Problema de pesquisa: como identificar e elaborar o questionário da sua pesquisa de marketing

Definir um problema de pesquisa deve ser o primeiro passo para quem deseja identificar gaps, tomar melhores decisões e encontrar soluções.


clock
6 min
Problema de pesquisa: como identificar e elaborar o questionário da sua pesquisa de marketing

Problema de pesquisa é um termo muito utilizado no ambiente acadêmico, mas, para além de monografias e TCCs, temos um importante instrumento no qual o problema de pesquisa também é aplicado: na pesquisa de mercado. E é com esse foco que vamos tratar do assunto neste artigo.

Um problema de pesquisa de marketing deve ser corretamente definido para que as ações da empresa sejam traçadas da forma mais eficiente possível.

No entanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, pois, por mais que se tenha uma ideia do que precisa ser investigado, existem vários desdobramentos disso durante a formulação e aplicação da pesquisa.

Para tornar o processo mais fácil, principalmente se você está tendo agora o seu primeiro contato com o universo das pesquisas, vamos esclarecer alguns pontos importantes e dar dicas para encontrar o seu problema de pesquisa de mercado digital de forma simples. Aproveite a leitura!

O que é problema de pesquisa, afinal?

Problema de pesquisa de marketing é, exatamente, a situação que você precisa descobrir para entender um impasse, uma dificuldade, ou atestar uma condição existente no negócio. Afinal, toda pesquisa é feita com o objetivo de entender algo para determinada finalidade.

Pareceu confuso? Imagine que a sua empresa lançou um produto e que ele está tendo baixa procura no mercado. O que se pretende descobrir, por exemplo, é por que as vendas estão abaixo do esperado.

Quais são os impasses? Será  que o problema está no produto em si, que não atendeu às expectativas dos clientes? Ou no tipo de embalagem?

Percebe como temos um problema aqui, mas que, ao mesmo tempo, ele tem várias perguntas importantes a serem respondidas? No entanto, é exatamente esse um dos desafios que mais confundem as pessoas na hora de definir um problema de pesquisa de mercado, pelo excesso de questionamentos que podem surgir.

Mulher negra com semblante de reflexão olhando pra cima
Foto de Tachina Lee na Unsplash

É por isso que existem técnicas para definir o problema de pesquisa com mais exatidão e facilitar a busca pela resposta. Além disso, entender o problema de pesquisa de forma estratégica evita que a empresa perca investimentos financeiros por causa de uma definição errada.

Quais são os principais pontos para definir um problema de pesquisa de marketing?

O problema de pesquisa conta com algumas características que precisam ser observadas nesse tipo de estudo. Listamos algumas a seguir:

Precisa ser claro e objetivo

Um problema para ser resolvido — ou uma realidade constatada — precisa estar claro para as pessoas sobre o seu objetivo. Nesse momento, é importante certificar-se de que, o que é um problema para um, também é visto da mesma forma por todos, ou pela maioria na empresa e que ele possua relevância para o negócio.

Pode ser, por exemplo, que um produto tenha saída menor em relação a outro por diversos motivos e até por suas características próprias. Isso quer dizer que, não necessariamente, esse será um problema que mereça ser estudado.

Por isso, a definição correta precisa ser bem embasada, com fatos reais sobre essa necessidade. Isso faz com que toda a equipe tenha o objetivo em mente e a questão a ser estudada esteja clara.

Desdobra em várias perguntas de pesquisa

Anteriormente, apresentamos um exemplo sobre as várias perguntas que podem ser feitas acerca de um problema enfrentado pela empresa, lembra? Isso é natural e até esperado que aconteça, pois questionamentos desencadeiam em outras questões que são importantes de serem respondidas para a saúde do negócio.

Todas as indagações que surgem na fase de brainstorm, juntas, servem para ajudar a abordar melhor a questão central que se pretende investigar.

Elenca as questões essenciais

O problema de pesquisa deve centrar-se em algo específico que se pretende compreender e não dar tanta margem para outras questões, que às vezes, podem nem ser tão relevantes quanto. Sendo assim, é preciso evitar que elas ganhem mais espaço e com isso, se perca o foco da pesquisa.

Nesse sentido, os pontos mais críticos do negócio devem ser priorizados, pois do contrário, toda a energia da equipe e o dinheiro investido no estudo serão em vão.

Deve encaixar-se no budget e adequar-se ao planejamento

Um problema de pesquisa de marketing não pode extrapolar o orçamento e nem o tempo necessário para realizar o estudo com eficiência.

Se a empresa tem um problema para pesquisar, porém, o tempo para resolvê-la será extenso e complicará as demais atividades, é melhor pensar em alternativas de investimento, tanto de dinheiro quanto de tempo, para viabilizá-la.

