espaço nessa data

Comprar presentes pode até ser a principal maneira de comemorar o Dia dos Namorados, mas não precisa ser a única forma de presentear. Os consumidores estão se mostrando dispostos a produzir presentes, e principalmente fazer algo que tenha mais valor sentimental do que financeiro.

51% dos respondentes que irão comemorar a data em 2020 concordaram em algum grau que estão dispostos a fazer o presente do dia dos namorados e 54% concordaram que gostariam de receber um presente feito por seu/sua companheiro(a).

Além dos presentes, 67% concordou que compraria kits de alimentos e bebidas de restaurantes, para produzir um romântico em casa e 60% preferem cozinhar algo especial ao invés de pedir um serviço com a refeição pronta.

Em anos anteriores, muitos já dedicavam um tempo para se planejar e construir um presente com significado para o casal.

O que os entrevistados já fizeram, no passado, para presentear:

49% já fez cartas/bilhetes românticos;
38% presentes personalizados (camiseta, caneca, almofada, caixas...)
33% caixa surpresa (com fotos e/ou alimentos e bebidas)
30% presentes artesanais;
24% decoração de ambientes (com fotos, balões, flores ou velas).

DIY entra no lugar da compra?

Não. O hábito de produzir presentes não elimina o de comprar. 64% dos entrevistados que irão comemorar a data pretendem comprar presentes. E, em sua maioria (64%), irão gastar entre R$50,00 e R$200,00 com presentes.

Mas, como em muitos lugares do país, o comércio físico (shopping, restaurantes, lojas de rua, etc) ainda se mantem fechado por conta da quarentena, 64% irão comprar em lojas online (e-commerce).

Mesmo com a possibilidade de manutenção da quarentena até o Dia dos Namorados na maior parte do país, 47% pretendem comprar o presente em lojas físicas (shoppings, restaurantes, lojas de rua, etc).

Se a quarentena continuar, a gente ainda comemora?

Sim. Entre aqueles que pretendem comemorar, 86% não deixarão de celebrar essa data ainda que estejam em quarentena/isolamento social. O jeito será optar por uma comemoração ainda mais intimista e fazer com que a saída para bares e restaurantes espere mais um pouco. Esse será o caso dos 83% que pretendem fazer essa celebração em casa e dos 14% que farão a distância, por chamada de vídeo ou telefonemas.

E quem está distante também conseguirá presentear? Sim, 39% dos que pretendem comprar presentes mesmo se a quarentena se manter irão optar por compra online para que seja entregue diretamente na casa do(a) presenteado(a).

Mesmo que com adaptações, essa data não passará sem uma comemoração para a maior parte dos brasileiros que estão em um relacionamento. Manter o afeto e carinho em momentos tão delicados se torna algo ainda mais imprescindível.

E, se essa data representa uma grande oportunidade boa para garantir mais proximidade e intimidade entre aqueles que se amam, como sua marca pode ajudar os apaixonados nessa missão?


Início