Pesquisa de Satisfação: por que e como realizar

Entenda como realizar uma pesquisa de satisfação dos seus clientes com uma metodologia validada pela MindMiners e melhore a experiência deles.


clock
3 min
Pesquisa de Satisfação: por que e como realizar

Mensurar a satisfação do público com seu produto ou serviço é uma parte essencial na grande missão de entender o seu consumidor.

Uma empresa pode realizar todos os esforços possíveis para garantir o sucesso de seu produto, mas se seus consumidores não estiverem satisfeitos, nada disso trará os resultados esperados. Por isso, uma pesquisa de satisfação irá te ajudar a compreender e mensurar a relação que seus consumidores/clientes têm com seu produto ou serviço.

Para tanto, a metodologia MindMiners de Satisfação com produtos/serviços coleta feedbacks de consumidores/clientes reais da sua empresa para mapear likes, dislikes, o que está funcionando e o que precisa melhorar para não apenas fidelizá-los, mas transformá-los em promotores da sua solução.

O questionário dessa metodologia é composto por dois blocos. O primeiro te ajudará a entender como o cliente/consumidor utiliza/consome seu produto. O segundo estará focado em medir a satisfação em si.

Na prática, esse tipo de pesquisa é indicado para marcas e empresas que desejam melhorar a experiência oferecida por meio de seus produtos ou serviços, melhorando resultados e métricas de vendas.

Quando devo realizar uma pesquisa de satisfação?

Qualquer empresa pode (e deve) contar com uma pesquisa de satisfação para mensurar e compreender a satisfação geral de seus clientes/consumidores com determinada solução. Trata-se de um esforço constante e que deve estar presente nos mais diversos momentos da jornada de compra e experiência do cliente/consumidor.

Com nossa pesquisa de satisfação você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

  • Qual o perfil dos meus clientes/consumidores satisfeitos? E qual o perfil daqueles que estão insatisfeitos?
  • Quais atributos do seu produto/serviço mais contribuem para a satisfação dos seus clientes/consumidores? E o que os deixam insatisfeitos?
  • Quais os drivers certos para conquistar lealdade e reter seus clientes/consumidores?

Como funciona uma pesquisa de satisfação?

O questionário MindMiners da metodologia de Satisfação com produtos/serviços está pronto para uso e os blocos de perguntas (e a sequência em que são apresentadas) foram pensadas para avaliar os principais aspectos que compõem a satisfação do seu cliente/consumidor.

  • Frequência de uso/consumo: o primeiro bloco busca compreender com que frequência o cliente/consumidor utiliza/consome seu produto ou serviço.

Caso ele não utilize, ele será levado automaticamente para o fim do questionário.

  • Satisfação geral: no segundo bloco, o respondente avaliará sua satisfação com diversos atributos relacionados ao produto/serviço, se consideraria comprar novamente e se indicaria para um amigo.

Quais insights uma pesquisa de satisfação vai me entregar?

A pesquisa de satisfação da MindMiners foi desenvolvida com o objetivo de entregar insights como:

  • Apresentação visual e didática da satisfação do seu consumidor.
  • Identificação do perfil dos clientes/consumidores satisfeitos x perfil dos clientes/consumidores insatisfeitos.
  • Mapa de oportunidades e pontos de melhoria no produto/serviço.

Frequência de uso/consumo: esse bloco indica a frequência com que seu cliente/consumidor utiliza/consome seu produto ou serviço. O objetivo, com isso, é poder segmentar os respondentes em heavy user, middle user e light user. No caso de não usuários, eles serão levados automaticamente para o fim do questionário.

  • Com que frequência você usa/compra o PRODUTO/SERVIÇO?

Satisfação geral com produto/serviço: o bloco objetiva medir a satisfação e identificar atributos/aspectos que mais influenciam nessa satisfação. Para isso, o respondente deverá avaliar uma série de atributos relacionados ao produto/serviço, assim como probabilidade de recomendação.

  • De maneira geral, quão satisfeito você está com o PRODUTO/SERVIÇO nos aspectos abaixo?
  • Você consideraria comprar novamente esse PRODUTO/SERVIÇO?
  • Você recomendaria esse PRODUTO/SERVIÇO a um amigo?

De forma geral, a pesquisa de satisfação é uma metodologia que ajuda em um entendimento mais pontual da opinião do seu consumidor e se realizada no momento certo, pode auxiliar no direcionamento de estratégia e gerar aprendizados importantes para seu negócio.

Os seus consumidores estão satisfeitos com seu produto/serviço?
Faça um trial da nossa plataforma e veja essa metodologia na prática


Início