Pesquisa digital x Pesquisa tradicional: vantagens e desvantagens

Uma dificuldade quando pensamos em pesquisa é saber qual método de coleta e amostragem utilizar. Aprenda quais são as vantagens da pesquisa digital.


clock
4 min
Pesquisa digital x Pesquisa tradicional: vantagens e desvantagens

Uma das maiores dificuldades quando se trata de pesquisa é saber qual método de coleta de dados e amostragem utilizar. Normalmente, a primeira imagem que costuma vir à nossa mente são pranchetas, muitas folhas e entrevistadores na rua. Mas será esse o único modelo de pesquisa existente?

Este artigo irá apresentar pontos positivos e negativos das opções hoje disponíveis no mercado, comparando diferentes modelos de coleta de dados. Assim, da próxima vez que for realizar uma pesquisa, você conseguirá entender se a metodologia apresentada é a ideal para o seu problema ou desafio de Marketing.

O método de pesquisa correto para seus desafios de Marketing

Atualmente, indústrias de bens de consumo e agências de publicidade enfrentam diariamente desafios e discussões referentes a como encontrar, conhecer de forma profunda e encantar o consumidor. Isso ocorre porque:

  • O seu público-alvo não está somente em um único lugar;
  • Os horários de acesso a mídia (assistir televisão, acessar internet, ouvir rádio) não seguem mais um padrão, sendo assim, as pessoas fazem o que querem no seu tempo;
  • Os consumidores se portam de diferentes maneiras de acordo com a plataforma onde estão;
  • O Brasil é muito grande e existem muitas especificidades em cada região.

Com as mudanças comportamentais das amostras, diferentes métodos de coleta começaram a ser utilizados e testados no mercado brasileiro, como a pesquisa digital. Vamos conhecer alguns desses métodos a seguir.

Entrevista face-to-face

Tem como principal ponto positivo sua estruturação, flexibilidade e adaptação.
O entrevistador pode ser treinado para orientar sobre a importância daquelas respostas e utilizar diferentes técnicas psicológicas ou comportamentais durante a coleta, garantindo mais qualidade em cada pesquisa de sua amostra.

Entre os pontos negativos, no entanto, é seu alto custo por respondente, uma vez que o entrevistador precisa se deslocar até certa região ou local, além de o método exigir muito tempo para cada entrevista.

Coleta via telefone

Uma de suas principais dificuldades é a forma de conseguir os números de telefone dos entrevistados, seja domiciliar, empresarial ou celular a partir de uma base de dados.

Porém, esse método consome menos tempo, se comparado ao face-to-face, pois não necessita do trânsito do entrevistador até o local de campo. Há que se considerar, no entanto, o certo receio dos respondentes em passar informações para estranhos por telefone.

Coleta online

Facilidade de alcance de targets para a pesquisa digital, velocidade para obter um grande volume de respostas, criação de questionários visuais (utilizando conteúdos audiovisuais – vídeo, gifs, áudios, imagens), sem a necessidade de um entrevistador e possibilidade de o respondente declarar suas respostas onde estiver e no momento que preferir.

Essas são apenas algumas das vantagens que a tecnologia trouxe para o mundo da pesquisa. Além disso, elas oferecem a mesma qualidade das pesquisas tradicionais, já que as respostas são cuidadosamente coletas e analisadas por especialistas no assunto.

(Elaborar um questionário não é seu forte? A MindMiners trabalha com projetos certificados e prontos para uso. Aproveite para conhecer!)

01-Imagem-Artigo-MeSeems

Pesquisa tradicional x Pesquisa digital: qual escolher?

Em metodologias qualitativas e etnográficas, o método face-to-face continua sendo o mais indicado, pois é importante este olhar e humanização por parte do entrevistador. Porém, como dissemos, aqui, o alcance de pessoas pode ser um empecilho para o sucesso da pesquisa.

O método online também tem alguns pontos que merecem atenção: a dificuldade de haver controle de qualidade em questões estatísticas e amostrais. Isso porque a divulgação de um link em redes sociais para uma pesquisa digital não garante a representatividade necessária da população brasileira.

Além disso, é quase impossível atingir, por meio desses canais, as classes sociais mais baixas e/ou com idades avançadas. Elas podem ter dificuldade de acesso à internet ou smartphones compatíveis com os sistemas. A MindMiners trabalha com diferentes frentes para resolver tais questões.

Nossa plataforma de pesquisa automatizada permite criar filtros e cotas demográficas, buscando atingir as particularidades de cada projeto de nossos clientes, além de contarmos com uma equipe especializada para auxiliar nessa etapa estatística.

Com relação à classe social dos respondentes que integram nosso painel amostral, a MindMiners se compromete com a atualização anual das informações a partir do chamado Critério Brasil. Com isso, garantimos a veracidade da classificação da sua amostra.

Além disso, permitirmos a combinação de diferentes coletores de dados em um mesmo projeto de pesquisa digital, como envio de pesquisas via e-mail marketing e/ou link em redes sociais e uso de nossa base MeSeems.

A vantagem aqui é o maior espalhamento de seus respondentes pelos diversos canais.
Veja um exemplo de usabilidade abaixo:

Isso significa que as pesquisas face-to-face e por telefone vão acabar? Não! O que queremos mostrar é que os três métodos de coleta permitem encontrar seu público-alvo e são utilizados em combinação pelos mais diversos clientes.

Em alguns casos, por exemplo, você receberá somente uma listagem com telefone de possíveis prospects. Nesse caso, o método de ligação seria o ideal.

O mesmo vale para casos nos quais a pesquisa precisa ser realizada em um local predefinido que reúna um público pouco familiarizado com a tecnologia. Nesse caso, o modelo face-to-face pode ser o mais apropriado.

A MindMiners permite realizar uma pesquisa digital utilizando a geolocalização dos aparelhos celulares em nossa base amostral. Isso garante impactar seu respondente no momento e local exato, podendo ser solicitado que o mesmo tire uma foto para comprovar que estava no seu estabelecimento.

Escolha o melhor método de pesquisa para a sua empresa

De maneira geral, a escolha de um tipo de método de coleta pode ser resumida em 5 perguntas e respostas:

  1. Quais os objetivos da sua pesquisa?
  2. Qual é meu budget?
  3. Qual é o prazo disponível para a obtenção dessas respostas?
  4. Quem é seu público, seja demográfico ou comportamental?
  5. E qual a melhor metodologia para conseguir essas respostas?

Para finalizar, lembre-se de que, com o avanço da tecnologia, a pesquisa está em constante mudança, assim como o seu consumidor! Por isso, é preciso estar atento às novidades e tendências.

A MindMiners será sua aliada nesses desafios. Nossos conteúdos e soluções te ajudarão a se manter sempre atualizado. Caso já possua uma demanda de pesquisa, experimente nossa plataforma de pesquisa automatizada e aprofunde seu conhecimento no target desejado.


Início