Como ter sucesso em uma campanha de publicidade

Entenda como sua empresa ou agência pode criar campanhas de publicidade com sucesso, com base em dados e na opinião de seus consumidores.


clock
6 min
Como ter sucesso em uma campanha de publicidade

O sucesso de uma campanha de publicidade depende de um conjunto de ações. Para começar, o ideal é trabalhar na construção de um planejamento consistente. Afinal, engajar pessoas requer muito “jogo de cintura”.

É preciso, ainda, ter uma mensagem atrativa. Mas, ao mesmo tempo, manter as estratégias de comunicação alinhadas com as de negócio. Pensando nisso, nós reunimos as principais dicas para te ajudar a criar campanhas incríveis e a chamar a atenção do seu público. Continue a leitura e confira!

Como criar uma campanha de publicidade eficiente?

Criar uma campanha publicitária não se resume apenas a um anúncio chamativo; envolve estratégia, criatividade e a capacidade de contar uma história convincente que ressoa com seu público. Considerando esses fatores, veja os passos a seguir que são essenciais para a elaboração de uma boa campanha publicitária.

1. Conheça o seu público-alvo

Antes de começar a criar a sua campanha de publicidade, estude o perfil do seu cliente traçando detalhes do seu público-alvo. Quem são as pessoas que compram o seu produto? Identifique suas necessidades e preferências. Reúna informações como faixa etária, gênero, localização, profissão e outras.

Essa ação é muito útil tanto para as ações publicitárias quanto para as estratégias de marketing digital — incluindo a publicação de anúncios. Afinal, a sua mensagem deve estar direcionada para o público-alvo. Muitas vezes, é preciso segmentá-lo para atingir pessoas com o mesmo interesse.

Outro fato que justifica a importância de conhecer bem o cliente é que a empresa deve usar a melhor linguagem para se comunicar com ele. Isso representa uma identificação instantânea com a marca. Fazendo tudo com base em suas características, o resultado é visível: ele compra o produto, com chances de se tornar um cliente fiel.

2. Tenha uma identidade visual atrativa

Se fechar os olhos para imaginar o logotipo da Coca-Cola, você vai conseguir enxergar cada detalhe, inclusive o formato das letras, certo? Pois é! A identidade visual de uma marca é a representação da sua personalidade e por isso é tão importante. A falta de um design criativo faz com que o anúncio seja totalmente ignorado.

Sendo assim, faça com que a sua marca tenha uma presença forte. Dê prioridade a um logotipo exclusivo, padronize cores e fontes. Na maioria dos anúncios, as pessoas reconhecem uma marca apenas pela composição de cores. Utilize esse conjunto visual para ilustrar a fachada da sua empresa e o interior dela.

3. Crie um slogan atraente

Você também deve se lembrar de um dos slogans que mais marcou a infância dos brasileiros: “Nescau, energia que dá gosto!”. Ele é composto por uma frase simples, mas tem uma relação com o contexto do produto e uma pitada de persuasão para que o público (mães) compre um alimento nutritivo para os filhos.

Outro slogan que se popularizou muito foi o da Bombril: “1001 utilidades”. Como você pode perceber, não existe nenhuma fórmula mirabolante para desenvolver criações como essas. Basta alinhar objetividade e simplicidade à realidade do produto.

Caso a sua marca ainda não tenha um, reúna a sua equipe de marketing e busque construir uma frase que seja impactante. A repetição de ideias criativas faz com que o slogan grude na mente das pessoas como chiclete. Pense nisso!

Saiba mais: é possível validar a receptividade dos consumidores para determinada campanha publicitária bem como sua eficiência antes de lançá-la? Use o Pré-Teste de Comunicação.

4. Defina os objetivos da campanha de publicidade

Os objetivos representam uma das partes mais relevantes de um planejamento estratégico. Por meio deles, é possível compreender exatamente o que se deseja alcançar. Dessa forma, as respostas acerca de como conseguir os resultados esperados são mais precisas.

Qual é o objetivo da sua campanha? Ele pode ser a introdução de um novo produto ou serviço, ou o aumento do engajamento com a marca — entre outros. O importante é que você seja claro sobre essa definição na hora de construir o plano. Lembre-se de que é preciso saber onde se quer chegar para encontrar o caminho certo!

5. Crie uma mensagem difícil de ser ignorada

A parte de criação exige muito esforço. Para que a sua mensagem chame a atenção do público, primeiro é preciso que você cumpra rigorosamente todos os passos anteriores — principalmente o estudo do perfil do cliente. Desenvolva um conteúdo original, simples, cativante. Muitas campanhas que entraram para a história da publicidade apostaram no humor para se destacar. Arrancar sorrisos costuma ser uma boa técnica de persuasão.

Além disso, quando consegue mexer com a emoção das pessoas, você ganha mais engajamento, comentários e compartilhamentos nas redes sociais. Muitos comerciais de TV se tornaram virais na internet e foram eternizados com os famosos “memes”.

