Quais são os principais tipos de perguntas para questionário de pesquisa?

Na hora de fazer uma pesquisa, criar as perguntas corretas para o questionário é fundamental. Veja 7 tipos de perguntas com exemplos práticos.


clock
6 min
Quais são os principais tipos de perguntas para questionário de pesquisa?

Para saber qual é a resposta para os problemas que a sua empresa pode estar enfrentando, existe a pesquisa de mercado. E para fazê-la, tenha em mente que existem inúmeras variações de tipos de perguntas que podem ser aplicadas em um questionário de pesquisa de marketing.

Cada uma dessas variações, no entanto, possui usos específicos e pode ser apresentada com opções de formatação diferentes de acordo com o objetivo da sua pesquisa.

Nesse post, mostraremos quais são os principais tipos de perguntas para questionário de pesquisa que podem ser usados, em quais situações elas geralmente são aplicadas e alguns exemplos de perguntas para sua pesquisa.

Nosso objetivo, com isso, é fazer com que você aprenda a escolher a melhor forma de coletar a informação que necessita a partir de um questionário. Vamos nessa?

Os 7 principais tipos de perguntas para questionário de pesquisa:

  1. Múltipla escolha (RM)
  2. Dicotômica
  3. Resposta única (RU)
  4. Pergunta tipo matriz
  5. Ranking
  6. Pergunta de resposta aberta
  7. Pergunta tipo NPS

Selecionamos 7 tipos de perguntas para questionário, sendo elas divididas em 3 categorias:

  1. Perguntas fechadas
  2. Perguntas abertas
  3. Perguntas tipo NPS

Vamos começar pelas perguntas fechadas para questionário. Acompanhe!

Perguntas de resposta fechada

As perguntas de resposta fechada são aquelas nas quais o respondente seleciona uma ou diversas alternativas dentre um conjunto de opções predefinidas.

Isso significa que ele não precisa escrever nada por extenso. Elas são bastante usadas em questionários porque produzem resultados facilmente quantificáveis, agilizando o processo de análise de dados.

Existem muitas variações de perguntas fechadas para questionário, mas o respondente sempre terá que escolher entre opções de alternativas predeterminadas.

rapaz no meio da estrada, tendo que decidir entre dois caminhos possíveis

Abaixo, explicamos melhor sobre alguns dos tipos de perguntas fechadas:

1- Múltipla escolha

Um formato versátil que permite que o respondente escolha uma ou mais opções entre uma lista.

Por ser bem flexível e fácil de entender, é o tipo de pergunta mais usada em questionários de pesquisa de mercado digital. Dependendo do objetivo, as respostas podem representar um item só ou uma combinação de itens, e o respondente pode ter um limite de escolhas ou não.

Veja um exemplo de pergunta de múltipla escolha:

Qual desses refrigerantes você consumiu nos últimos 7 dias?
(   ) Marca A
(   ) Marca B
(   ) Marca C
(   ) Marca D
(   ) Marca E
(   ) Marca F
(exclusiva) Não consumi nenhum refrigerante nos últimos 7 dias.

Nesse exemplo de pergunta de múltipla escolha, os respondentes podem ter consumido um ou mais refrigerantes nos últimos 7 dias.

2- Dicotômica

Uma pergunta que só tem duas opções de resposta, que geralmente são “sim/não”, “concordo/discordo”, ou “verdadeiro/falso”.

Exemplo de pergunta dicotômica:

Você consumiu algum refrigerante nos últimos 7 dias?
(   ) Sim
(   ) Não

3- Perguntas RU (Resposta única)

Perguntas nas quais apenas um tipo de resposta pode ser escolhido.

Qual sua faixa etária?
(   ) Menos de 16 anos
(   ) De 17 a 24 anos
(   ) De 25 a 34 anos
(   ) De 35 a 45 anos
(   ) De 46 a 54 anos
(   ) Mais de 55 anos

Nenhum respondente pode declarar que tem mais de 55 anos e, também, tem entre 17 e 24 anos. Por isso, essa pergunta é de resposta única.

Uma segunda forma de utilização comum desse tipo de pergunta é para medir a satisfação dos consumidores em relação a um produto ou serviço, como em uma pesquisa de satisfação utilizando o NPS.

4- Matriz

Esse tipo de pergunta permite que o respondente avalie uma série de itens usando a mesma escala.

Tem a vantagem de facilitar o processo por permitir que várias perguntas para o questionário sejam respondidas usando a mesma referência de avaliação. Aqui, podem ser usadas matrizes de resposta única ou de resposta múltipla. Veja um exemplo:

Pergunta do tipo matriz de resposta única

Existem alguns tipos de perguntas escala que podem ser usados nas questões do tipo matriz. A mais comum e indicada é a Likert.