Passo a passo para elaborar seu problema de pesquisa

Ainda que pareça complicado, saiba que definir um problema de pesquisa de marketing não é algo que tira o seu sono. Conhecendo as necessidades da empresa e com os passos que preparamos a seguir, o processo se torna muito mais simples. Veja como fazer!

1. Faça um levantamento dos possíveis questionamentos

Pense na situação que se pretende analisar e faça um brainstorm de possíveis perguntas a respeito desse cenário. O levantamento de hipóteses e os vários questionamentos ajudam a entender se aquele é realmente um problema real, se merece a devida atenção, assim como apontar os caminhos que a sua pesquisa pode percorrer.

Nesse momento, anote tudo o que vier à mente. Não deixe de escrever, pois, da mesma forma como insights surgem quando você menos espera, eles também vão embora.

Alguns exemplos de perguntas que podem ajudar na formulação das suas são:

  • Existe mercado ou demanda para este produto?
  • Por que os clientes têm comprado esse produto apenas uma vez?;
  • Quem é o público-alvo desse serviço?;
  • Qual é o nível de satisfação dos meus clientes?;
  • Como os consumidores avaliam nosso atendimento?;
  • Quanto o cliente pagaria por esse produto?;
  • Por que as vendas do produto “x” baixaram ou por que as vendas desse produto aumentaram em determinado mês?
  • Essa campanha tende a ter sucesso ou ser bem aceita pelo mercado?

2. Organize as ideias e defina apenas uma pergunta — ou, pelo menos, uma de cada vez

A chuva de ideias da etapa anterior deve servir para que você consiga encontrar apenas as principais perguntas que precisam ser exploradas nesse momento. Aqui, é importante entender que é normal querer investigar várias abordagens ao mesmo tempo, mas isso não é eficiente para que a pesquisa tenha sucesso.

Tenha em mente que entender a fundo as necessidades do mercado é essencial para que a pergunta seja formulada e feita com estratégia. Aproveite para compartilhar as ideias com outras pessoas e peça opiniões sobre o recorte escolhido para a abordagem.

Além disso, é preciso ter clareza e objetividade na pergunta para facilitar para os respondentes. Se for feito um questionário, por exemplo, perguntas com várias perspectivas diferentes ou sem contexto, podem confundir as pessoas e prejudicar os resultados da pesquisa.

Lâmpada acesa estilizada
Photo by Abelectricians

3. Escolha o método

Agora é hora de adequar o problema que se pretende investigar ao método de pesquisa. Esse passo é fundamental para identificar o meio mais eficiente para que as respostas sejam coletadas de forma fácil e atrativa aos respondentes.

Os questionários são os principais veículos utilizados nesse tipo de estudo, pois eles são abrangentes: podem ser aplicados quando pretende-se entender melhor sobre a satisfação do cliente com a marca ou com um produto; avaliar a percepção geral com o atendimento prestado; se há espaço para novas campanhas, entre outros focos.

4. Estruture as perguntas

Definido o problema de pesquisa e o método, é chegada a hora de elaborar as perguntas para realizar o estudo em si. A definição do método é importante porque isso ajuda a estruturar as questões de forma clara e fácil para serem respondidas.

Se o objetivo é saber se existe mercado para um produto ou serviço, por exemplo, comece com questões objetivas como: se a pessoa investiria nisso ou não; assim como perguntas de valores máximos e mínimos que ela pagaria, e outras dúvidas que façam sentido para o seu contexto de mercado.

5. Analise os resultados coletados

Quando um problema de pesquisa é bem definido, as chances de o estudo ser eficiente e entregar aquilo que a empresa precisa para impulsionar os resultados é muito maior.

Porém, para que isso se concretize, além de estruturar a principal questão a ser desvendada e aplicar o questionário de forma correta, é preciso avaliar as respostas.

Após a realização do questionário e pela qualidade das respostas obtidas, será possível perceber se o problema de pesquisa foi bem definido ou não. Ou seja: ao avaliá-las é que você vai distinguir se o problema obteve, de fato, meios para ser respondido ou não.

Os dados recebidos por meio de todo o desdobramento acerca da problematização da pesquisa são as fontes valiosas para entender um cenário, apurar determinados gaps existentes na empresa (ou no mercado), ou confirmar as hipóteses que você suspeitava.

Viu como um problema de pesquisa não precisa ser tão complexo de ser elaborado quando se tem dicas e insights que ajudam a traçar o melhor caminho? Saiba que esse é o primeiro passo para resolver os problemas que existem na organização e é o caminho mais efetivo para encontrar as soluções.

Se este conteúdo te ajudou a compreender a importância das pesquisas e de definir estrategicamente um problema, que tal aproveitar e testar grátis, por 15 dias, a nossa plataforma de pesquisas digitais?

Essa é uma ótima oportunidade para entender como funciona uma ferramenta especializada nisso, colocar a mão na massa e tirar possíveis dúvidas que possam surgir antes de implementar o estudo de fato. Não deixe de testar gratuitamente!


Início