Como garantir a eficiência de uma campanha de publicidade?

A publicidade é um dos elementos do marketing mix que mais demanda recursos de uma empresa, independentemente do canal de mídia utilizado. Por conta do investimento financeiro e da relevância que essa estratégia tem para o reconhecimento da marca, é fundamental mensurar os seus resultados.

De acordo com os canais escolhidos para a veiculação de uma campanha, pode ser muito difícil avaliá-la. No entanto, existem soluções inovadoras e métodos de pesquisa que permitem uma boa visão dos índices de desempenho. Isso ajuda muito na hora de direcionar os investimentos de comunicação da sua empresa.

Para garantir a eficiência de uma estratégia, a melhor forma é por meio da obtenção de insights sobre a percepção do consumidor em todas as etapas da campanha. Isso deve ser feito desde a produção até a veiculação com o objetivo de garantir o melhor retorno do investimento.

Para obter esses insights, é necessário realizar pesquisas de comunicação (ou testes de comunicação). Saiba mais sobre isso nos próximos tópicos!

O que é uma pesquisa de comunicação?

As pesquisas de comunicação são estudos realizados com consumidores que representam o público-alvo de uma marca. A finalidade é testar a eficiência e a adequação de campanhas publicitárias, independentemente do seu formato.

Essa coleta de dados e análise de informações ajuda a determinar:

- o segmento de mercado que melhor se encaixa no target da campanha;

- a melhor estratégia de comunicação a ser utilizada;

- o canal de mídia mais apropriado.

Feito isso, a campanha ganha condições de ser aperfeiçoada e é possível analisar se os investimentos em comunicação têm retorno. A extensão de um teste da campanha depende do budget disponível — tanto de produção quanto de mídia.

Entretanto, é possível testar uma campanha em todos os estágios do seu desenvolvimento, bem como comparar o antes e depois da sua veiculação — conhecidos como pré-teste e pós-teste.

Qual é a importância de medir a eficiência de uma campanha?

Ainda que você não esteja trabalhando com uma campanha de budget milionário, é fundamental testar a campanha antes de lançá-la. Fazer um teste de campanha é a melhor forma de garantir o sucesso da sua estratégia.

Esse também é o jeito mais certo de garantir que você não vai desperdiçar os recursos investidos em comunicação — ou, ainda, colocar em risco a reputação da empresa.

É possível usar o feedback da pesquisa para aprimorar a campanha ou tomar a decisão de cancelá-la para investir os recursos em outra campanha mais assertiva, por exemplo.

Em suma, a pesquisa fornece insights valiosos para que você possa tomar decisões informadas e certeiras.

Quais são os tipos de pesquisa mais usados?

De forma geral, a pesquisa de marketing para comunicação analisa a reação dos consumidores potenciais a respeito de uma campanha e os seus efeitos. Afinal, ela é muito mais eficiente quando os objetivos estão bem desenhados.

Algumas campanhas são feitas para aumentar a lembrança (awareness) de marca, outras para instigar um certo comportamento no consumidor. Independentemente do propósito, é importante alinhar os objetivos da pesquisa antes de começar a realizar os testes.

Os principais itens mensurados são o recall da campanha, o poder de persuasão e o impacto na intenção de compra. Todos podem fazer parte de uma mesma pesquisa mais completa:

1. Recall

Marcas e campanhas precisam ser memoráveis para que os consumidores considerem comprar os seus produtos e serviços. O recall serve para medir isso. Os respondentes observam uma propaganda e, em seguida, respondem às perguntas.

Isso permite identificar a percepção do cliente sobre o anúncio e quais informações causam lembrança a respeito do produto e da marca que foram divulgados.

2. Persuasão

Esse tipo de pesquisa é muito utilizado para determinar a eficácia de uma campanha. A ideia é mudar o comportamento e as atitudes do consumidor por meio da avaliação da percepção dos principais atributos da marca — antes e depois da exposição à publicidade.

Os entrevistados respondem algumas perguntas antes de ver o anúncio e depois respondem outra série de perguntas que verificam o impacto que esse anúncio teve na percepção deles.

3. Intenção de compra

Essa pesquisa serve para medir a eficácia da campanha em aumentar a intenção de compra do produto após a divulgação. Ela deve medir o quanto o anúncio atrai a atenção do respondente e promove percepções favoráveis à marca.

Ela observa o quanto a propaganda estimula também a lembrança de marcas concorrentes ou faz com que o consumidor confunda a marca que está sendo anunciada com outras.

E então? Gostou de saber mais sobre como criar uma campanha de publicidade de sucesso? Quer ter acesso a outros artigos interessantes? Considere experimentar as metodologias da plataforma de pesquisas da MindMiners, que te oferece informações suficientes sobre o seu consumidor, possibilitando com que as campanhas publicitárias da sua empresa sejam mais direcionadas.

(Crédito da foto de capa: Acesso Cultural)


Início