Gordofobia: como ajudar a combater?

Sendo a principal pauta do movimento gordo, a gordofobia diz respeito à atitudes enraizadas e, infelizmente, normalizadas em diversos cenários sociais, limitando o consumo de produtos e serviços para pessoas gordas. Veja como empresas e marcas podem ajudar a combater a gordofobia!


clock
4 min
Gordofobia: como ajudar a combater?

A gordofobia é uma atitude normalizada na sociedade em que vivemos e, infelizmente, essa prática possui diversas formas de ser disseminada, das mais sutis até as mais agressivas. Este tema é cada vez mais discutido por pessoas gordas, em busca de uma sociedade mais justa com toda a variedade de corpos que existem, afinal, todos temos o direito ao respeito.

Para refletir mais sobre isso, a MindMiners conversou com 1.000 pessoas de todos os gêneros, idades, classes sociais e regiões do Brasil para entender mais sobre a gordofobia, como ela é disseminada em nossa sociedade, e as situações que pessoas gordas já enfrentaram por conta disso.

Gordofobia: comportamentos enraizados


Sozinho, o peso não é um indicativo para sinalizar doenças ou falta de saúde. Mesmo assim, essa crença é comumente replicada, fazendo com que os casos de preconceito contra pessoas gordas no Brasil cresçam cada vez mais. Quando questionamos todos os respondentes, sendo eles gordos ou não, 81% declara que já ouviu falar sobre gordofobia. Isso significa que a maioria está ciente a respeito do termo, mas será que essa consciência também se aplica nas práticas do cotidiano?

62% já usou algum termo, frase ou ditado gordofóbico.

Alguns dos termos e frases citados foram: Olho gordo (32%); Hoje é dia de gordice (25%) e Pensamento de gordo (22%). Cientes de que esses termos são gordofóbicos, 69% declara que deixaria de usá-los e iria em busca de substitutos.
Além disso, quando falamos sobre atitudes e comportamentos que configuram a gordofobia, notamos que:

Como todos esses comportamentos podem se desdobrar no cotidiano de pessoa gordas? As variações, infelizmente, são diversas. 19% dos respondentes desta pesquisa são considerados pessoas gordas, e com base em suas respostas conseguimos entender um pouco mais esse cenário.

Na pele…

Os contextos em que a gordofobia se encaixa são vastos, indo da vida social até o cenário da saúde. Analisando experiências mais gerais, conseguimos ver o quanto a gordofobia afeta a vida de pessoas gordas, e como é importante que esses hábitos sejam excluídos para que possamos evoluir como sociedade e garantir o bem-estar de todas as pessoas.

Segundo nossos respondentes:

51% já foi alvo de gordofobia em contextos de VIDA SOCIAL, podendo incluir relações amorosas, de amizade, familiares, etc.

E se engana quem pensa que a gordofobia acontece com mais frequência nesses cenários de relacionamentos mais próximos, a extensão desse comportamento para a vida profissional também é bastante significativa e 35% declara que já foi alvo de gordofobia no ambiente de trabalho.

Black plus-size woman laughing
Photo by AllGo  / Unsplash

Além disso, 33% das pessoas gordas declararam que já receberam comentários não solicitados sobre seus pesos e forma física. 34% optou por não responder essa questão e 33% declararam que isso nunca aconteceu com eles. Este fator é muito mais profundo e explicativo quando pensamos na pressão estética que rodeia a nossa sociedade e como fugir - mesmo que minimamente - dele pode gerar um enorme ciclo de cobrança para se encaixar no padrão estético, o que é extremamente prejudicial para a saúde mental e física.

Pensando em círculos sociais e motivações como canais, visamos descobrir e comparar entre pessoas gordas e pessoas não gordas os meios que possuem mais força para construção e reforço da pressão estética:

Quando deixamos de abordar pessoas e passamos a observar contextos e outros fatores, notamos que a porcentagem de pressão se iguala um pouco mais. É importante notar o quanto as redes sociais e a mídia é responsável por seus discursos, já que a pressão exercida é percebida de forma semelhante para pessoas gordas e não gordas.

Publicidade, Mídia e Representatividade

A mídia em geral tem papel fundamental no reforço de tudo que envolve a cultura e o cotidiano de uma sociedade. Sendo assim, é essencial que se torne cada vez mais um vetor de mudança e conscientização a respeito da gordofobia.
Para comprovar essa afirmação, 49% dos entrevistados na pesquisa disseram que se lembram de alguma cena de filme, novela, série ou livros em que algum personagem sofreu gordofobia.

"O amor é cego" - Conundrum Entertainment

Os filmes O amor é cego, Professor Aloprado e Norbit foram os mais citados. Quando falamos de exemplos nacionais, a novela Avenida Brasil foi a mais lembrada.

Além disso, 75% dos respondentes afirma que seria inspirador ver pessoas gordas participando mais de novelas, filmes, comerciais, séries, etc.

Quando falamos sobre pessoas reais que são consideradas como vozes importantes sobre o movimento gordo e abordam a gordofobia em suas falas, 25% das pessoas declara que conhece ou já ouviu falar de algum. As mais citados foram a influencer Alexandra Gurgel (@Alexandrismos); a dançarina Thais Carla (@thaiscarla); a cantora Preta Gil (@pretagil); a atriz Fabiana Carla (@fabianacarlareal) e a atriz Mariana Xavier (@marianaxavieroficial).

Qual é o artista ou influenciador que você conhece e que fala sobre gordofobia?

E como falar de mídia e influência sem citar as marcas? Impossível!

Ainda mais quando sabemos que 74% das pessoas concordam que as empresas têm obrigação de terem produtos adaptados e/ou pensados para pessoas gordas sem cobrar a mais por isso, e isso se aplica de companhias de transporte até a marcas de roupas.
Quando se tem em mente as marcas mais lembradas quando o assunto diz respeito a corpos fora do padrão, as que ganham a mente dos respondentes são Natura, Dove e Avon!

Além disso, 71% das pessoas concordam que empresas de todos os segmentos deveriam repensar o padrão de modelos e atores que utilizam em seus anúncios e 76% afirma que essa questão de diversidade de corpos deveria ser ainda mais presente nos anúncios e comerciais de marcas do setor de moda e beleza.

Agora que entendemos um pouco mais sobre como a gordofobia possui suas raízes em todos os contextos que vivemos e deve ser debatida e combatida por todos, você já consegue pensar em como o seu negócio pode colaborar com essa causa?


Início