Pré Teste de Comunicação: o que é e qual a sua importância?

A metodologia permite testar sua comunicação antes de um lançamento de uma campanha publicitária. Aprenda a usá-la!


clock
4 min
Pré Teste de Comunicação: o que é e qual a sua importância?

No hora de lançar uma nova campanha publicitária existem inúmeras variáveis que podem impactar na forma com que seu público-alvo irá receber a mensagem que essa campanha pretende passar. E mais que garantir que a mensagem pretendida será transmitida da forma correta, é preciso entender também se essa comunicação se conectará com seu público-alvo e se ela, de fato, combina com sua marca e vai de encontro com os objetivos atuais dela.

É possível validar todas essas questões por meio de um Pré Teste de Comunicação. Uma pesquisa de pré teste de comunicação permite avaliar o potencial e a eficiência de uma campanha publicitária antes de sua veiculação em canais de mídia.

Associação de marca, avaliação da campanha e impacto da comunicação são apenas algumas das dimensões contempladas em uma pesquisa de pré teste de comunicação.

Na prática, você poderá otimizar sua campanha antes mesmo do lançamento para evitar erros na comunicação e garantir, assim, os melhores resultados.

Quando devo realizar o pré teste da minha campanha?

Qualquer empresa que deseja lançar campanhas com mais confiança pode (e deve) realizar uma pesquisa de pré teste para testar a efetividade de uma comunicação antes da sua veiculação.

Ela pode ser ainda mais estratégica para marcas que buscam comparar diferentes caminhos criativos para entender qual será capaz de entregar o melhor resultado.

Com a metodologia MindMiners de pré teste de comunicação você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

  • A mensagem da comunicação está sendo transmitida corretamente?
  • Quais os pontos fortes e fracos da comunicação? O que poderia ser melhorado?
  • O quão fácil é a compreensão da comunicação por parte do público?
  • A comunicação transmite credibilidade e diferenciação?
  • Quais emoções a comunicação desperta no consumidor?
  • A comunicação estimula o engajamento ou conversão?

Qual a estrutura de uma pesquisa de Pré Teste de Comunicação?

Em nossa plataforma você encontrará dois modelos de questionário de pré teste prontos para uso. Um para testar uma única campanha e outro para comparar duas campanhas distintas.

Os blocos de perguntas (e a sequência em que são apresentadas) foram pensadas para avaliar os principais aspectos que traduzem a eficiência da sua comunicação.

  • Associação de marca: após exibir a peça (vídeo, anúncio e/ou ideia), o primeiro bloco avalia o quanto o público associa tal esforço à sua marca e o quanto ele acredita que existe sinergia entre a comunicação e seu branding.
  • Avaliação da campanha: identifica os principais pontos positivos e negativos da comunicação, além de diagnosticar se a mensagem principal está sendo corretamente veiculada e assimilada pelo público e emoções despertadas.
  • Impacto na comunicação: aponta o impacto da campanha na intenção de compra do target e seu potencial de engajamento.
  • Pré-teste de peças de apoio: Bloco indicado para aqueles que desejam pré testar outras peças que integram a comunicação para avaliar se combinam entre si e o quanto contribuem para os objetivos da campanha.

Quais insights um pré teste de comunicação vai gerar?

A pesquisa de pré-teste de comunicação da MindMiners foi desenvolvida com o objetivo de entregar insights como:

  • Avaliação visual e didática da sua comunicação, com possibilidade de testar diferentes peças, para identificar qual trará os melhores resultados.
  • Nível de associação da comunicação à sua marca x outras marcas.
  • Entendimento do impacto da campanha na percepção da marca e intenção de compra.
  • Resposta emocional dos consumidores à sua comunicação.
  • Grau de compreensão e engajamento da mensagem transmitida.

Associação de marca: O primeiro bloco do questionário de pós teste busca identificar se, após ter visto a comunicação,  o consumidor consegue relacionar o que foi divulgado com a marca que está por trás do produto/serviço. Para isso, a pesquisa de pré teste da MindMiners avalia dois aspectos principais:

  • Associação de marca: indica a qual marca o público atribui a comunicação exibida.
  • Adequação de marca: identifica se existe sinergia entre a comunicação e a marca que a promove.

Avaliação da campanha: já o segundo bloco indica quais são os aspectos positivos da comunicação e quais são os os fatores negativos, trazendo, assim, insights valiosos sobre o que deve ser corrigido na campanha e o que já é aprovado pela consumidor. Para isso, a plataforma da MindMiners gera uma nuvem de palavras com os termos mais citados, de modo a facilitar a análise.

As emoções que a comunicação gera nos respondentes também aparecem neste bloco, permitindo comparar a relevância e a intensidade de cada sentimento gerado pela comunicação, cuja compreensão é essencial para a marca entender se está conseguindo transmitir sua mensagem da forma esperada.

Impacto da comunicação: toda boa comunicação, para ser lembrada, precisa deixar uma marca. Aqui, é possível compreender o impacto causado no público-alvo. Para avaliá-lo, é necessário levar em conta os objetivos estratégicos da empresa, que normalmente englobam:

  • Intenção de compra: mensura o impacto da campanha na intenção de compra daquela marca, produto e/ou serviço. Caso o objetivo pré testado seja uma promoção, aqui você encontrará o potencial de participação do consumidor.
  • Engajamento e viralidade: avalia  quanto a comunicação é engajante e seu potencial de compartilhamento junto ao target desejado.

Pré-teste de peças de apoio: uma campanha é normalmente composta por várias peças. Enquanto os demais blocos deste questionário estão focados em avaliar a peça principal, aqui é possível incluir peças de apoio para avaliar se elas combinam entre si e, principalmente, se elas contribuem para ampliar a eficácia e os resultados da campanha. Com isso, você poderá realizar ajustes necessários e evitar possíveis riscos à imagem da marca, permitindo lançar uma nova campanha com mais segurança. Caso não possua peças de apoio, basta excluir o bloco.

Comparação entre campanhas: caso você opte por nosso questionário de pré-teste comparativo, você receberá os resultados das questões correspondentes a cada campanha. Com os resultados, será possível compará-las a partir do ponto de vista dos respondentes, identificando pontos fortes, melhorias necessárias e potencial de engajamento de cada uma.

  • Campanha 1: aqui você poderá visualizar onde a primeira campanha se destaca, se a mensagem foi devidamente captada e quais ajustes poderiam ser feitos.
  • Campanha 2: o mesmo será apresentado pensando na segunda campanha, sempre criando um paralelo com a primeira campanha.
  • Preferência: ao final, o respondente indicará qual a campanha favorita, oferecendo assim todos os insumos necessários para que você faça sua escolha com segurança e com a certeza de que o caminho criativo proposto para a sua comunicação garantirá bons resultados.

Realizar um pré teste de comunicação sempre trará bons insights para orientar o melhor caminho de uma nova campanha e com isso, garantir que seus esforços de comunicação sejam sempre bem direcionados.

Quer descobrir o potencial da sua campanha?
Faça um trial da nossa plataforma e veja essa metodologia na prática


Início