Esse tipo de escala mede tanto a direção (favorável ou não) quanto o grau (o quanto o respondente é favorável). O respondente opta entre níveis de uma escala de pontos, que varia entre “extremamente positivo“ e “extremamente negativo“ dependendo do que está sendo avaliado.

Veja um exemplo de pergunta usando a escala Likert:

Qual seu grau de satisfação com os serviços de nossa empresa?
(   ) extremamente positivo
(   ) positivo
(   ) nem positivo nem negativo
(   ) negativo
(   ) extremamente negativo

5- Ranking

Nesse tipo de pergunta, o respondente ordena as alternativas de acordo com uma escala, que pode ser em função da sua preferência ou outro fator que é determinado no questionário.

Exemplo de pergunta de ranqueamento

Esse modelo de questão permite compreender valores relativos, mas não demonstra o grau de diferença entre as alternativas.

Exemplo de pergunta do tipo Ranking:

Ao escolher um refrigerante, qual desses fatores você considera mais importante em sua tomada de decisão? Assinale 1 para o mais importante e assim sucessivamente, até 6 para o menos importante:

(   ) Preço
(   ) Marca
(   ) Sabor
(   ) Embalagem
(   ) Quantidade de açúcar
(   ) Cor

1 - O mais importante
2
3
4
5
6 - O menos importante

6- Perguntas de resposta aberta

As perguntas de respostas abertas têm natureza exploratória, já que permitem que o respondente dê sua opinião sem ser induzido com opções preestabelecidas.

Se o seu objetivo é saber qual é a resposta de forma imediata, tenha em mente que esse tipo de pergunta é mais complexa de analisar. Mas, por outro lado, proporciona resultados mais profundos. Por isso, essas perguntas são mais usadas em estudos feitos com grupos menores de pessoas.

Photo by Jon Tyson on Unsplash

As respostas são fornecidas em forma de texto, com ou sem limite de palavras. A vantagem principal desse tipo de pergunta é que o respondente expõe exatamente o que pensa, o que permite uma análise de resultado mais precisa.

Além disso, esse tipo de pergunta costuma ser usado como complemento de outra pergunta, para justificar alguma resposta anterior ou para direcionar outras perguntas de resposta fechada que podem apresentar resultados mais conclusivos.

Perguntas dessa natureza podem, ainda, ser complementadas com tarefas compartilhadas com os respondentes.

É o caso, por exemplo, do compartilhamento de fotos que representem sentimentos, hábitos ou momentos de compra.

Leia mais em: Por que e como fazer uma pesquisa de Hábitos e Atitudes

Na plataforma automatizada da MindMiners é possível, principalmente em pesquisas de ponto de venda, pedir que o respondente tire fotos da gôndola do supermercado ou do que ele comeu no jantar.

Confira este exemplo de pergunta aberta: Você acredita que o consumo de refrigerantes pode trazer danos à sua saúde? Por quê?

7- Pergunta tipo NPS

O novo formato de pergunta NPS da plataforma automatizada da MindMiners foi criado para ser utilizado exclusivamente na pergunta padrão de Net Promoter Score (“Qual a probabilidade de você recomendar a empresa a um amigo ou colega?”).

Leia mais: O que o NPS tem a dizer sobre sua empresa?

Esse tipo de questão visa identificar quem são os promotores da sua marca, por meio das notas mais altas obtidas nas avaliações, e quem são os detratores, aqueles que estão insatisfeitos e podem falar mal da sua empresa.

A diferença desse tipo de pergunta para os outros formatos é que, com essa funcionalidade, os usuários da plataforma não precisam mais calcular manualmente o NPS.

Veja um exemplo desse modelo de pergunta:

Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossos serviços a um amigo ou parente?

Exemplo de pergunta do tipo NPS

O que concluímos então?

Existem vários tipos de perguntas para questionário que podem ser utilizadas em pesquisas e tudo vai depender dos seus objetivos de marketing.

Agora que você já conhece os tipos de perguntas e sabe qual é a melhor forma de aplicar cada um deles, já pode começar a construir o questionário do seu próximo projeto de pesquisa na plataforma da MindMiners.

Para isso, você pode aprender mais sobre pesquisa de mercado digital e plataforma automatizada de pesquisas quantitativas! Basta acessar nosso treinamento online gratuito.

Você também não pode deixar de conferir o nosso guia com boas práticas para criar a sua pesquisa de mercado, para se tornar especialista em pesquisa de mercado digital! Aproveite para conferir!

E se tiver dúvidas sobre como podemos ajudar, é só entrar em contato com a gente!

banner-contato-novo

(foto de capa: Towfiqu barbhuiya)


Início