Pesquisa de Sensibilidade de Preço (PSM): por que e quando fazer?

A metodologia da pesquisa de PSM permite as empresas entenderem qual o preço ideal na visão de seus consumidores. Saiba como usar!


clock
4 min
Pesquisa de Sensibilidade de Preço (PSM): por que e quando fazer?

Uma Pesquisa de Sensibilidade de Preço (Price Sensitivity Model) permite que uma empresa encontre o preço aceitável de um produto ou serviço. Porém, essa definição de "preço aceitável" vai além do entendimento de barato e caro, explorando também a percepção de valor do produto ou serviço em questão.

A metodologia da pesquisa de PSM é baseada na premissa de que há sempre um intervalo de preço que um consumidor está disposto a pagar por um produto ou serviço, considerando um valor máximo e um valor mínimo, a partir do qual a credibilidade de um produto passa a ser questionada.

Frequência de consumo, preço ideal, percepção de valor e mapeamento de diferenciais são apenas alguns exemplos das questões que integram esse questionário.

Na prática, esse tipo de projeto poderá ser utilizado para te ajudar a entender qual o ponto ótimo para a precificação do seu produto ou serviço. Entenda como essa metodologia pode te ajudar.

Quando realizar uma pesquisa de Sensibilidade de Preço?

Qualquer empresa que está focada no desenvolvimento de novos produtos/serviços, assim como no reposicionamento de outras soluções já disponíveis no mercado, pode e deve utilizar uma pesquisa de sensibilidade de preço.

Ela pode ser também estratégica para marcas que querem reposicionar determinado produto ou serviço que já está no mercado — e que sofreu modificações, por exemplo, de gramatura —, estabelecendo assim limites de preços aceitáveis para seu público-alvo.

Com o nosso teste de sensibilidade de preço você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

  • A qual preço os consumidores consideram o meu produto caro, a ponto de deixarem de comprá-lo?
  • A qual preço os consumidores consideram o meu produto justo?
  • A qual preço os consumidores consideram o meu produto barato demais, a ponto de terem dúvidas sobre a qualidade?
  • Qual é o preço ideal para o meu produto, do ponto de vista dos consumidores?
Photo by: Marjan Blan

Como é o estudo de Sensibilidade de Preço?

Na plataforma da MindMiners você encontrará o modelo de questionário de sensibilidade de preço pronto para uso.

Os blocos de perguntas e a sequência em que são apresentadas foram pensados para avaliar os principais aspectos que te auxiliarão a encontrar o preço ideal para seu produto/serviço.

Frequência de consumo: busca mapear a frequência de compra, utilização e/ou consumo do produto/serviço.

Preço ideal: contempla questões que ajudarão na construção do intervalo de valor mínimo e máximo para o produto/serviço.

Percepção de valor: identifica valor percebido naquele produto/serviço x concorrentes da mesma categoria.

Mapa de diferenciais: mapeia aspectos e características que, sob a perspectiva do consumidor, tornariam o produto/serviço indispensável na vida dele.

Quais resultados esse tipo de pesquisa vai me entregar?

O que você recebe ao realizar nossa a pesquisa de PSM:

  • Avaliação visual e didática de precificação;
  • Ponto ótimo da precificação do seu produto/serviço;
  • Intervalo de preços aceitáveis para que você lance sua solução para o mercado com confiança, garantindo que ela não será nem cara nem barata demais;
  • Identificação de oportunidades e gaps do produto/serviço para que ele se torne indispensável na vida dos consumidores/clientes.

Frequência de consumo: esse bloco de perguntas oferece insights importantes sobre a frequência de consumo, compra e/ou uso do seu produto ou serviço.

Caso estejamos falando de uma nova categoria, você poderá avaliar aqui o consumo de categorias relacionadas à sua.

Preço ideal: de acordo com as perguntas deste bloco, você poderá construir o intervalo de valores da sua precificação, considerando o valor máximo que os respondentes estariam dispostos a pagar, assim como o valor mínimo.

  • Valor considerado barato demais;
  • Valor considerado barato;
  • Valor considerado caro, mas que ainda consideraria comprar;
  • Valor considerado caro demais — e que pode acarretar em perda de vendas.

A partir dos resultados, você poderá construir um gráfico no qual identificará o ponto ótimo e, portanto, o preço ideal para o seu produto/serviço.

Percepção de valor: esse bloco de perguntas oferece insights importantes sobre o valor percebido em sua solução por seus reais e potenciais consumidores. Por isso, mais do que só avaliar o seu produto/serviço, aqui ele será também comparado com os de seus competidores.

  • Produto/serviço avaliado: o que oferece de valor?
  • Concorrência (seja ela direta ou indireta): o que oferecem de diferente?

Mapa de diferenciais: uma vez mapeadas as percepções de valor, a última pergunta do nosso questionário busca descobrir quais características e atributos seriam capazes de tornar seu produto e/ou serviço indispensável.

Aqui podem surgir ideias e, consequentemente, oportunidades de aumentar o preço da solução no mercado.

Como você viu, a metodologia de pesquisa Price Sensitivity Model é essencial para todas as suas estratégias que envolvem o lançamento ou reposicionamento de produtos ou serviços no mercado. Que tal aproveitar e começar agora esse teste, experimentando 15 dias grátis na nossa plataforma?

banner-trial

(foto de capa: Jessica Tan)


Início