Pesquisa de pós-teste de comunicação: Dia dos Namorados - Campanha #Brumar para C&A

Todo ano as marcas buscam tocar o coração e, consequentemente, o bolso do consumidor apaixonado. E essa tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Veja como a C&A fez.


clock
4 min
Pesquisa de pós-teste de comunicação: Dia dos Namorados - Campanha #Brumar para C&A

O dia dos namorados é sinônimo de amor, presentes e, claro, publicidade. Sim, publicidade! Todo ano as marcas buscam tocar o coração e, consequentemente, o bolso do consumidor apaixonado. E essa tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil se pensamos na quantidade de possibilidades de presentes (e marcas) existentes no mercado.

Para surpreender os brasileiros, e buscando se destacar fugindo das propagandas óbvias, a marca de roupas e acessórios C&A lançou uma campanha publicitária trazendo um casal muito conhecido pelos brasileiros: Bruna Marquezine e Neymar Jr. – ou, como seus fãs gostam de dizer, “Brumar”. Neste filme, todo em preto e branco, os dois aparecem em um momento intimo usando somente roupas de baixo e lingerie. A peça publicitária movimentou as redes sociais! Mas, muito mais do que o buzz momentâneo, qual o real impacto da campanha nas compras de dia dos namorados?

A MindMiners enviou uma pesquisa de pós-teste de comunicação para medir:

a eficiência (em termos de lembrança) da campanha dos Dias dos Namorados da C&A;

a penetração e entrega da campanha por canal;

se a mensagem da comunicação foi transmitida corretamente;

o quão fácil é compreendê-la e se o público a entende;

o quanto a peça transmite credibilidade e diferenciação para a marca;

o quanto chama a atenção e estimula engajamento ou conversão.

Não viu o filme que estamos falando? Então, essa é a sua chance, dê um play e veja a campanha:

Vamos aos resultados da pesquisa!

Quase metade dos entrevistados, 48%, vão comemorar o dia dos namorados. As principais atividades que envolvem a data são: comprar presente (65%), sair para jantar (63%) e fazer uma viagem especial (11%).

O hábito de compra e comemoração no dia dos namorados é comum, mas qual a primeira marca ou produto que vem à sua cabeça?

Buscando mapear lembrança de marca, perguntamos se os brasileiros se lembravam de ter visto ou ouvido falar sobre algum anúncio relacionado ao dia dos namorados nas últimas semanas. 44% declarou ter visto alguma propaganda. Dentre eles, as marcas mais lembradas foram: C&A e Boticário.

No entanto, mesmo a C&A sendo a marca mais lembrada, quando apresentamos o filme da campanha #BruMar, 42% dos respondentes ainda não o tinham visto.

Dos 58% que já tinham sido impactados, os canais principais foram: propaganda em redes sociais (Facebook, etc.), propaganda em TV, propaganda em sites de streaming de vídeos (Youtube, Netflix etc.) e patrocínio de programas de TV, novelas ou filmes.

A campanha foi um sucesso. Somente 23% dos entrevistados declarou ‘não ter gostado/não gostei nada’ do filme apresentado. E 60% concordam que a campanha ‘combina/combina muito’ com a loja de varejo C&A, além de 61% concordar também com a escolha do casal Bruna e Neymar.

Em nossa pesquisa, perguntamos ainda o que os consumidores mais gostaram e menos gostaram na comunicação. Prepare-se para as divergências.

Enquanto alguns brasileiros gostaram da ousadia e escolha do casal, outros acharam o filme sexual demais.

O que você GOSTOU nessa comunicação? Por favor, descreva com o maior número de detalhes possível.

“Ousadia” – Mulher, 29 anos, Minas Gerais, classe B1

“É uma propaganda bastante sensual e lembra muito o dia dos namorados.” – Homem, 24 anos, Ceará, classe B1

“São um casal real, em uma situação carinhosa” – Mulher, 31 anos, Rio de Janeiro, classe C1

“Gostei pelo fato, que pegou um casal conhecido pelos brasileiros nacionalmente e internacional. Fez deles um reflexo de todos os casais brasileiros, o povo foi a loucura com esse ensaios e comentários deles” – Mulher, 19 anos, Paraíba, classe A

E o que você NÃO GOSTOU nessa comunicação? Por favor, descreva com o maior número de detalhes possível.

“Não parece ser propaganda da C&A, mas de uma marca de lingerie ou até da Luppo que já tem Neymar como garoto propaganda. Além disso, não acho que o casal Brumar remeta a sentimento verdadeiro que deveria ser o que une namorados” – Mulher, 32 anos, Bahia, classe B2

“Meio vulgar” – Homem, 18 anos, Rondônia, classe C2

“Muita exibição desnecessária” – Mulher, 25 anos, Minas Gerais, classe C1

“Ao menos a mim, não passou nenhuma mensagem sobre a marca.” – Homem, 39 anos, São Paulo, classe B1

“A cena. Tem muitas crianças que assistem TV” – Home, 35 anos, São Paulo, classe B2

A pesquisa apontou outros insights: mais da metade dos entrevistados considera que a peça desperta o interesse. E, para 70%, a mensagem passada na campanha da marca C&A é de fácil entendimento. Já 57% dos entrevistados afirmam ser uma comunicação diferentes das outras na data e categoria de varejo.

Para 37% dos respondentes existe uma probabilidade alta ou extremamente alta de comprar um presente ligado à data do dia dos namorados na C&A. E 34% compartilharia a peça publicitária com familiares, amigos(as) e namorado(a).

Trabalhar com publicidade e marketing é um desafio. As marcas buscam diariamente novas formas de conversar com seus targets e criar mensagens memoráveis. A C&A conseguiu uma boa lembrança de marca, despertou o interesse em realizar compras na loja e fez o Brasil conhecer um pouco mais da intimidade entre o casal “Brumar”. Para o público, a principal mensagem transmitida pela comunicação foi:

“Paixão” – Homem, 34 anos, Paraná, classe B2

“Transmite a sintonia e a paixão” – Mulher, 19 anos, Rio Grande do Sul, classe C2

“Dia dos namorados é bom para se estar com quem ama” – Homem, 19 anos, São Paulo, classe A

“A conexão entre o casal foi o que mais me chamou a atenção! Achei fofas as imagens” – Mulher, 21 anos, São Paulo, classe A

E você? O que achou do anúncio com o casal “Brumar?”. Conta pra gente nos comentários!

O questionário, de Pós-teste de Comunicação de Vídeo utilizado para essa pesquisa é um dos modelos certificados e prontos para uso na biblioteca da nossa plataforma. Este questionário pode ser utilizado por qualquer empresa ou agência de publicidade que tenha uma comunicação/propaganda já elaborada e veiculada e que queira avaliar sua eficiência junto a um público específico. Basta criar uma conta em nosso site. As respostas da pesquisa foram coletadas no painel de respondentes MeSeems, entre os dias 28 e 29 de maio de 2018 e contou com 500 respondentes, de ambos os sexos entre 18 e 40 anos, classes ABC e de todas as regiões do país.

Se você quiser saber mais informações sobre nossa pesquisa, ou mesmo realizar uma pesquisa com nosso painel de respondentes, entre em contato para batermos um papo!


Início