Compras do final de ano - 2020

A sua empresa/marca já sabe como os brasileiros estão se planejando para a Black Friday e o Natal desse ano? Confira um estudo exclusivo sobre o tema!


clock
4 min
Compras do final de ano - 2020

A sua empresa/marca já sabe como os brasileiros estão se planejando para a Black Friday e o Natal desse ano? Realizamos um estudo por meio do MeSeems, nosso painel exclusivo de respondentes, com 1.000 brasileiros de todas as regiões, classes sociais e faixas etárias para entender quais são os planos desses consumidores para as compras durante a Black Friday e para o Natal de 2020.

Por conta da pandemia de COVID-19, realidade no Brasil e do mundo desde o primeiro trimestre do ano, muitos comportamentos de consumo do público brasileiro se modificaram. A situação de isolamento social e o fechamento do comércio agravou as já altas taxas de desemprego no país e afetou diretamente o poder de consumo de muitas famílias brasileiras, que tiveram que repensar e reorganizar a forma como consomem.

A flexibilização é suficiente?

Com a flexibilização da quarentena e a permissão para reabertura do comércio na maior parte dos estados e cidades brasileiras, o consumidor já voltou a poder se deslocar até lojas e estabelecimentos, o que não quer dizer que estejam de fato fazendo isso. Entre os entrevistados da pesquisa, 58% ainda não se sente hoje totalmente seguro para voltar a frequentar o comércio. E isso acontece principalmente por não confiarem (61%) que as medidas de prevenção são eficientes.

45% dos respondentes que não se sentem seguros para ir fazer compras em loja física afirmaram que o motivo é por ainda não se sentirem seguros para sair de casa de maneira geral.

E se o consumidor ainda não irá retomar às compras fisicamente de imediato, como o comércio retoma suas vendas?

Stock photo of the Business Man with a credit card by rupixen
Photo by rupixen.com / Unsplash

O e-commerce com principal alternativa

Uma das alternativas que se fortaleceu foi o e-commerce, que já era uma das principais tendências para venda de muitos produtos e serviços e teve sua importância ressaltada, auxiliando na manutenção de diversos setores durante a crise e o isolamento social.

Entre os consumidores que pretendem comprar produtos durante a Black Friday ou para o Natal, 25% pretende utilizar apenas métodos de compra online e 11% vai comprar online e também em lojas físicas.

11% dos respondentes afirmaram que comprarão somente em loja física, e provavelmente optarão por essa modalidade pela possibilidade de pagar suas compras utilizando o dinheiro, já que 59% dessas pessoas indicou esse como um dos métodos de pagamento que utilizarão durante as compras de final de ano.

Então vamos as compras...

Sabendo que a maior parte dos consumidores ainda não se sente seguro em ir até as lojas físicas, precisamos entender quais são as expectativas para os dois últimos meses do ano, que geralmente são os mais importantes para o comércio, por conta da Black Friday e do Natal.

Em relação a evolução da pandemia e a segurança para sair de casa, os consumidores estão em sua maioria otimistas, pois 55% afirma esperar se sentir mais seguro para fazer compras físicas até o final do ano.

E já que teremos segurança, vamos comprar?

Sim! 42% pretende aproveitar a Black Friday para fazer compras e 46% irá fazer compras para o Natal esse ano.

Analisando os respondentes que não pretendem comprar em alguma dessas datas, percebemos que muitos não possuem o costume de realizar esse tipo de compra e, por isso, irão manter o mesmo comportamento. Entre os 24% que não pretendem comprar na Black Friday, 57% não tem esse hábito. Entre os 20% que não comprarão no Natal, o percentual é de 64%.

Black Friday: quem compra e o que compra?

Ainda que que boa parte dos respondentes (42%) tem a intenção de comprar na Black Friday desse ano, existe uma parcela de 33% que ainda não tomou essa decisão se irá comprar ou não.

Para as empresas que pretendem aderir a promoções nesse período, é preciso considerar que muitos dos consumidores estão esperando o evento chegar para decidir a compra, muito provavelmente se baseando nos descontos oferecidos.

Entre os 24% que não pretendem comprar durante essa Black Friday, a falta de dinheiro aparece como o principal motivo citado.

Com características um pouco diferente das compras de Natal, é possível identificar que, para a maioria dos consumidores, a Black Friday é o momento para comprar itens mais caros, como eletrônicos, TVs e itens relacionados e eletrodomésticos.

E para o Natal, o que pretendem comprar?

As intenções de compra para essa comemoração estão um pouco mais altas. 46% já decidiu que irá realizar pelo menos uma compra para esse período.

O que muda para essa data são principalmente as categorias de produtos que o consumidor deseja comprar. Roupas e calçados ganham mais destaque e estão dentro das intenções de compra de 71% dos respondentes.

Por outro lado, assim como para a Black Friday, temos 33% de indecisos, o que pode ser uma consequência do período de crise e incertezas ocasionados pela pandemia de COVID-19.

Photo by Blake Wisz / Unsplash

E se a pandemia não acabar, ainda vamos comprar?

Como já vimos, a projeção dos consumidores é otimista para as compras do final de ano. Mesmo com uma possível continuação da pandemia, 53% afirmou que irá escolher entre comprar em lojas físicas ou online se baseando apenas nos descontos oferecidos por cada uma delas. Sendo assim, fica como responsabilidade das marcas e empresas garantir um ambiente de compras seguro e com boas ofertas.

E já que os cartões de débito (54%) e crédito (68%) serão bastante utilizados, e os app de pagamento digital com cashback  ainda são pouco considerados para esse tipo de compra, um dos caminhos possíveis é incentivar mais a utilização desses meios. Isso porque 45% ainda pretende comprar em dinheiro, um perigoso vetor de transmissão de bactérias e microrganismos ainda mais em tempos de coronavírus.

E você? Como pretende promover compras mais seguras e vantajosas para os seus consumidores? As oportunidades estão aí.


Início